ABT rompe com Audi após 24 anos e fecha com Lamborghini para temporada 2025 do DTM
Longeva parceria entre ABT e Audi no DTM chega ao fim em 2024 e deixa tradicional marca alemã sem equipe para 2025
A ABT anunciou que vai encerrar uma parceria de mais de duas décadas com a Audi para fechar com a Lamborghini para a temporada de 2025 do DTM. A marca italiana já trabalhou com a tradicional equipe na disputa das 24 Horas de Nürburgring em 2023 e agora vai estreitar a relação com a inclusão de duas Lamborghini Huracan GT3 EVO2 na categoria de turismo alemã.
Com isso, a ABT se junta a SSR Performance, Grasser e Paul Motorsport como equipes fornecidas pela Lamborghini no DTM. Assim, a marca italiana, que já tem a maior presença na categoria com cinco carros no grid, aumentará esse número para sete. Por outro lado, a Audi, que estava com a tradicional equipe desde 2000, ficará sem time para 2025.
Inclusive, Mirko Bortolotti, piloto da SSR, lidera o campeonato de 2024 atualmente com 188 pontos, seguido de perto por Kelvin van der Linde (178), da ABT, com a rodada deste fim de semana no Red Bull Ring, na Áustria, em andamento. O acordo a longo prazo entre as partes já foi anunciado, mas a escalação de pilotos para 2025 ainda é incerta e será confirmada em breve.
“Nós nos conhecemos e nos amamos durante o projeto 24 horas”, disse o CEO da ABT, Thomas Biermaier. “ABT Sportsline e Lamborghini são duas marcas que se encaixam perfeitamente e somos apaixonados pelo automobilismo. Esta paixão também pode ser sentida em Sant’Agata Bolognese (sede da Lamborghini). Nosso lema ‘da pista para a estrada’ também se adapta à Lamborghini. O fato de termos conseguido chegar a acordo sobre uma cooperação a longo prazo e da Lamborghini nos apoiar a nível de fábrica no DTM no futuro é um momento importante para a ABT”.
Já Rouven Mohr, diretor-técnico da Lamborghini, valorizou a importância da presença da marca no DTM e celebrou uma “combinação muito forte” com “a equipe de maior sucesso na categoria”.
“O automobilismo faz parte do DNA da Lamborghini. O sucesso nas pistas é extremamente valioso para nós, fabricantes de carros esportivos. O DTM tem um significado especial porque tem muitos fãs, não só na Alemanha”, comentou.
“Poder trabalhar com a equipe de maior sucesso nesta categoria no futuro nos deixa muito orgulhosos. Apoiaremos ao máximo a ABT e estamos convencidos de que será uma combinação muito forte”, encerrou.
O DTM está neste fim de semana no Red Bull Ring para a disputa da penúltima rodada da temporada, entre os dias 27 e 29 de setembro. Na corrida 1, neste sábado (28), o líder da temporada Bortolotti triunfou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Stolz se vale de punição a Vermeulen e vence corrida 2 do DTM em Sachsenring