Com ida à final em quatro etapas, Bruno Taiar faz da Copa Stratum/coinBR GP programa de família

Bruno Taiar é o atual 19° colocado na classificação geral da Copa Stratum/coinBR GP. Mas isso é o que menos importa. Para o piloto, que participou de todas as etapas de 2018 e também da edição inaugural, o que vale é estar com o pai, que sempre está presente no campeonato

É claro que ter a chance de pilotar um kart nas 500 Milhas da Granja Viana, a mais tradicional prova do kartismo brasileiro, é uma oportunidade única, especial para todos os amadores que participam da Copa Stratum/coinBR Grande Prêmio. É um prêmio diferente, exclusivo. É a realização de um sonho que, por vezes, parece impossível.

Mas o campeonato de kart do GP não é só sobre isso. É, também, sobre dividir a pista e seus arredores com fãs do automobilismo, loucos pelo mesmo esporte. E, por que não, sobre estar com a família?

É o caso de Bruno Taiar. Ele participou de todas as etapas da primeira edição e, em 2018, está em 19° na classificação, também com 100% de comparecimento. Mas ele não está insatisfeito ou triste. Bruno está feliz por poder reviver uma antiga situação familiar.

"Gosto muito das etapas. Encaro elas como um programa legal de final de semana e de família pois meu pai sempre me acompanha. Há um tempo frequentávamos as corridas de kart juntos e isso era um programa para quase todos os finais de semana. Nesse sentido o campeonato tem sido legal para reviver isso de certa forma", contou o piloto amador ao GP.

Bruno Taiar na Copa Stratum/coinBR GP (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

"Gosto muito de andar de kart, mas não é algo que eu consiga fazer com frequência por motivos óbvios de tempo e principalmente grana. Então me esforço para participar das etapas e aproveitar ao máximo. Levo muito a sério a questão do peso e da preparação física pois percebi que realmente faz uma enorme diferença", contou, sobre o que faz com que participe sempre da Copa GP.

"A convivência com o meu pai, o compromisso de irmos às etapas e fazer disso um programa bacana entre pai e filho também é muito importante. Ainda vou arrastar meu irmão para essa bagunça, mas ele ainda não consegue livrar os sábados dele. Quando estivermos os dois na pista e meu pai do lado de fora, vai ser mais bacana ainda", seguiu.

Mas é claro que, na pista, ele leva a sério a competição. Esteve em quatro finais de etapas até aqui, mesmo com as dificuldades: "Não tem sido fácil me organizar para ter tempo de treino entre as etapas, muito menos dinheiro. Por isso, já que só consigo treinar durante as próprias etapas, a classificação para a final de cada uma delas me deixa com a sensação de dever cumprido. Quando não passo fico puto mesmo, mas passa logo."

"Geralmente ocupo o meio do pelotão e tenho tido boas disputas com o pessoal que fica ali no “bololô”. As duas últimas etapas foram, de longe, as mais divertidas nesse sentido. Quase sempre na companhia do William Oliveira, do Ricardo Yamashita, Flavio Pietro e outros de quem não lembro muito bem o nome. Até com Alfredo Salvaia, participante das 500 Milhas pela Scuderia GP do ano passado, eu consegui brigar. Óbvio que kart dele estava horrível, mas paciência", completou.

#GALERIA(8373,174425)
Por fim, Bruno contou seus objetivos na Copa: vaga na Scuderia GP? Por que não sonhar? Mas o importante é evoluir no esporte que ama: "Sinceramente, meu objetivo é conseguir participar de todas as etapas de forma competitiva e de modo que eu consiga evoluir como piloto amador. Entrar para sair do mesmo jeito que entrou não faz muito sentido se você leva as coisas minimamente a sério na vida", explicou.

"Tenho conseguido certa regularidade. Tive dois resultados idênticos nas últimas duas etapas. A ideia é sempre melhorar, mas a competitividade é alta. Enfim, a ideia é pontuar o máximo nas etapas e conseguir uma classificação final honrosa. Claro que se eu conseguir participar das 500 Milhas no final do ano será demais, mas vamos com calma. Uma etapa de cada vez", finalizou.

A próxima etapa da Copa Stratum/coinBR GP ocorre no dia 19 de maio, no kartódromo da Granja Viana. Bruno estará lá e as inscrições para competir contra ele já estão abertas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.