Monteiro aproveita abandono de López e leva Honda à vitória em casa na corrida 2 do WTCC em Motegi

Tiago Monteiro aproveitou a boa terceira posição no grid de largada para logo pular para a frente e tirou proveito também da saída das Citroën de José María López e Yvan Muller para vencer pela segunda vez na temporada

Depois de ver a Citroën triunfar com José María López na corrida 1, a Honda finalmente teve motivos para comemorar e fechou com chave de ouro e no topo do pódio o fim de semana da etapa de Motegi pelo WTCC neste domingo (13). O feito foi alcançado pelas mãos do luso Tiago Monteiro, que fez grande largada ao partir de terceiro lugar. O luso também acabou se beneficiando do infortúnio dos seus principais adversários ainda no começo da prova para triunfar no circuito japonês, alcançando sua segunda vitória na temporada 2015.

Monteiro largou em terceiro lugar com seu Honda Civic, enquanto Hugo Valente, de Chevrolet Cruze, e Nicky Catsburg, da Lada, abriram a primeira fila do grid. Mais atrás, Yvan Muller, da sempre forte Citroën, partiu em quarto, seguido por Gabriele Tarquini, companheiro de equipe de Monteiro na equipe de fábrica da Honda.

Tiago Monteiro comemora vitória na casa da Honda, em Motegi (Foto: Honda Racing/Facebook)

Na sequência, quatro Citroën: Ma Qing Hua, Mehdi Bennani, Sébastien Loeb e José María ‘Pechito’ López. Norbert Michelisz fechou o top-10 do alinhamento inicial.

Logo na largada, Monteiro tracionou melhor que Valente e Catsburg e assumiu a liderança para não mais perdê-la. Logo atrás, um grande incidente resultou nos abandonos de López e Muller. O francês se envolveu em um toque com Valente, enquanto ‘Pechito’ acabou sendo acertado pelo Honda Civic de Michelisz. Sem controle do seu C-Elysée, López bateu no carro de Loeb, comprometendo a prova de ambos, mas com o argentino levando a pior e abandonando a disputa.

Lá na frente, Monteiro abriu confortável vantagem ao longo de 13 voltas e jamais foi ameaçado por Valente, que conseguiu seguir em segundo lugar e levou a Chevrolet ao pódio em Motegi, 9s222 atrás do piloto lusitano. Rob Huff, de Lada, completou o improvável top-3 na corrida que encerrou a rodada dupla no fim de semana.

Monteiro ganhou a liderança ainda na largada e não mais a perdeu (Foto: Honda Racing/Facebook)

Loeb ainda conseguiu um quarto lugar, o que acabou sendo bom diante das circunstâncias da corrida no Japão. O francês foi seguido pelo companheiro de equipe Qing Hua, que fechou o rol dos cinco primeiros. Tom Chilton e Tom Coronel, parceiros na ROAL Motorsport, vieram na sequência de Chevrolet Cruze, enquanto Nicolas Lapierre, também de Lada, finalizou em oitavo. Stefano D’Aste, com um Chevrolet da Munnich Motorsport, foi o nono, e Bennani fechou a relação dos dez primeiros.

A próxima rodada dupla do Mundial de Carros de Turismo está marcada para o suntuoso circuito de Xangai, na China, no próximo 27 de setembro. Restam três etapas para o fim da temporada 2015 do WTCC.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.