Brasileiro de Marcas

Maurício supera Zonta, vence corrida 2 e conquista bicampeonato no Brasileiro de Marcas em Curitiba

Escoltado por Felipe Gama nas voltas finais, piloto da JLM precisou de arrojo e paciência para superar Serafin Jr. e Ricardo Zonta e chegar ao triunfo que lhe valeu segundo título

Warm Up / HUGO BECKER, de Guarulhos

Ricardo Maurício venceu neste domingo (1º) a corrida 2 da rodada dupla do Brasileiro de Marcas em Curitiba (PR) e conquistou seu segundo título na categoria. Escoltado pelo amigo equipe Felipe Gama nas voltas finais, o piloto da JLM precisou de arrojo para realizar ultrapassagens decisivas sobre Serafin Jr. e Ricardo Zonta e assim chegar à vitória que lhe valeu o bicampeonato.
Ricardo Maurício conquistou segundo título da categoria em Curitiba (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Gama, por sua vez, foi outro grande destaque da prova. Largando em 14º, Felipe conseguiu avançar ao quarto lugar ainda na primeira volta e seguiu o mesmo embalo de Maurício para conseguir fechar na segunda posição. Vicente Orige completou o pódio.
 
Confira como foi a corrida 2 da rodada dupla do BR de Marcas em Curitiba:

A última etapa da temporada 2013 do Brasileiro de Marcas prometia ser emocionante. Com quatro pilotos na luta pelo título – Daniel Navarro, Vitor Meira, Ricardo Zonta e o favorito Ricardo Maurício –, a expectativa de uma etapa movimentada se confirmou.
 
Logo na largada, Zonta superou o pole Serafin Jr. e tentou abrir vantagem na liderança. O ex-F1 procurou se desgarrar dos adversários mais próximos e dependia de uma combinação de resultados para ser campeão, mas não conseguiu nem uma coisa nem outra: enquanto Maurício se recuperava, o piloto da Toyota RZ sucumbia ao ritmo mais lento de seu carro.
Largada da segunda corrida do Brasileiro de Marcas em Curitiba neste domingo (Foto: Duda Bairros/Vicar)
 
Enquanto isso, o então líder do campeonato via sua paciência testada levando várias voltas para superar um Serafin Jr. nitidamente mais lento à sua frente. Na manobra que lhe valeu o segundo lugar, Maurício trouxe consigo um inspirado Felipe Gama que, mesmo já sem chances de título, fez largada genial e pulou de 14º a quarto, ascendendo ao terceiro lugar após deixar o rival da Officer para trás, fazendo escolta ao futuro campeão.
 
O próximo passo para Ricardinho era superar o xará Zonta, o que foi menos difícil do que o esperado: sofrendo com um carro nitidamente mais lento que o de seu adversário, o piloto da Toyota sucumbiu à pressão do rival da JLM e cometeu um erro, caindo de líder para terceiro, já que Gama também o superou na manobra que valeu a liderança a Maurício.
 
Daí em diante, os dois Honda Civic sumiram na frente e não deixaram nenhuma chance para a concorrência. Sem necessidade de vitória, Maurício administrou a liderança e passou as voltas finais tendo em Gama uma espécie de escudeiro, já que o piloto da Full Time não tentou em nenhum momento tomar a liderança para si. 
Festa do bicampeão em Curitiba (Foto: Duda Bairros/Vicar)
 
Com isso, Ricardinho não teve dificuldades para cruzar a linha de chegada na primeira posição e comemorar seu segundo título no Brasileiro de Marcas, seguido por Gama e, 4s atrás, por Vicente Orige, que fechou o pódio. Meira e Navarro vieram na sequência, com Zonta completando a corrida 2 em Curitiba em uma melancólica sexta colocação.
 
Brasileiro de Marcas, Curitiba, Corrida 2, Final:


1 Ricardo MAURÍCIO SP JLM Honda 32:34.924 22 voltas
2 Felipe GAMA SP Full Time Honda +0.641  
3 Vicente ORIGE SC JLM Honda +4.220  
4 Vitor MEIRA DF Amir Nasr Ford +6.733  
5 Denis NAVARRO SP Bassini Toyota +8.260  
6 Ricardo ZONTA PR RZ Honda +13.928  
7 Serafin JR RJ Officer Mitsubishi +14.482  
8 Wellington JUSTINO GO Bassini Toyota +14.884  
9 Cesar BONILHA/Carlos SG PR/PR Cesinha Ford +17.228  
10 Eduardo ROCHA SP Petrópolis Mitsubishi +26.026  
11 Galid OSMAN SP RZ Honda +29.623  
12 Andre BRAGANTINI SP Carlos Alves Chevrolet +29.623  
13 Jaidson ZINI PR Cesinha Ford +34.638  
14 Gustavo MARTINS RS Officer Mitsubishi +48.425  
15 Thiago MARQUES PR J. Star Chevrolet +57.012  
16 Daniel KAEFER PR J. Star Chevrolet +1 volta  
17 José CORDOVA PR Amir Nasr Ford +3 voltas  
18 Marcelo KARAN PR Carlos Alves Chevrolet NC  
19 Alceu FELDMANN PR Full Time Honda NC