Scheider supera Farfus no fim da e coloca Audi na pole na abertura da temporada em Hockenheim

Bicampeão do DTM, Timo Scheider assegurou a pole-position da primeira corrida da temporada 2013 da categoria. O alemão superou Augusto Farfus por apenas 0s116 no fim do chamado Q4 e colocou a Audi na posição de honra em Hockenheim


Contrariando os prognósticos que apontavam para o favoritismo da BMW na luta pela pole-position da abertura da temporada 2013 do DTM, em Hockenheim, Timo Scheider colocou a Audi na posição de honra do grid no tradicional circuito alemão neste sábado (4). O bicampeão do Campeonato Alemão de Turismo tirou de Augusto Farfus a ponta no fim do último segmento da classificação, o Q4, e garantiu sua 11ª pole na carreira. O brasileiro manteve um bom desempenho ao longo de todas as sessões classificatórias e vai largar em segundo com sua BMW #7.

A segunda fila do grid foi toda protagonizada pela Mercedes. Com seus jovens valores Robert Wickens e Christian Vietoris, a montadora chefiada agora por Toto Wolff começa a temporada atrás das rivais Audi e BMW, mas com boas perspectivas, sobretudo com seus jovens pilotos. Dessa nova geração da Mercedes, Pascal Wehrlein, um dos grandes destaques de toda a classificação, larga em nono, com Daniel Juncadella em décimo.

Já o experientíssimo Gary Paffett sai em sexto e completa a terceira fila do grid ao lado do não menos experiente Mattias Ekström. O atual campeão do DTM, Bruno Spengler, sai em sétimo, ao lado de Wehrlein. Joey Hand e Juncadella fecham o rol dos dez primeiros. Timo Glock, oriundo da F1, teve um desempenho bem razoável em Hockenheim em sua estreia oficial pela BMW. O alemão avançou ao Q2 e ficou em 15º no grid, saindo ao lado do luso Filipe Albuquerque, da Audi.
Timo Scheider anotou a pole-position da etapa de abertura do DTM em Hockenheim (Foto: DTM)

O mais rápido do Q1 foi Farfus. O curitibano registrou o melhor tempo do primeiro segmento da classificação em Hockenheim ao anotar 1min49s136. Mas o grande destaque da sessão ficou por conta do novato Pascal Vehrlein. A nova joia da Mercedes anotou a segunda melhor marca do Q1, ficando a menos de 0s2 do brasileiro. Christian Vietoris, também da Mercedes, completou o top-3 na encharcada pista de Hockenheim.

No treino em que avançaram os 16 melhores para o Q2, ficaram de fora, pela ordem, Andy Priaulx, Miguel Molina, Edoardo Mortara, Roberto Merhi, Marco Wittmann e Dirk Werner. Timo Glock, que também estreia no DTM nesta temporada, não comprometeu e avançou para o grupo dos 16 mais rápidos na classificação em sua primeira parte.

Já a segunda fase da sessão teve o brilho do jovem alemão Wehrlein. Oriundo da F3 Europeia, o novo ‘menino de ouro’ da Mercedes simplesmente fez a volta mais rápida do Q2, desbancando grandes candidatos à pole. 

Sem chuva e com a pista melhorando de maneira considerável, Pascal cravou 1min47s890 e desbancou, pela ordem, Farfus, Robert Wickens e Christian Vietoris. Dos quatro primeiros colocados, três pilotos com Mercedes, mostrando que a marca prateada volta com força nesta temporada.
Pascal Wehrlein brilhou em boa parte da classificação em Hockenheim (Foto: DTM)

Mattias Ekström foi o quinto colocado da sessão, tendo o atual campeão, Bruno Spengler, em sexto com seu BMW. Gary Paffett, o vice-campeão, apareceu em sétimo, com Timo Scheider, da Audi, no oitavo posto. Daniel Juncadella, outro jovem valor da Mercedes, foi ao Q3 logo em sua prova de estreia, passando em nono lugar, logo à frente do experiente norte-americano da BMW, Joey Hand.

