Audi se despede das 12h de Sebring com vitória emocionante de Fässler, Tréluyer e Jarvis. Di Grassi é 2º
Como se 12 horas de corrida não fossem tempo suficiente, a edição de 2013 da mais tradicional prova de longa duração dos Estados Unidos foi definida somente nas voltas finais em Sebring
A lista de vencedores 12 Horas de Sebring ganhou três novos nomes neste sábado (16). Em uma edição histórica, que marca o fim de uma era na corrida norte-americana, Marcel Fässler, Benoît Tréluyer e Oliver Jarvis levaram a melhor em uma disputa emocionante com o segundo protótipo da Audi, pilotado por Tom Kristensen, Allan McNish e Lucas Di Grassi. Após meio dia de prova, a diferença foi de somente 7s6, sendo que eles chegaram a ficar separados por 1s os 30 minutos finais.
Fässler, Tréluyer e Jarvis serão lembrados como os últimos vencedores da última 12 Horas de Sebring que contou com os protótipos de Le Mans (LMP1) – a partir de 2014, devido à fusão da ALMS com a Grand-Am, esses carros não poderão mais competir na Flórida. O trio também encerra uma fase vitoriosa na história da Audi, que estreou em Sebring em 1999 e, desde então, triunfou 11 vezes na classificação geral.
Relacionadas
O pódio foi completado pela equipe Rebellion, que completou seis voltas a menos que os protótipos da Audi. Nick Heidfeld, Nicolas Prost e Neel Jani são os pilotos.
Fazendo sua estreia como piloto da Aston Martin, Bruno Senna viu seu Vantage V8 ter problemas logo nas primeiras voltas e perder muito tempo no boxes. Assim, ele, Darren Turner e Stefan Mücke terminaram só em oitavo lugar na categoria GT. Na classe PC, Bruno Junqueira liderou boa parte da prova, mas também enfrentou problemas e fechou na quarta posição.
Confira como foi a 61ª edição das 12 Horas de Sebring:
As horas iniciais da prova começaram com o Audi #1, pilotado por Benoît Tréluyer, na liderança. O panorama começou a mudar quando Allan McNish assumiu o lugar de Tom Kristensen no Audi #2 e começou a descontar a diferença.
O crescimento do escocês, porém, foi atrapalhado por uma punição após um toque com o LMPC de Mirco Schultis – os comissários o penalizaram com 60 segundos de stop-and-hold. Já ao volante, Marcel Fässler retomou a ponta.
A partir de então, os dois protótipos adotaram estratégias diferentes, com o #2 tentando compensar o tempo perdido. A briga voltou a esquentar na metade da corrida, quando os dois mais jovens de cada trio estavam na pista: Oliver Jarvis, no #1, e Lucas Di Grassi, no #2.
O brasileiro assumiu a ponta numa manobra em que os dois chegaram a se tocar. Mas Jarvis não vendeu o osso fácil e tratou de recuperar – por alguns minutos, os dois trocaram ultrapassagens e se alternaram na ponta. A alternância acabou quando Tréluyer entrou pela segunda vez no Audi #1.
No início da oitava hora, McNish, de volta ao #2, se aproveitou de uma bandeira amarela provocada pelo forte acidente de Bill Sweedler para tirar Fässler da primeira posição. Essa ordem se manteve até o primeiro pit-stop do segundo turno de Di Grassi, quando o brasileiro, que pilotou por quase 4h neste sábado, ficou mais tempo parado no pit e acabou superado por Jarvis.
Na hora final, com os experientes Tréluyer e Kristensen na pista, a disputa continuou muito próxima. O dinamarquês chegou muito perto de ultrapassar o francês em certo momento, quando os dois estiveram lado a lado, mas um Porsche retardatário acabou deixando o maior vencedor das 12 Horas de Sebring encaixotado e tornou a vida de Tréluyer mais fácil. Dali em diante, ele precisou apenas administrar a vantagem para vencer pela pequena margem de 7s6.
