Green repete domínio, vence pela terceira vez em quatro corridas e dispara na classificação do DTM. Farfus abandona
Jamie Green foi superado por Mattias Ekström na primeira volta, mas não levou muito tempo para retomar a ponta e coroar um fim de semana perfeito no Euro Speedway. Por outro lado, Augusto Farfus novamente teve uma Mercedes pelo caminho — a de Maximilian Götz — e teve de abandonar após seu carro ficar danificado após toque do piloto alemão
Jamie Green foi o grande nome do fim de semana em Lausitzring, e a Audi, a grande montadora desta segunda etapa da temporada 2015 do DTM. A grande performance do britânico no sábado foi repetida neste domingo (31) no Euro Speedway. Coroando um fim de semana incrível, o piloto venceu a corrida mais longa da rodada dupla e disparou na liderança do campeonato, liderando um top-5 fantástico da Audi: Mattias Ekström terminou em segundo, com Miguel Molina em terceiro. Timo Scheider fechou em quarto, enquanto Edoardo Mortara finalizou em quinto lugar.
Para Augusto Farfus, ao contrário de Green, o fim de semana em Lausitz foi terrível. No sábado, o único brasileiro do DTM acabou levando azar ao ser tocado pela Mercedes de Lucas Auer e abandonou. No domingo, o curitibano classificou-se melhor, largou em sétimo, e era o décimo depois de sofrer um toque de outra Mercedes, a de Maximilian Götz, e ter novamente que encerrar precocemente sua participação no circuito misto do Euro Speedway.
Relacionadas
Após quatro corridas disputadas, Green soma 75 pontos, enquanto Ekström e Mortara estão empatados, com 58. Pascal Wehrlein, da Mercedes, acumula 32, contra 27 do espanhol Molina.
Agora o DTM faz uma pausa de quase um mês e retorna às pistas para a terceira rodada dupla do campeonato em Norisring, nas ruas de Nuremberg, para o fim de semana de 26 a 28 de junho.
Confira como foi a corrida 2 do DTM em Lausitzring:
Supremo no sábado e dono da pole-position no domingo, Jamie Green ficou pouco tempo na liderança e acabou sendo superado por Mattias Ekström, que tomou a ponta na primeira volta. O domínio da Audi seguia intransponível em Lausitz, com Molina vindo em terceiro, Timo Scheider em quarto e Edoardo Mortara fechando o top-5. Farfus, desta vez sem ter de enfrentar os azares que acabaram com sua corrida no sábado, se mantinha num bom sétimo lugar.
Mas Green sempre se manteve próximo ao ritmo do sueco e não deixou Ekström escapar na frente. Durante um bom tempo, o britânico ficou na espreita à espera da melhor oportunidade para retomar a liderança. E a chance aconteceu na nona volta da corrida, quando o líder do campeonato finalmente fez a ultrapassagem e assumiu o primeiro lugar em Lausitz.
O rol dos cinco primeiros seguia inalterado, com Molina em terceiro, Scheider e Mortara na sequência. Maxime Martin era o melhor piloto da BMW, em sexto, seguido de perto por Farfus. Por sua vez, o espanhol Juncadella era o melhor da Mercedes, em oitavo lugar, com Nico Müller e Mike Rockenfeller, outros dois pilotos da Audi, completando o top-10.
Aí, a partir da 13ª volta, os pilotos iniciaram a janela para troca de pneus, realizando assim o pit-stop obrigatório para a maior corrida do fim de semana em Lausitzring.
#GALERIA(5335)
Após fazer sua parada na 17ª volta, Green conseguiu voltar à frente de Ekström, mas momentaneamente em sétimo, já que pilotos como Mortara, Juncadella, Vietoris, Spengler e o próprio Farfus deixaram seus respectivos pit-stops para algumas voltas depois.
Com a parada de Spengler na volta 20, Green voltou à liderança da prova e trouxe consigo mais três pilotos da Audi, mantendo as colocações antes da janela de pit-stops, com Ekström, Molina e Scheider ocupando os quatro primeiros lugares. O top-5 dourado da Audi era completado por Mortara. O período de troca de pneus acabou não sendo favorável para Farfus, que perdeu três posições e caiu para décimo lugar.
