Scheider vence e Wehrlein se sagra campeão mais jovem da história do DTM com oitavo lugar em Hockenheim
Pascal Wehrlein colocou um ponto de exclamação no título aos deixar os adversários na luta pelo caneco para trás e terminar com a disputa mesmo conquistando apenas quatro pontos. Na corrida vencida por Timo Scheider, Wehrlein se tornou o mais jovem campeão da história do DTM
Pascal Wehrlein botou um ponto de exclamação na temporada que fez ao terminar a corrida deste sábado (17) na frente dos rivais na luta pelo título. A menos de 24 horas de completar 21 anos de idade, Wehrlein se torna o campeão mais jovem da história do DTM e aumenta o currículo ainda curto, mas já especial.
Pouco importou largar na 13ª colocação. Com Edoardo Mortara e Mattias Ekström tropeçando nele mesmo e nos outros, Pascal foi subindo devagar e terminou na oitava colocação. 169 pontos inalcançáveis, e Wehrlein vai correr no dia de seu aniversário apenas para dar as voltas do campeão, no que pode ser sua despedida do DTM se de fato estiver de malas prontas para a F1.
É também o primeiro título da Mercedes desde que Paul di Resta faturou o caneco em 2010. Pela primeira vez, o time de Stuttgart vai colocar no bolso o DTM e a F1 no mesmo ano.
Na frente, Timo Scheider venceu uma corrida em que pouco se olhou para o primeiro lugar. Na relargada após o safety-car, ele passou Maxime Martin e nunca olhou para trás. Jamie Green também passou Martin, e os dois completaram o pódio.
Os dois rivais diretos que poderiam chegar ao título, Ekström e Mortara, podem esquecer. O italiano viu suas chances irem para a vala na largada, quando se tocou com um companheiro de Audi, Adrien Tambay. Ekström largou de maneira péssima, mas na segunda volta ainda acabou tocado por Robert Wickens e rodou – era o fim para ambos. Wehrlein apenas marchou para a conquista sob os olhos de Toto Wolff.
Wehrlein campeão do DTM em 2015 (Foto: Mercedes)
Confira como foi a corrida:
Com Edoardo Mortara ainda na briga matemática pelo título, tudo que não se esperaria da largada da penúltima corrida do ano era uma outra Audi se enroscar no #48 em qualquer momento da prova. No entanto, foi exatamente o que aconteceu logo após a largada. Adrien Tambey e Mortara se tocara, o francês saiu da prova imediatamente e Mortara precisou ir aos boxes. Praticamente um fim de jogo na luta pelo título.
Olhando para a posição de largada ruim de Pascal Wehrlein, o 13º lugar, seria fácil pensar que os adversários possíveis correriam pela vida em Hockenheim. Mas só que no foi esse o caso.
Além de Mortara nos boxes, Mattias Ekström largou terrivamelmente mal e caiu para trás no pelotão. Podia ficar pior, como ficou provado em instantes. Robert Wickens segurou no freio para passar pelo sueco na curva, o tocou e fez o ex-líder do campeonato rodar. Atrás, Gary Paffett e Miguel Molina se bateram, sobrando até para Augusto Farfus. Safety-car chamado.
A relargada foi na sexta volta, com Wehrlein ainda na 13ª colocação, mas agora em boa posição para ser campeão mesmo sem pontuar. Bruno Spengler e Wickens foram punidos na sequência, um por empurrar Tambay e o outro pela batida com Ekström. Na frente, Timo Scheider passava Maxime Martin.
Wehrlein quase escapou em dado momento e chegou a ser pressionado por Martin Tomczyk, chegou a ser passado, mas devolveu na mesma moeda. Christian Vietoris também saiu da frente. Algumas voltas depois, ao passar Maximilian Götz, era o nono. Tentando limpar sua barra, Ekström era o 11º. A esta altura, Mortara já havia carregado o carro de volta aos boxes e abandonado.
No esquecida briga pelo pódio, enquanto Scheider disparava a oito minutos do fim, Jamie Green passava Martin. Paul Di Resta, Mike Rockenfeller, Marco Wittmann e Tom Blomqvist vinham na sequência. Wehrlein passara António Félix da Costa, que se defendia de Götz da forma que dava, completando o top-10.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.No dia em que terminou com o primeiro título da Mercedes desde 2010, teve também a primeira vitória de Scheider na categoria desde o mesmo ano. Wehrlein terminou ali mesmo, em oitavo, se sagrando o mais jovem campeão da história do DTM.
Relacionadas
DTM, Hockenheim, Classificação Final:
1 | TIMO SCHEIDER | ALE | Audi Phoenix | 42:27.725 |
2 | JAMIE GREEN | ING | Audi Rosberg | +2.875 |
3 | MAXIME MARTIN | BEL | BMW RMG | +3.756 |
4 | PAUL DI RESTA | ESC | Mercedes HWA | +4.865 |
5 | MIKE ROCKENFELLER | ALE | Audi Phoenix | +11.708 |
6 | MARCO WITTMANN | ALE | BMW RMG | +15.768 |
7 | TOM BLOMQVIST | ING | BMW RBM | +16.972 |
8 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | Mercedes HWA | +22.034 |
9 | MATTIAS EKSTRÖM | SUE | Audi Abt | +23.719 |
10 | MAXIMILIAN GÖTZ | ALE | Mercedes Mücke | +24.137 |
11 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | BMW Schnitzer | +25.405 |
12 | CHRISTIAN VIETORIS | ALE | Mercedes HWA | +25.597 |
13 | DANIEL JUNCADELLA | ESP | Mercedes Mücke | +26.780 |
14 | MIGUEL MOLINA | ESP | Abt Audi | +31.566 |
15 | NICO MÜLLER | SUI | Audi Rosberg | +32.108 |
16 | MARTIN TOMCZYK | ALE | BMW Schnitzer | +41.299 |
17 | LUCAS AUER | AUT | Mercedes ART | +43.679 |
18 | TIMO GLOCK | ALE | BMW MTEK | +2 voltas |
19 | BRUNO SPENGLER | CAN | BMW MTEK | +6 voltas |
20 | EDOARDO MORTARA | ITA | Audi Abt | |
21 | ROBERT WICKENS | CAN | Mercedes HWA | |
22 | AUGUSTO FARFUS | BRA | BMW RBM | |
23 | GARY PAFFETT | ING | Mercedes ART | |
24 | ADRIEN TAMBAY | FRA | Audi Abt |