Na categoria LMP2, a equipe Level 5 fez uma dobradinha. Na sexta posição geral, Scott Tucker, Marino Franchitti e Ryan Briscoe ficaram com a vitória na abertura da temporada da ALMS, seguidos pelo mesmo Tucker, Ryan Hunter-Reay e Simon Pagenaud. Tom Kimber-Smith, Christian Zugel e Eric Lux completaram o pódio da classe.
Completando as subdivisões de protótipos, David Cheng, Mike Guasch e David Ostella levaram a PC. A diferença também foi pequena: 15s para Kyle Marcelli, Chris Cumming e Stefan Johansson – que chegou a rodar nas horas finais da prova.
Oliver Gavin, Tommy Milner e Richard Westbrook, de Corvette, desbancaram o favoritismo da Ferrari de Gianmaria Bruni, Olivier Beretta e Matteo Malucelli. A equipe italiana liderou boa parte da prova, confirmando a boa forma apresentada nos treinos livres, mas perdeu a vitória após duas escapadas da pista nas horas finais.
Outra categoria equilibrada e cheia de reviravoltas foi a GTC. O melhor Porsche desta divisão foi de Cooper MacNeil, Jeroen Bleekemolen e Dion von Moltke. Eles bateram Nelson Canache Jr., Spencer Pumpelly e Brian Wong por 35s. O ator de Hollywood Patrick Dempsey foi só o sexto colocado, depois de largar na pole-position. Após as cinco horas de corrida, apenas quatro carros abandonaram, número muito pequeno para uma prova de tamanha dificuldade.
ALMS, 12 Horas de Sebring, final:
1
|
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER Oliver JARVIS |
P1
|
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
364 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
2
|
Lucas DI GRASSI
Tom KRISTENSEN Allan McNISH |
P1
|
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+7.68
|
|
|
|||||
|
|||||
3
|
Nicolas PROST
Nick HEIDFELD Neel JANI |
P1
|
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
+5 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
4
|
Klaus GRAF
Lucas LUHR Romain DUMAS |
P1
|
Pickett
HPD ARX-03c Honda |
+6 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
5
|
Mathias BECHE
Congfu "Frankie" CHENG Andrea BELICCHI |
P1
|
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
+10 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
6
|
Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI Ryan BRISCOE |
P2
|
Level 5
HPD ARX-03b Honda |
+18 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
7
|
Scott TUCKER
Ryan HUNTER-REAY Simon PAGENAUD |
P2
|
Level 5
HPD ARX-03b Honda |
+19 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
8
|
Tom KIMBER-SMITH
Christian ZUGEL Eric LUX |
P2
|
Greaves
Zytek Z11SN Nissan |
+22 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
9
|
David CHENG
Mike GUASCH David OSTELLA |
PC
|
PR1 Mathiasen
Oreca FLM09 Oreca |
+28 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
10
|
Kyle MARCELLI
Chris CUMMING Stefan JOHANSSON |
PC
|
BAR1
Oreca FLM09 Oreca |
+28 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
11
|
Tristan NUNEZ
Charlie SHEARS David HEINEMEIER HANSSON |
PC
|
Performance Tech
Oreca FLM09 Oreca |
+29 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
12
|
Bruno JUNQUEIRA
Alex POPOW Duncan ENDE |
PC
|
RSR
Oreca FLM09 Oreca |
+29 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
13
|
Ed BROWN
Johannes van OVERBEEK Anthony LAZZARO |
P2
|
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda |
+29 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
14
|
Jonathan BENNETT
Colin BRAUN Mike WILKINS |
PC
|
CORE
Oreca FLM09 Oreca |
+30 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
15
|
Oliver GAVIN
Tommy MILNER Richard WESTBROOK |
GT
|
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1 |
+31 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
16
|
Gianmaria BRUNI
Olivier BERETTA Matteo MALUCELLI |
GT
|
Risi
Ferrari F458 Italia |
+31 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
17
|
Wolf HENZLER
Bryan SELLERS Nick TANDY |
GT
|
