Green herda pole-position em Oschersleben com punição de Spengler. Farfus larga em segundo
Bruno Spengler foi o mais veloz na classificação em Oschersleben, mas foi punido com a perda de cinco posições por utilizar os pneus de maneira incorreta. Com isso, Jamie Green sai em primeiro com Augusto Farfus em segundo e Mike Rockenfeller, líder do campeonato, terceiro
Jamie Green herdou a pole-position para a etapa de Oschersleben – a segunda na temporada – neste sábado (14), após Bruno Spengler, o mais veloz na pista, ser punido com a perda de cinco posições no grid por ter utilizado no Q3 pneus registrados para o Q4.
Augusto Farfus chegou à fase final da classificação e, com a punição ao canadense, larga na segunda posição, seguido pelo líder do campeonato, Mike Rockenfeller. Dirk Werner é o quarto e Filipe Albuquerque completam os cinco primeiros.
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Para os demais postulantes ao título, o treino que definiu as posições de largada para a oitava etapa da temporada 2013 do DTM não foi dos melhores.
Robert Wickens larga em 11º, beneficiado pela punição imposta a Gary Paffett, que perdeu cinco posições no grid de largada por ter utilizado ilegalmente um jogo de pneus durante os treinos livres. O piloto da Mercedes marcou o sétimo tempo, mas largará em 12º.
Já Christian Vietoris, o vice-líder do campeonato, teve um sábado daqueles pra se esquecer. O piloto, também da Mercedes, foi eliminado ainda no Q1 e larga apenas na 20ª posição. Vietoris seria o 21º, mas Daniel Juncadella também foi punido pelo uso incorreto dos compostos e caiu do 20º para o 22º e último posto no grid de largada.
Confira como foi a classificação do DTM em Oschersleben:
O Q1 começou com pista molhada e o principal perdedor nesta parte da classificação foi Christian Vietoris, o vice-líder do campeonato. O representante da Mercedes marcou apenas o 21º tempo, ficando pelo caminho.
A situação de Vietoris ficou menos pior com a punição a Daniel Juncadella, que utilizou um jogo de pneus que não estava disponível para seu carro e foi punido, caindo de 20º para a 22ª e última posição do grid.
Rockenfeller quase ficou no Q1 também, mas registrou uma boa volta nos instantes finais e garantiu a passagem para o Q2. Os pilotos que fizeram companhia a Vietoris e Juncadella, sendo eliminados no Q1, foram Edoardo Mortara (17º), Joey Hand (18º), Andy Priaulx (19º) e Roberto Merhi (21º).
No Q2, a pista começou a secar. Quem marcou tempos nos cinco primeiros minutos se deu bem, pois a chuva voltou a cair. Desta vez, o principal prejudicado foi o terceiro colocado no campeonato, Robert Wickens, que vai largar na 11ª posição.
Adrien Tambay e Wickens, 11º e 12º na pista, respectivamente, subiram uma posição cada um com a punição a Gary Paffett – que perdeu cinco posições no grid por também ter usado pneus de forma irregular nos treinos livres. Mattias Ekström (13º), Pascal Wehrlein (14º), Marco Wittman (15º) e Timo Glock (16º) também foram eliminados no Q2.
Quando o Q3 começou, a pista estava um pouco melhor. Os pilotos não perderam tempo e foram rapidamente registrar suas marcas, que melhoravam volta a volta. Com isso, a definição dos pilotos que iriam à fase final do treino só poderia se definir nos segundos finais.
Spengler e Green registraram suas melhores marcas na última tentativa e foram para o Q4, acompanhados por Farfus e Rockenfeller. Dirk Werner ficou então com a quinta posição e Filipe Albuquerque com a sexta. Paffett foi o sétimo na pista, mas caiu para 12º com a punição. Miguel Molina, Martin Tomczyk e Timo Scheider – oitavo, nono e décimo, respectivamente – também ganharam uma posição cada com a queda de Paffett.
Na fase decisiva da classificação, Green foi o primeiro a ir para a pista, marcando 1m20s263. Farfus entrou na sequência e não conseguiu superar o piloto da Audi, registrando 1m20s442.
Então Spengler foi à pista e marcou 1m20s140, roubando a primeira posição de Green. A única ameaça ao piloto da BMW era Rockenfeller, mas o líder do campeonato não foi bem, registrando 1m20s444 e ficando com a quarta posição.
A festa, até então, era do canadense. Horas depois, no entanto, Spengler foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada por ter utilizado no Q3 um jogo de pneus que estava registrado para o Q4, e parte do sexto lugar.
Green herdou a pole-position e Farfus larga em segundo. Rockenfeller subiu para terceiro, Werner para quarto e Albuquerque foi para a quinta posição.
A largada para a oitava etapa da temporada 2013 do DTM está marcada para às 8h30 (de Brasília) deste domingo.
DTM, Oschersleben, grid de largada:
1 | Jamie GREEN | ING | Abt Sportsline Audi | 1:20.263 | ||
2 | Augusto FARFUS | BRA | RBM BMW | 1:20.442 | +0.179 | |
3 | Mike ROCKENFELLER | ALE | Phoenix Audi | 1:20.444 | +0.181 | |
4 | Dirk WERNER | ALE | Schnitzer BMW | 1:20.229 | ||
5 | Filipe ALBUQUERQUE | POR | Rosberg Audi | 1:20.306 | ||
6 | Bruno SPENGLER | CAN | Schnitzer BMW | P+5 | 1:20.140 | |
7 | Miguel MOLINA | ESP | Phoenix Audi | 1:20.371 | ||
8 | Martin TOMCZYK | ALE | RMG BMW | 1:20.467 | ||
9 | Timo SCHEIDER | ALE | Abt Audi | 1:20.761 | ||
10 | Adrien TAMBAY | FRA | Abt Audi | 1:21.161 | ||
11 | Robert WICKENS | CAN | Mercedes AMG | 1:21.185 | ||
12 | Gary PAFFETT | ING | Mercedes AMG | P+5 | 1:20.333 | |
13 | Mattias EKSTRÖM | SUE | Abt Sportsline Audi | 1:21.277 | ||
14 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Mercedes AMG | 1:21.351 | ||
15 | Marco WITTMANN | ALE | MTEK BMW | 1:21.489 | ||
16 | Timo GLOCK | ALE | MTEK BMW | 1:21.540 | ||
17 | Edoardo MORTARA | ITA | Rosberg Audi | 1:21.077 | ||
18 | Joey HAND | EUA | RBM BMW | 1:21.173 | ||
19 | Andy PRIAULX | ING | RMG BMW | 1:21.181 | ||
20 | Christian VIETORIS | ALE | Mercedes AMG | 1:21.400 | ||
21 | Roberto MERHI | ESP | Mercedes AMG | 1:21.587 | ||
22 | Daniel JUNCADELLA | ESP | Mercedes AMG | P+5 | 1:21.258 |