No confronto entre os experientes e os novatos no Q3, brilhou mais forte a estrela do jovem Vietoris. Em sua segunda temporada no DTM, o piloto da Mercedes assegurou a melhor marca do segmento ao cravar 1min39s376, com a pista praticamente seca. O alemão foi seguido pelo compatriota, o experiente piloto da Audi Timo Scheider. 

Farfus conseguiu assegurar uma vaga para a disputa da pole no chamado Q4. Nos segundos finais, o brasileiro anotou 1min39s570, apenas 0s194 atrás de Vietoris, e colocou a única BMW na luta pela posição de honra do grid. 

A última vaga na parte final da classificação ficou com Wickens, campeão da World Series by Renault em 2011. Wehrlein liderou boa parte do Q3, mas acabou sendo superado nos minutos finais e ficou com o oitavo lugar no grid, o que não invalida sua grande performance neste começo de temporada.

No Q4, Wickens foi o primeiro a deixar os boxes em Hockenheim. O jovem piloto canadense foi seguido por Farfus, Scheider e Vietoris. Duas Mercedes contra um Audi e uma BMW na luta pela pole da primeira corrida de uma temporada que promete em 2013. Farfus foi o primeiro a registrar volta rápida na chamada Superpole. 
Bem em todo o fim de semana, Farfus larga em segundo na Alemanha (Foto: DTM)

O brasileiro cravou 1min36s034, melhorando em mais de 3s o tempo obtido por Vietoris no Q3. Mas essa marca obtida pelo curitibano seria batida pouco depois. Scheider, na sequência, quebrou a marca de Farfus em 0s116. Graças à ótima volta, Timo colocou a Audi, depois de um ano desastroso no DTM, na primeira pole-position da temporada 2013. Farfus dividirá com o alemão a primeira fila do grid em Hockenheim em um fim de semana, pelo menos até agora, bastante promissor.

Vietoris sai em terceiro depois de ter marcado 1min36s194 em sua única volta rápida. Por sua vez, Wickens não registrou volta cronometrada no Q4, mas completa a segunda fila do grid toda da Mercedes no tradicional circuito alemão.

DTM, Hockenheim, etapa 1, grid de largada:
1 Timo SCHEIDER ALE Abt Sportsline Audi   1:35.918  
2 Augusto FARFUS BRA RBM BMW   1:36.034 +0.116
3 Christian VIETORIS ALE HWA Mercedes   1:36.194 +0.276
4 Robert WICKENS CAN Mücke Mercedes      
5 Mattias EKSTRÖM SUE Abt Sportsline Audi   1:40.005  
6 Gary PAFFETT ING HWA Mercedes   1:40.496  
7 Bruno SPENGLER CAN Schnitzer BMW   1:41.184  
8 Pascal WEHRLEIN ALE Mücke Mercedes   1:41.337  
9 Joey HAND EUA RMG BMW   1:41.637  
10 Daniel JUNCADELLA ESP Mücke Mercedes   1:43.775  
11 Martin TOMCZYK ALE RMG BMW   1:48.947  
12 Jamie GREEN ING HWA Mercedes   1:49.129  
13 Adrien TAMBAY FRA Abt Audi   1:49.136  
14 Mike ROCKENFELLER ALE Phoenix Audi   1:49.366  
15 Timo GLOCK ALE MTEK BMW   1:49.842  
16 Filipe ALBUQUERQUE POR Rosberg Audi   1:50.296  
17 Andy PRIAULX ING RBM BMW   1:50.190  
18 Miguel MOLINA ESP Phoenix Audi   1:50.399  
19 Edoardo MORTARA ITA Rosberg Audi   1:50.416  
20 Roberto MERHI ESP Persson Mercedes   1:50.810  
21 Marco WITTMANN ALE MTEK BMW   1:50.871  
22 Dirk WERNER ALE Schnitzer BMW   1:50.926  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.