Em corrida acidentada, Ekström assume ponta no fim e garante vitória na etapa de Zandvoort do DTM

Com quatro intervenções diferentes do Safety-Car, prova em Zandvoort foi bastante movimentada e, mesmo com punição na classificação, Mattias Ekström garante primeira vitória da Audi na temporada

Mattias Ekström terá motivos de sobras para comemorar neste domingo (28). Após uma acidentada corrida em Zandvoort, o piloto assumiu a ponta logo no final da prova e garantiu a vitória da penúltima etapa da temporada do DTM.
 
A punição que o piloto recebeu na classificação não foi problema para converter em um bom resultado. Após perder cinco posições do grid de colocação e largar apenas em nono, o piloto esboçou reação e conquistou o degrau mais alto do pódio.
 
Logo atrás do vencedor chegou Marco Wittmann, que chegou a liderar a prova em sua parte inicial, antes de perder a ponta para Mike Rockenfeller. Fechando o pódio deste domingo veio Martin Tomczyk.

As imagens do DTM em Zandvoort
#GALERIA(5087)
 

Confira como foi a prova:
 
Mike Rockenfeller foi o piloto que largou da pole-position em Zandvoort. Porém, em uma saída um pouco devagar, acabou superado ainda na primeira curva por Marco Wittmann, que assumiu a ponta do pelotão.
 
Jamie Green foi outro competidor que mostrou um bom início de prova, ganhando duas posições. Diferente de Augusto Farfus que, largando em 20º, se manteve na posição nas primeiras voltas, ganhando um posto três giros mais tarde.
 
Quem já tinha todos os olhares voltados para ele era Edoardo Mortara. O piloto recebeu uma punição na classificação após o seu carro não cumprir as especificações técnicas, fazendo-o largar do fim do pelotão.
Ekström quebra jejum da Audi sem vitórias (Foto: DTM)
Porém, em grande desempenho, já na terceira volta da corrida o piloto já havia ganhado oito colocações, aparecendo na 15ª posição, escalando aos poucos o grid esse aproximando dos ponteiros.
 
Então, na volta 4 houve a primeira bandeira amarela do domingo. Adrien Tambay acabou sofrendo uma saída da pista, ficando parado na grama. Com isso, foi necessária a intervenção do Safety-Car para a remoção do carro.
 
As posições até o momento eram Wittmann na liderança, seguido por Rockenfeller, Müeller,Tomczyk e Jamie Green.
 
A relargada acontece na sétima volta da prova, sem nenhuma mudança na ponta. Porém, uma forte briga pela oitava colocação entre Timo Scheider e Joey Hand, após ambos ultrapassarem Paul di Resta. Enquanto isso, Mortara já é 11º.
 
E a má sorte do ex-F1 não parou por ali. Enquanto o piloto brigava com Antonio Félix da Costa por uma posição, acabou sofrendo um toque do adversário português. O britânico acabou rodando e saindo da pista, retornando apenas na penúltima colocação.
 
O brasileiro Augusto Farfus também não vinha fazendo uma prova com grande desempenho. O piloto da BMW mostrava uma atuação bastante discreta, ganhando apenas duas colocações até o momento, aparecendo em 18º.
 
Já na ponta, a vantagem de Wittmann em cima de Rockenfeller vinha diminuindo, e o piloto da Audi vinha se aproximando cada vez mais. Até que, em uma grande investida, ele conseguiu finalizar a ultrapassagem e passou a liderar a prova.
Ekström durante prova em Zandvoort (Foto: DTM)
A janela de trocas abriu então na volta 17. O primeiro a entrar nos boxes foi Wittmann, seguido de perto por Tomczyk. Eles voltaram em 13º e 19º, respectivamente.
 
O final de semana de Farfus então acabou um giro mais tarde quando ele sofreu um forte acidente. Em um movimento brusco para uma ultrapassagem, Daniel Juncadella acabou tocando a traseira do #3, que rodou, bateu no muro de proteção e parou na grama. O Safety-Car foi necessário mais umavez.
 
Na 21ª volta, quando aconteceu a segunda relargada da corrida, as posições eram Rockenfeller, Green, Scheider, Molina e Wittmann.
Não muito tempo depois, carro de segurança saiu mais uma vez para a pista. Desta vez, o motivo foi Müller sofreu um toque de Vietoris. Ele, então, acabou acertando em cheio a barreira de pneus e viu sua prova acabando.
 
E claro, pouco antes de acabar a corrida, uma bandeira amarela com intervenção do Safety-Car foi mais uma vez acionada. Paffett escapou sozinho na volta 34, bateu no muro de proteção e parou na pista, sendo necessária sua remoção.
 
Na volta 37, então, foi quando tudo mudou. Foi aí que Ekström assumiu a ponta do pelotão ao ultrapassar Wittmann e, até a bandeirada final, pouca coisa mudou.
 
Atrás dos três primeiros apareceu Edoardo Mortana, em incrível prova de recuperação, com Christian Vietoris em quinto. Maxime Martin foi o sexto, seguido por Pascal Wherlein, Daniel Juncadella e Robert Wickens. Timo Scheider fechou o top-10 do dia.

DTM, Zandvoort, Final:

1 MATTIAS EKSTRÖM SUE ABT SPORTSLINE AUDI 1:16:35.761 43 voltas
2 MARCO WITTMANN ALE RMG BMW +7.414  
3 MARTIN TOMCZYK ALE SCHNITZER BMW +11.144  
4 EDOARDO MORTARA ITA ABT SPORTSLINE AUDI +12.234  
5 CHRISTIAN VIETORIS ALE MERCEDES AMG +12.730  
6 MAXIME MARTIN BEL RMG BMW +14.260  
7 PASCAL WEHRLEIN ALE MERCEDES AMG +15.128  
8 DANIEL JUNCADELLA ESP MERCEDES AMG +15.729  
9 ROBERT WICKENS CAN MERCEDES AMG +16.182  
10 TIMO SCHEIDER ALE PHOENIX AUDI +16.792  
11 JOEY HAND EUA RBM BMW +20.736  
12 VITALY PETROV RUS MERCEDES AMG +21.518  
13 TIMO GLOCK ALE MTEK BMW +23.799  
14 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR MTEK BMW +24.233  
15 JAMIE GREEN ING ROSBERG AUDI +25.008  
16 MIKE ROCKENFELLER ALE PHOENIX AUDI +36.746  
17 BRUNO SPENGLER CAN SCHNITZER BMW +45.591  
18 MIGUEL MOLINA ESP ABT SPORTSLINE AUDI NC  
19 GARY PAFFETT ING MERCEDES AMG NC  
20 NICO MÜLLER SUI ROSBERG AUDI NC  
21 AUGUSTO FARFUS JR. BRA RBM BMW NC  
22 PAUL DI RESTA ESC MERCEDES AMG NC  
23 ADRIEN TAMBAY ITA ABT SPORTSLINE AUDI NC  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.