Em grande prova, Wittmann vence em Nürburgring e amplia liderança da temporada. Farfus abandona

Marco Wittmann faz valer a pole-position e conquista importante vitória em Nürburgring, se aproximando ainda mais do título da temporada. Com problemas em seu carro, Augusto Farfus se vê obrigado a abandonar a corrida

Perfeito pode ser considerada a palavra para definir o final de semana de Marco Wittmann. Após conquistar a pole-position para a corrida de Nürburgring, o piloto da BMW converteu a posição de honra no grid em uma grande vitória, com uma vantagem de 1s286 para o segundo colocado.
 
Logo atrás do alemão chegou Mike Rockenfeller, seguido por Edoardo Mortara, que completou o pódio. Atrás do trio, apareceu Paul di Resta, quarto, e Daniel Juncadella, quinto. Christian Vietoris, Maxime Martin, Martin Tomczyk, foram quem cruzaram a linha de chegada em seguida. Fechando o top-10 vem Robert Wickens e Pascal Wehrlein.
Wittmann celebra vitória em Nürburgring (Foto: DTM)
Confira como foi a corrida do DTM em Nürburgring neste domingo
 
Marco Wittmann fez valer sua pole-position logo no início da prova. Assim que foi dada a largada, o piloto da BMW já assumiu sua posição na ponta do pelotão, começando a abrir uma diferença para o segundo colocado.
 
O início da prova também foi bastante proveitoso para Mike Rockenfeller. Se aproveitando de um erro de Edoardo Mortara, o piloto conseguiu pular para a segunda colocação, empurrando o rival para o terceiro posto. Quem também largou bem foi Augusto Farfus, que da 14ª colocação já aparecia em sétimo.
 
Porém, quem protagonizou um grande momento da largada foi Miguel Molina e Jamie Green. O segundo, em uma tentativa de tentar ultrapassar o adversário, acabou pressionando muito, tocando-o e danificando carro. Pouco depois, ele abandonava com problemas na suspensão.
 
Então, nas primeiras voltas, a ordem do pelotão estava com Wittmann na ponta, seguido por Rockenfeller, Mortara, Juncadella, Paul Di Resta, Jamie Green, Farfus, Maxime Martin, Vietoris e Timo Scheider.
 
Principal rival do atual líder da temporada, Mattias Ekström não teve um final de semana feliz. Após largar do fundo do pelotão neste domingo, o piloto quase não teve chances de correr, e se viu obrigado a abandonar logo no terceiro giro da prova, com problemas em seu carro. 
 
Naturalmente, uma movimentação começou no pelotão. Wittmann seguia firme na ponta, seguido, não tão de perto, por Rockenfeller. Juncadella e Di Resta continuavam em suas posições, enquanto Farfus, em bom movimento, conseguiu ganhar mais uma colocação, ficando em sexto.
Marco Wittmann venceu a etapa de Nürburgring do DTM (Foto: DTM)
Scheider, Wickens e Müller protagonizaram uma grande batalha. Scheider vinha na pista quando acabou fechando o piloto da Mercedes. Com isso, ele acabou sofrendo um toque e saiu derrapando para o outro lado do traçado, sendo acertado por Müller. Por conta disso, Scheider se viu obrigado a abandonar a corrida.
 
Então, Jamie Green e Farfus acabaram se envolvendo em um entrevero. Green conseguiu tomar a posição do adversário, que então ficou lado a lado com ele e tentou retomar a colocação. Em certo momento, então, Green perdeu a freada e acertou o meio do carro do brasileiro, que saiu da pista.  
 
O giro 18, então, foi aberta a janela dos pit-stops. O primeiro piloto que marcou presença nos boxes foi Farfus, que logo foi seguido por Juncadella, Martin e Green.
 
Quatro voltas mais tarde, foi a vez do líder da corrida, Wittmann, aparecer nos boxes de sua equipe. Com a parada, o piloto voltou em quarto, com o detalhe os outros três ponteiros ainda não haviam trocado seus pneus.
 
Não demorou muito, e o alemão logo voltou para a liderança da corrida, seguido por Rockenfeller, Mortara, Di Resta, Juncadella, Martin, Vietoris, Grenn, Petrov e Tomczyk.
 
Durante o giro 32, Antônio Félix da Costa protagonizou uma grande briga. O piloto, que acabou ultrapassado pelo Tambay, começou então uma eletrizante batalha para assumir o 14 posto novamente. Eles chegaram a ficar porta a porta, e até se tocaram, mas Tambay acabou levando a melhor.
Antônio Félix da Costa (Foto: DTM)
Pouco antes da bandeira quadriculada, Farfus volta para os boxes e abandona a corrida. Ele, que vinha com forte desempenho, mostrou brusca queda de velocidade após o incidente, e na última colocação, decidiu retirar-se.
 
Poucas coisas mudaram até o fim da corrida. Wittmann assegurou então uma vitória e importantes pontos para a temporada, ampliando sua vantagem na ponta da classificação. Rockenfeller apareceu em segundo, com Mortara fechando o pódio.

Com os resultados deste domingo, Wittmann lidera o campeonato com 120 pontos, e já pode garantir o título na próxima etapa. Ekström é o segundo, com 56 pontos. A próxima corrida acontece na Lausitzring, em 14 de setembro.

1 MARCO WITTMANN ALE RMG BMW 1:09min42s802 49 voltas
2 MIKE ROCKENFELLER ALE PHOENIX AUDI + 1s286  
3 EDOARDO MORTARA ITA ABT SPORTSLINE AUDI + 12s019  
4 PAUL DI RESTA ESC MERCEDES AMG + 12s815  
5 DANIEL JUNCADELLA ESP MERCEDES AMG + 13s717  
6 CHRISTIAN VIETORIS ALE MERCEDES AMG + 24s918  
7 MAXIME MARTIN BEL RMG BMW + 28s921  
8 MARTIN TOMCZYK ALE SCHNITZER BMW + 38s521  
9 ROBERT WICKENS CAN MERCEDES AMG +43s197  
10 PASCAL WEHRLEIN ALE MERCEDES AMG + 45s377  
11 ADRIEN TAMBAY FRA ABT SPORTSLINE AUDI + 48s071  
12 BRUNO SPENGLER CAN SCHNITZER BMW + 49s834  
13 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR MTEK BMW + 50s150  
14 JOEY HAND EUA RBM BMW + 50s955  
15 JAMIE GREEN ING ROSBERG AUDI + 52s771  
16 GARY PAFFETT ING MERCEDES AMG + 57s056  
17 TIMO GLOCK ALE MTEK BMW + 58s557  
18 VITALY PETROV RUS MERCEDES AMG + 1 volta  
19 AUGUSTO FARFUS JR. BRA RBM BMW   NC
20 NICO MÜLLER SUI ROSBERG AUDI   NC
21 TIMO SCHEIDER ALE PHOENIX AUDI   NC
22 MIGUEL MOLINA ESP ABT SPORTSLINE AUDI   NC
23 MATTIAS EKSTRÖM SUE ABT SPORTSLINE AUDI   NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.