Coulthard critica ausência do DTM no sistema para obtenção da superlicença: “Categoria extremamente profissional”

David Coulthard disse não entender como o DTM não faz parte do sistema de pontos da FIA para a obtenção da superlicença. De acordo com o escocês, a categoria é extremamente profissional e merecia peso até maior que o dado às categorias de monopostos de acesso

David Coulthard criticou o sistema de pontuação para obtenção da superlicença na F1. Para o escocês, não faz sentido o DTM não conceder pontos para seus pilotos. Coulthard comparou o campeonato de turismo alemão à F1 e falou sobre o “excepcional” Pascal Wehrlein, piloto de testes da Mercedes e titular no DTM.
 
O ex-piloto de F1 exaltou o DTM – categoria pela qual correu já no fim de sua carreira – e colocou o campeonato acima da GP2 e de outras categorias de acesso.
 
“Eu vejo o DTM como um campeonato extremamente profissional quase tanto quanto a F1. Os acertos dos carros, a imprensa que cobre, o público que atrai, os patrocinadores…vejo o DTM claramente acima das categorias de fórmula de acesso”, disse o escocês.
 
Coulthard valorizou o nível da competição no DTM e o grau de dificuldade para guiar um de seus carros. O escocês cobrou uma revisão do sistema pela FIA.
 
“Claro que é uma categoria de turismo, mas é uma experiência excelente para quem quer chegar à F1. Não é nada fácil guiar este carro, tem a potência de um F3 e um downforce bem particular. O DTM deveria ser visto de outra forma pela FIA”, declarou.
David Coulthard reclamou do sistema de pontos para obtenção da superlicença (Foto: Reprodução / Facebook)
Coulthard falou em especial de Wehrlein, piloto de testes da Mercedes. Para o escocês, o alemão de 20 anos é retrato do ótimo nível do campeonato e grande destaque do grid.
 
“Ele é um piloto excepcional. Precisa receber todo o apoio porque eu tenho certeza que chegará à F1. Todos lá são bons pilotos, mas Wehrlein é um daqueles excepcionais”, afirmou.
 
Coulthard disputou 16 temporadas na F1. O escocês teve como melhor resultado o vice-campeonato de 2001, quando vestia as cores da McLaren. A partir de 2010, foram três anos no DTM, tendo um quinto lugar em Norisring como melhor prova em 2012.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.