A luta pelo posto de ‘melhor do resto’, tamanho era o domínio da Audi no Euro Speedway, era protagonizada pela Mercedes, que tinha Dani Juncadella em sexto, seguido pelo estreante Maximilian Götz, que fazia sua melhor corrida na temporada. Já o belga Martin era o melhor da BMW, com Nico Müller e Farfus fechando o rol dos dez primeiros na primeira metade da corrida.
A performance de Juncadella era muito boa, de longe a sua melhor em 2015, mas não o bastante para chegar perto da supremacia da Audi em Lausitzring.
Por outro lado, na 30ª volta, Farfus tinha de lidar novamente com a má sorte na temporada. Depois de uma dura disputa com Götz, o brasileiro foi tocado pelo carro do novato alemão, e sua BMW M4 ficou danificada a tal ponto que não houve alternativa a não ser recolher para os boxes e encerrar sua participação na corrida, encerrando um fim de semana extremamente difícil no Euro Speedway.
Já eram percorridas 39 voltas quando Lucas Auer rodou e acabou parando na área de escape, na brita, quando perseguia o campeão Marco Wittmann. Aí a direção de prova acionou o safety-car para facilitar o processo de remoção da Mercedes do novato alemão do trecho antes de retomar a prova, quando restavam pouco mais de dez minutos mais uma volta para a bandeirada.
A relargada foi dada com 42 voltas. Green manteve a ponta, ainda que Ekström tenha buscado uma maior aproximação, sem sucesso. Juncadella era quem pressionava Mortara na luta pelo quinto lugar, mas o italiano defendia bem seu posto na última parte da corrida. Na última volta, o espanhol fez uma última tentativa e emparelhou com Edoardo na entrada da última curva, por fora, mas o piloto da Audi manteve a quinta colocação na corrida.
A vitória acabou mesmo com Green, que após 46 voltas cruzou a linha de chegada com 2s144 de frente para Ekström. Molina finalmente foi ao pódio que lhe escapou no sábado, enquanto Timo Scheider ficou em quarto e Mortara completou o quinteto dourado da Audi em Lausitz. Juncadella conseguiu sustentar o sexto lugar na corrida deste domingo.
DTM, etapa 2, Lausitzring, corrida 2, final:
1 | JAMIE GREEN | ING | Audi Rosberg | 1:02:33.014 | 46 voltas |
2 | MATTIAS EKSTRÖM | SUE | Audi Abt | +2.144 | |
3 | MIGUEL MOLINA | ESP | Abt Audi | +5.038 | |
4 | TIMO SCHEIDER | ALE | Audi Phoenix | +5.678 | |
5 | EDOARDO MORTARA | ITA | Audi Abt | +7.708 | |
6 | DANIEL JUNCADELLA | ESP | Mercedes Mücke | +9.165 | |
7 | CHRISTIAN VIETORIS | ALE | Mercedes HWA | +9.906 | |
8 | MAXIME MARTIN | BEL | BMW RMG | +10.789 | |
9 | NICO MÜLLER | SUI | Audi Rosberg | +11.187 | |
10 | MIKE ROCKENFELLER | ALE | Audi Phoenix | +12.055 | |
11 | MARTIN TOMCZYK | ALE | BMW Schnitzer | +12.267 | |
12 | TIMO GLOCK | ALE | BMW MTEK | +12.864 | |
13 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | Mercedes HWA | +14.741 | |
14 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | BMW Schnitzer | +14.750 | |
15 | PAUL DI RESTA | ESC | Mercedes HWA | +15.937 | |
16 | MAXIMILIAN GÖTZ | ALE | Mercedes Mücke | +16.470 | |
17 | MARCO WITTMANN | ALE | BMW RMG | +19.903 | |
18 | ROBERT WICKENS | CAN | Mercedes HWA | +21.325 | |
19 | BRUNO SPENGLER | CAN | BMW MTEK | +41.439 | |
20 | ADRIEN TAMBAY | FRA | Audi Abt | +4 voltas | NC |
21 | LUCAS AUER | AUT | Mercedes ART | +10 voltas | NC |
22 | AUGUSTO FARFUS | BRA | BMW RBM | +16 voltas | NC |
23 | GARY PAFFETT | ING | Mercedes ART | +42 voltas | NC |
24 | TOM BLOMQVIST | ING | BMW RBM | +44 voltas | NC |