Galid se aproveita de acidente entre Marques e Navarro e fecha com 100% etapa de Brasília do Br de Marcas

Osman venceu as duas baterias do Brasileiro de Marcas em Brasília. Na segunda prova, o piloto foi beneficiado por um acidente entre os então líderes Thiago Marque e Denis Navarro para receber a bandeira quadriculada na frente

Galid Osman é o presidente da velocidade do Brasileiro de Marcas. Esse título não é por acaso. O piloto da Toyota terminou a etapa de Brasília da categoria com 100% de aproveitamento, tendo triunfado também na segunda bateria, disputada neste domingo (21). Leandro Romera e Alceu Feldmann completaram o pódio.

Para terminar na primeira posição, Galid herdou a liderança após o acidente entre Thiago Marques e Denis Navarro, ambos da Toyota. O piloto paranaense estava na ponta, se defendendo dos ataques do adversário. Quando Navarro tentou a ultrapassagem na única curva à esquerda do circuito, ambos se tocaram, com Marques levando a pior.

Galid Osman fechou a etapa de Brasília com 100% de aproveitamento (Foto: Bruno Terena/Vicar)

Denis, na verdade, até cruzou a linha de chegada na frente, mas a direção de prova o puniu com o acréscimo de 20s no tempo. Com isso, o piloto caiu para a sétima colocação – ironicamente atrás de Marques –, enquanto Osman pôde comemorar a vitória.

Esse, aliás, não foi o único acidente na prova. A corrida começou com uma forte batida, com Gustavo Martins prensando os carros de Gabriel Casagrande e Fernando Nienkötter no pit-wall. A batida ainda coletou Cesinha Bonilha e Pedro Nunes. Depois, na sétima volta, Fernando Fortes tocou em Vicente Orige, que foi em direção à barreira de pneus. O carro da Honda quase capotou, mas o piloto saiu ileso mesmo após tremendo impacto.

O safety-car foi acionado após as batidas, com Thiago Marques assumindo a ponta após superar Romera. Felipe Gama também entrou na briga pela liderança, mas o piloto da Honda abandonou com um problema no motor. Assim, Navarro entrou na briga pela primeira colocação até se chocar no colega de montadora.

A batida foi melhor para Galid, que herdou a liderança e cruzou a linha de chegada com 10s de vantagem para Romera. A terceira colocação ficou com Alceu Feldmann, que superou o companheiro de equipe, Ricardo Maurício, no final. Leonardo Nienkötter conquistou o melhor resultado da Mitsubishi em 2013 com a quinta colocação.

Mesmo fechado em décimo, Vitor Meira merece menção honrosa. Correndo em casa, o piloto já havia sofrido um acidente na primeira bateria, mas conseguiu se recuperar. O problema é que na segunda prova ele também voltou a ter problemas, perdendo uma volta nos boxes. Largando em último, o piloto imprimiu um forte ritmo, cruzando a linha de chegada atrás apenas de Galid.

Com os resultados de Brasília, Osman assumiu a liderança da competição, com 70 pontos, contra 69 de Maurício. Leandro Romera, com 62, é o terceiro. A próxima etapa do Brasileiro de Marcas acontece no dia 21 de julho, em Interlagos.

Brasileiro de Marcas, Brasília, corrida 2, final:

1 Galid OSMAN SP RZ Toyota 31:54.937 24 voltas
2 Leandro ROMERA SP J. Star Chevrolet +12.056  
3 Alceu FELDMANN PR Full Time Honda +12.262  
4 Ricardo MAURÍCIO SP JLM Honda +13.442  
5 Leonardo NIENKÖTTER SC Officer Mitsubishi +13.797  
6 Thiago MARQUES PR RZ Toyota +16.989  
7 Denis NAVARRO SP Bassani Toyota +18.542  
8 André MASSUH DF Amir Nasr Ford +22.649  
9 Eduardo ROCHA SP Petrópolis Mitsubishi +25.770  
10 Vitor MEIRA DF Amir Nasr Ford +1 volta  
11 Felipe GAMA SP Full Time Honda NC  
12 Vicente ORIGE SC JLM Honda NC  
13 Pedro NUNES SP Bassani Toyota NC  
14 Fernando NIENKÖTTER SC Officer Mitsubishi NC  
15 J CAMPOS/G CASAGRANDE PR/PR Carlos Alves Chevrolet NC  
16 C BONILHA/C GOMES PR/PR Cesinha Ford NC  
17 Fernando FORTES SP J. Star Chevrolet desclassificado  
18 G MARTINS/KREIS JR RS/SC Carlos Alves Chevrolet desclassificado  
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.