Primeiro preparador de kart de Ayrton Senna, Tchê morre em decorrência de infarto em São Paulo

Lucio Pascoal Gascon, conhecido como Tchê, foi uma das figuras mais respeitadas do kartismo no Brasil. O espanhol ficou conhecido pelo trabalho com Ayrton Senna, mas também viveu parcerias com Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Tchê morreu na madrugada deste domingo (26) em decorrência de um infarto

Lúcio Pascoal Gascón, conhecido como Tchê, morreu na madrugada deste domingo (26) em decorrência de um infarto na cidade de São Paulo. O espanhol foi um dos mais importantes preparadores de kart do Brasil e ficou bastante conhecido na história do automobilismo no país por conta do trabalho feito com Ayrton Senna, ainda no início da carreira do tricampeão da F1. Nascido na região de Segóvia, próxima a Madri, o preparador tinha 78 anos.

Dono de uma oficina nas proximidades do autódromo de Interlagos, também viveu parcerias com Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, e ajudou diversos pilotos do kartismo nacional. Também trabalhou com nomes como Chico Serra, Maurício Gugelmin, Roberto Pupo Moreno e Maurizio Sala.
Lucio Pascoal Gascon, conhecido como Tchê, morreu em São Paulo neste domingo (Foto: Arquivo Allkart.net)

Nascido na Espanha, Tchê chegou ao Brasil em 1960 em busca de emprego. Com estudos em engenharia, o preparador logo se encontrou no esporte a motor e passou a trabalhar com Silvano Pozzi, um dos pioneiros do kartismo brasileiro. E daí para frente, foi só aperfeiçoando a técnica na preparação de motores para a categoria que é o primeiro degrau no automobilismo. 

Tchê conheceu Senna em junho de 1974 em São Paulo e era o preparador de motores do futuro piloto da F1. Os dois trabalharam juntos por sete anos. 

Leia mais no Allkart.

UM DOS MELHORES

Em alta na F1, Lewis Hamilton na economizou elogios na hora de falar daquele que já foi um de seus maiores rivais. Em sua coluna semanal para a emissora britânica BBC, o piloto da Mercedes e líder do campeonato afirmou que Fernando Alonso é um dos melhores pilotos da história do Mundial e lamentou que o espanhol não tenha condições de brigar na ponta atualmente. Para o inglês, será uma tragédia se Alonso deixar a F1 sem conquistar um terceiro título

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.