Spengler confirma favoritismo da BMW e crava pole no Red Bull Ring. Farfus larga em quarto
A BMW teve 100% de aproveitamento na sessão classificatória da etapa de Spielberg do DTM. Neste sábado (1), o atual campeão, Bruno Spengler, confirmou o favoritismo da montadora bávara e conquistou sua 15ª pole na carreira pela categoria. Augusto Farfus sai em quarto
A BMW brilhou na sessão classificatória da etapa de Spielberg do DTM, neste sábado (1), no Red Bull Ring, antigo circuito de Zeltweg, Áustria. A montadora bávara dominou todos os quatro segmentos da definição do grid de largada e pintou como favoritíssima à pole. No fim, deu Bruno Spengler. O canadense, atual campeão do DTM, marcou 1min24s836 e foi 0s111 mais rápido que Marco Wittmann, outro piloto da BMW.
Edoardo Mortara foi o único ‘intruso’ no meio do esquadrão bávaro. Correndo pela Audi, o talentoso italiano assegurou o terceiro lugar do grid e vai largar ao lado do brasileiro Augusto Farfus, outro que esteve bem colocado na maior parte da tomada de tempos.
Completam o rol dos dez primeiros Timo Scheider, Filipe Albuquerque, Robert Wickens, Mike Rockenfeller — atual líder da temporada —, Martin Tomczyk e Gary Paffet, vice-campeão do DTM em 2012.
Saiba como foi a classificação do DTM na Áustria
Marco Wittmann estabeleceu o melhor tempo do Q1 com 1min24s836, com Bruno Spengler em segundo, sacramentando uma dobradinha da BMW. Farfus apenas em 12º. No duelo da Copa da Alemanha, deu Stuttgart. Pascal Vehrlein avançou ao Q2, diferente do espanhol Miguel Molina, que, assim como o compatriota Javi Martínez, vestiu as cores do Bayern de Munique, mas sequer conseguiu continuar no treino classificatório em Spielberg.
Além de Molina, também foram eliminados da primeira parte do treino Jamie Green, Adrien Tambay, Joey Hand, