Juncadella termina na frente, mas é punido e entrega vitória para Rast na corrida 1 do DTM na Áustria

Uma punição emitida na última volta acabou com as chances de vitória de Daniel Juncadella no DTM. O espanhol foi relegado ao 14º lugar, enquanto René Rast herdou a vitória – terceira seguida – ao ser beneficiado por ordens de equipe da Audi

A corrida 1 do DTM no Red Bull Ring, realizada neste sábado (22), reservou uma montanha-russa de emoções para Daniel Juncadella. O piloto espanhol foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada, mas uma infração durante período de safety-car resultou em punição e vitória inesperada de René Rast.
 
A punição de Juncadella foi um drive-through, mas com um porém: a direção de prova só comunicou a necessidade de passar pelos boxes na última volta, quando o espanhol já não tinha mais condições de cumprir. Assim, o jeito foi aplicar o acréscimo de 30s ao total de prova do piloto da Mercedes, que passou a ser computado no 14º lugar. O DTM não especificou a infração em questão. A Audi reagiu rapidamente, usando ordens de equipe para pedir que Mike Rockenfeller cedesse a futura liderança a Rast, ainda com chances de título.
René Rast levou a melhor no Red Bull Ring (Foto: DTM)

Atrás de Rast e Rockenfeller, o pódio ficou 100% Audi com a presença de Nico Müller. Paul di Resta cruzou a linha de chegada em quarto, assumindo a liderança do campeonato. Jamie Green foi quinto. A zona de pontos ainda contou com Lucas Auer, Marco Wittmann, Philipp Eng, Augusto Farfus e Gary Paffett.

 
O resultado ruim de Paffett, aliás, foi determinante para a troca de líder no campeonato. O décimo lugar rendeu apenas 1 ponto, indo a 207. Di Resta, somando 12, aparece com 216. Rast segue em terceiro e, com três vitórias em sequência, soma 174. Os três são os únicos ainda com chances realísticas de título.
 
A segunda e última corrida do fim de semana acontece neste domingo no Red Bull Ring. A decisão do DTM acontece nos dias 13 e 14 de outubro em Hockenheim.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.