Falken Tire
Porsche 911 GT3 RSR |
+32 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
18
|
Bill AUBERLEN
Maxime MARTIN Jörg MÜLLER |
GT
|
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE |
+34 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
19
|
Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER Marc GROSSENS |
GT
|
SRT
SRT Viper GTS-R |
+35 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
20
|
Bryce MILLER
Marco HOLZER Richard LIETZ |
GT
|
Paul Miller
Porsche 911 GT3 RSR |
+35 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
21
|
Tomy DRISSY
Rusty MITCHELL Chapman DUCOTE |
PC
|
BAR1
Oreca FLM09 Oreca |
+38 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
22
|
Dirk MÜLLER
Joey HAND John EDWARDS |
GT
|
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE |
+43 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
23
|
Darren TURNER
Stefan MÜCKE Bruno SENNA |
GT
|
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
+46 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
24
|
Cooper MACNEIL
Jeroen BLEEKEMOLEN Dion von MOLTKE |
GTC
|
Alex Job
Porsche 911 GT3 Cup |
+49 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
25
|
Nelson CANACHE JR.
Spencer PUMPELLY Brian WONG |
GTC
|
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup |
+49 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
26
|
Henrique CISNEROS
Marco SEEFRIED Sean EDWARDS |
GTC
|
NGT
Porsche 911 GT3 Cup |
+50 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
27
|
Mike HEDLUND
Jan HEYLEN Jon FOGARTY |
GTC
|
JDX
Porsche 911 GT3 Cup |
+50 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
28
|
Bem KEATING
Damien FAULKNER Craig STANTON |
GTC
|
TRG
Porsche 911 GT3 Cup |
+51 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
29
|
Patrick DEMPSEY
Andy LALLY Joe FOSTER |
GTC
|
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup |
+53 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
30
|
Michael AVENATTI
Andrew DAVIS Bob FAIETA |
GTC
|
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup |
+53 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
31
|
David CALVERT-JONES
Eric CURRAN Lawson ASCHENBACH |
GTC
|
Competition
Porsche 911 GT3 Cup |
+55 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
32
|
Pierre EHRET
Alexander IMPERATORI Brett SANDBERG |
GTC
|
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup |
+55 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
33
|
Paul DALLA LANA
Billy JOHNSON Pedro LAMY |
GT
|
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
+57 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
35
|
Carlos GOMEZ
Mario FARNBACHER Kuba GIERMAZIAK |
GTC
|
NGT
Porsche 911 GT3 Cup |
+61 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
35
|
Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL Kuno WITTMAR |
GT
|
SRT
SRT Viper GTS-R |
+63 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
36
|
Mirco SCHULTIS
Patrick SIMON Pierre KAFFER |
PC
|
DragonSpeed
Oreca FLM09 Oreca |
+78 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
37
|
Scott SHARP
Guy COSMO David BRABHAM |
P2
|
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda |
+83 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
38
|
Al CARTER
Kevin ESTRE Carlos DE QUESADA |
GTC
|
TRG
Porsche 911 GT3 Cup |
+95 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
39
|
Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA Jordan TAYLOR |
GT
|
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1 |
NC
|
|
|
|||||
|
|||||
40
|
Bill SWEEDLER
Townsend BELL Leh KEEN |
GT
|
West/AJR
Ferrari F458 Italia |
NC
|
|
|
|||||
|
|||||
41
|
Chris DYSON
Guy SMITH Butch LEITZINGER |
P1
|
Dyson
Lola B12/60 Mazda |
NC
|
|
|
|||||
|
|||||
42
|
Andy MEYRICK
Olivier PLA |
P1
|
Delta Wing
Delta Wing LM12 Elan |
NC
|
|
|
|||||
|
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.