Bortolotti vence corrida 1 na Áustria e assume liderança do DTM. Kelvin van der Linde é 8º

A bordo do Lamborghini #92, Mirko Bortolotti largou da quarta posição, foi agressivo nas primeiras voltas, tomou a liderança de Maro Engel e se defendeu até o fim no Red Bull Ring

Mirko Bortolotti venceu com autoridade a corrida 1 do DTM no Red Bull Ring e assumiu a liderança do campeonato, já que Kelvin van der Linde, principal concorrente ao título na temporada 2024, fez uma classificação ruim e só conseguiu cruzar a linha de chegada na oitava posição. Também com chances de se tornar campeão, Maro Engel ficou em segundo, enquanto Arjun Maini completou o pódio.

O sábado na Áustria começou com a definição do grid de largada. Por causa da garoa que caiu no circuito e deixou a pista levemente molhada, tornando inviável o uso dos slicks, os pilotos tiveram de lidar com uma condição adversa na busca pela volta mais rápida. Kelvin van der Linde foi um dos que mais sofreram e falhou na tentativa de encaixar o giro perfeito, garantindo apenas o 18º lugar. Maini cravou 1min30s128 e ficou com a pole-position, 0s275 mais rápido que Maximilian Paul, segundo colocado. Engel e Bortolotti saíram de terceiro e quarto, respectivamente.

Horas depois, em uma pista inicialmente úmida, o indiano da Mercedes largou bem na corrida 1 e até segurou a ponta nos primeiros metros, mas viu Maro se aproximando rapidamente na curva 4 e preparando o bote, que aconteceu entre as curvas 5 e 6. Tranquilo na liderança a partir de então, o alemão da Winward Racing passou a ser incomodado por Mirko na volta 6, depois que o atual líder do campeonato não tomou conhecimento de Maini e assumiu o segundo lugar.

Com todos os pilotos sofrendo para manter os pneus frios depois que o asfalto começou a secar, Bortolotti conseguiu encostar em Engel na volta 8 e tirou proveito de um erro do rival na curva 3 para tomar a liderança. Quando a janela dos boxes abriu, Maro foi o primeiro dentre os ponteiros a fazer a troca para os slicks, sendo acompanhado logo em seguida por Mirko e Arjun.

Mirko Bortolotti assumiu a liderança do DTM (Foto: Adac Media)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Stolz se vale de punição a Vermeulen e vence corrida 2 do DTM em Sachsenring

Após calçar os novos compostos, o italiano conseguiu abrir uma vantagem de 5s em relação ao segundo colocado e parecia caminhar tranquilo para a vitória. Entretanto, Engel pisou fundo durante a segunda metade do stint e conseguiu diminuir a diferença para apenas 1s quando restavam aproximadamente 10 min para o cronômetro zerar.

Por fim, Bortolotti conseguiu manter a distância e se tornou o décimo piloto diferente a triunfar no DTM na temporada 2024. Kelvin van der Linde, que largou do fundo do pelotão, fez uma boa prova de recuperação, mas não conseguiu ir além do oitavo lugar e foi ultrapassado na classificação do campeonato. O sul-africano somou apenas 8 pontos e chegou a um total de 178, enquanto Mirko acumulou mais 25 tentos na conta e agora totaliza 188.

Engel terminou a corrida 1 na segunda posição e alcançou 176 pontos na tabela, ficando em terceiro. Neste sábado, Maini, Luca Stolz e Ayhancan Güven fecharam o top -5. Clemens Schmid, da McLaren, terminou em 15º e ficou com o último tento disponível.

O fim de semana do DTM no Red Bull Ring termina neste domingo, com a segunda corrida da rodada dupla austríaca.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.