Confuso e estranho após acidente de Senna, GP de San Marino termina com terceira vitória de Schumacher
Michael Schumacher venceu com facilidade o GP de San Marino de Fórmula 1 depois que Ayrton Senna deixou a prova ao sofrer um grave acidente. Brasileiro foi levado de helicóptero a hospital em Bolonha
Pouco importam a terceira vitória de Michael Schumacher na temporada 1994 da Fórmula 1, o primeiro pódio da carreira de Nicola Larini e o terceiro lugar de Mika Häkkinen no GP de San Marino, disputado neste domingo (1), em Ímola.
Os olhos e ouvidos da F1 estão voltados para o Hospital Maggiore de Bolonha para aguardar notícias sobre o estado de saúde do tricampeão Ayrton Senna. Pole-position, ele liderou a prova até a sétima volta, momento em que perdeu o controle da Williams e sofreu um forte acidente na curva Tamburello, a primeira do Autódromo Enzo e Dino Ferrari.
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A prova foi interrompida quase que imediatamente para que Senna fosse atendido. O piloto foi retirado do carro pelos paramédicos e, 17 minutos depois, transportado de helicóptero para o Maggiore – mesmo local para onde foi levado, no sábado, o austríaco Roland Ratzenberger. Segundo o hospital, o estado é considerado muito grave e existe risco de vida.
A corrida foi reiniciada cerca de meia-hora depois e foi estranha e confusa. Estranha porque o que acontecia na pista deixou de ser a principal preocupação do dia. E confusa porque, pela regra, o resultado final foi fruto da soma dos tempos de antes e depois da paralisação com bandeira vermelha – as posições que se via nem sempre eram reais.
Sem a concorrência de Senna, Schumacher caminhou para ganhar a terceira do ano e disparar na liderança do campeonato. Substituindo Jean Alesi na Ferrari, Nicola Larini foi ao pódio em segundo, seguido por Mika Häkkinen.
Christian Fittipaldi esteve na zona de pontuação até as voltas finais, quando abandonou após uma rodada.
Confira como foi o GP de San Marino de F1:
O acidente de Ayrton Senna não foi o primeiro do dia em San Marino. Na largada, a Benetton de JJ Lehto ficou parada na quinta posição do grid. Todo mundo menos Pedro Lamy, que partiu de 22º, conseguiu desviar. O português atingiu o carro e chegou a decolar. Destroços de sua Lotus voaram em direção às arquibancadas e feriram espectadores.
O lance provocou a intervenção do safety-car, que se posicionou logo à frente de Senna. Ele largara melhor que Michael Schumacher e mantivera a ponta.
A relargada aconteceu na sexta volta. Senna foi bem e novamente não deu chances ao adversário alemão. Completou uma volta na liderança da corrida e, na segunda vez que passou pela Tamburello, foi reto. Com uma aparente falha mecânica, que só poderá ser constatada a partir da análise do FW16, bateu quase que de frente no muro de proteção. Bandeira vermelha.
Senna demorou para ser atendido. Os primeiros fiscais que se aproximaram do carro não prestaram socorro. Depois de 1min40s, o carro-médico do Dr. Sid Waktins chegou ao local. As imagens que foram mostradas a partir de então foram feitas a partir do helicóptero, distantes. 17 minutos mais tarde, Senna foi conduzido por via aérea para o hospital Maggiore.
Enquanto Senna era atendido, os demais pilotos retornaram ao grid de largada e ficaram por lá esperando uma sinalização da direção de prova. A relargada – parada – aconteceu 35 minutos depois. Desta vez, Gerhard Berger tracionou bem e deixou Schumacher para trás. Mas, na realidade, continuava em segundo: o alemão carregava 1s5 de vantagem da primeira parte da prova.
Schumacher ficou sete voltas perseguindo Berger até que finalmente o superou, na Variante Alta. Logo na sequência, parou nos boxes para reabastecer.
Só foi retomar a dianteira na volta 19, após o pit-stop de Mika Häkkinen. Nesse meio tempo, Berger abandonou durante sua parada de box.
Nicola Larini, fazendo uso de tática diferente, ganhou terreno nesse momento da prova. O italiano saltou para segundo lugar na hora em que o pelotão se reorganizou depois da primeira rodada de reabastecimentos – e não saiu mais dali.
Häkkinen também se firmou à frente da Sauber de Karl Wendlinger.
Christian Fittipaldi andou em quarto lugar em certo momento, caído para sexto depois de fazer o segundo pit-stop. Durante toda a prova, o brasileiro ficou disputando o quinto lugar com Ukyo Katayama, ganhando a posição do japonês na volta 54. Na 55, rodou e abandonou.
O fim de semana ficou ainda mais tumultuado no fim do GP. A roda da Minardi de Michele Alboreto se soltou e atingiu mecânicos de Ferrari e Lotus.
Ainda nas voltas finais, Andrea de Cesaris rodou e bateu sozinho, de leve, no muro. Ao menos um acidente sem gravidade.
Somente quatro pilotos deram as 58 voltas – três a menos que a distância original da prova – em Ímola: Schumacher, Larini, Häkkinen e Wendlinger. Katayama foi quinto e Damon Hill concluiu uma prova de recuperação em sexto.
O britânico, parceiro de Senna, deu uma volta muito lenta após a segunda relargada e fez um pit-stop que não estava programado, caindo para último. Ele foi ganhando posições aos poucos durante a prova até chegar ao último posto da zona de pontuação.
A próxima etapa do Mundial de F1 de 1994 é o GP de Mônaco, que acontece daqui a duas semanas nas ruas de Monte Carlo.
F1 1994, GP de San Marino, Ímola, final:
1 | M SCHUMACHER | BENETTON FORD | 1:28:28.642 | 58 voltas | |
2 | N LARINI | FERRARI | +54.942 | ||
3 | M HÄKKINEN | McLAREN PEUGEOT | +1:10.679 | ||
4 | K WENDLINGER | SAUBER MERCEDES | +1:13.658 | ||
5 | U KATAYAMA | TYRREL YAMAHA | +1 volta | ||
6 | D HILL | WILLIAMS RENAULT | +1 volta | ||
7 | H FRENTZEN | SAUBER MERCEDES | +1 volta | ||
8 | M BRUNDLE | McLAREN PEUGEOT | +1 volta | ||
9 | M BLUNDELL | TYRREL YAMAHA | +2 voltas | ||
10 | J HERBERT | LOTUS MUGEN-HONDA | +2 voltas | ||
11 | O PANIS | LIGIER RENAULT | +2 voltas | ||
12 | É BERNARD | LIGIER RENAULT | +3 voltas | ||
13 | C FITTIPALDI | FOOTWORK FORD | NC | ||
A DE CESARIS | JORDAN HART | NC | |||
M ALBORETO | MINARDI FORD | NC | |||
G MORBIDELLI | FOOTWORK FORD | NC | |||
P MARTINI | MINARDI FORD | NC | |||
D BRABHAM | SIMTEK FORD | NC | |||
B GACHOT | PACIFIC ILMOR | NC | |||
O BERETTA | LARROUSSE FORD | NC | |||
G BERGER | FERRARI | NC | |||
A SENNA | WILLIAMS RENAULT | NC | |||
É COMAS | LARROUSSE FORD | NC | |||
J LEHTO | BENETTON FORD | NC | |||
P LAMY | LOTUS MUGEN-HONDA | NC | |||
R RATZEMBERGER | SIMTEK FORD | NL |