Por bom retrospecto na F2 e na GP3, Albon deixa chefe da Toro Rosso “mais do que otimista” para estreia

Alexander Albon quase ficou fora da F1 em 2019, sendo recrutado de última hora pela Toro Rosso. A decisão tardia, todavia, não significa dúvidas da equipe italiana: de acordo com o chefe Franz Tost, o tailandês vai ser uma “surpresa positiva”

Alexander Albon encontrou vaga de última hora na Fórmula 1 em 2019, tirando proveito da decisão da Toro Rosso de substituir Brendon Hartley. O tailandês parecia ignorado pela equipe italiana e o programa de pilotos da Red Bull, que optou pela dispensa após um único ano em 2012. As idas e vindas, todavia, não mudam um fato: Franz Tost, chefe da escuderia de Faenza, espera que o tailandês seja uma “surpresa agradável” ao longo do ano.
 
Tost sustenta a afirmação com base no retrospecto de Albon em campeonatos formadores de pilotos. O dirigente se diz impressionado por temporadas como a de 2016 na GP3, quando Alexander foi vice de Charles Leclerc, e a de 2018 na F2, quando o tailandês foi terceiro colocado com quatro vitórias.
 
“É um desafio que nós todos gostamos de encarar. Todos os encontros que tivemos com o Alex nos deixaram otimistas”, resumiu Tost em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO. “Nós temos a esperança de que ele seja uma surpresa agradável, até porque as pessoas não o conhecem muito bem. Nós o observamos ano passado, assim como em anos anteriores. Não vamos esquecer que ele teve sucesso na F3, na GP3 ele estava no nível do Leclerc e o superou algumas vezes. Na F2 ele foi brilhante em algumas corridas, com boas atuações e boas ultrapassagens. Ele venceu quatro corridas e fez um bom trabalho no simulador”, seguiu.
Alexander Albon, já com o uniforme da Toro Rosso (Foto: Reprodução/Twitter)
“Amanhã [hoje, terça-feira] ele senta no carro pela segunda vez, depois do dia de filmagens em Misano. Estou mais do que otimista de que ele vai fazer um bom trabalho”, comentou.
 
O otimismo de Tost acabou não indo muito longe. Albon atolou na brita depois de apenas quatro curvas nesta terça-feira (19). O lado positivo do contratempo é que o tailandês evitou danos ao STR14.
 
Albon chegou à Toro Rosso após indefinição que se arrastou ao longo das férias da F1. O tailandês virou alvo da equipe quando já tinha contrato assinado com a Nissan na Fórmula E. Foi necessário agir nos bastidores para trazer o reforço.
 
“Ele já estava sendo considerado. Ele assinou um contrato [com a Nissan] um pouco antes na Fórmula E, como se esperava, mas nós resolvemos isso e não tivemos problemas”, recordou Tost.

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Eric Calduch, Evelyn Guimarães e Vitor Fazio, e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.