Mortara herda dianteira com abandono de Green e vence corrida 1 na Áustria. 2º, Wehrlein lidera campeonato

Edoardo Mortara não largou muito bem, mas deu sorte ao ganhar a posição ainda na segunda volta. Depois, foi competente para levar o carro com tranquilidade até o fim

Edoardo Mortara venceu neste sábado (1) a primeira corrida do DTM na Áustria. O italiano, pole-position, perdeu a liderança para Jamie Green ainda na largada, mas acabou recuperando a posição depois de Green enfrentar problemas no seu carro ainda na segunda volta. Seguro, Mortara não deixou margens para ataques e recebeu a bandeirada na frente após 29 voltas. O piloto da Audi completou a prova em 41min41s536, 1s796 à frente de Pascal Wehrlein (Mercedes), o segundo colocado. Paul Di Resta (Mercedes) completou o pódio.

 
Christian Vietoris terminou em quarto, Mattias Ekström em quinto e Augusto Farfus em sexto. Gary Paffet, Mike Rockenfeller, Marco Wittmann e Adrien Tambay fecharam o grupo dos dez melhores.
Edoardo Mortara venceu pela segunda vez no DTM (Foto: DTM)
Com a sua segunda colocação, Wehrlein sobe para a liderança do campeonato com 94 pontos. O abandono de Jamie Green custou caro. Da liderança, caiu para a quarta posição na tabela.
 
No domingo (2), serão realizados o treino classificatório e a segunda corrida do fim de semana.
 
Confira como foi a corrida 1 do DTM em Spielberg:
 
Veio o sinal verde e Edoardo Mortara perdeu a ponta ainda na primeira curva para Jamie Green, líder do campeonato. Também na largada, Vietoris ganhou a posição de Augusto Farfus. Mas na abertura da segunda volta, o #53 teve um problema de acionamento nas marchas e acabou ficando pelo caminho, deixando a liderança de novo no colo do italiano. Mortara começou a abrir e nos primeiros giros já tinha conseguido uma boa vantagem para os demais. 
 
Paul Di Resta, em segundo, tentava a todo custo se defender dos ataques de Pascal Wehrlein. Christian Vietoris fazia o mesmo em relação a Farfus, que, visivelmente mais rápido, tentava de todas as formas superar seu concorrente. Mais atrás, a disputa de posições também era intensa, com toques aqui e acolá. De tanto insistir, Wehrlein conseguiu a manobra de ultrapassagem, assumindo o segundo posto.
 
Bruno Spengler acabou advertido por forças ultrapassagem. Na oitava volta, Robert Wickens foi para os boxes verificar as avarias no seu carro e de lá não mais saiu. Na pista Gary Paffet se aproveitava do erro de Wittmann e ganhava a sétima posição. Já Martin Tomczyk também recolheu. O motivo? Os estragos no carro depois do bate-bate.
 
A segunda metade da prova foi mais tranquila, sem tantos toques. As brigas se resumiam às posições intermediárias. Na frente, as três primeiras colocações pareciam definidas. A briga entre Vietoris e Farfus, contudo, não cessava. Só que a situação era a mesma. Com essa indefinição, quem apareceu foi Mattias Ekström, que em poucas voltas se aproximou consideravelmente de Farfus. E o brasileiro não conseguiu segurar o ímpeto do piloto da Audi, sendo ultrapassado na última volta.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.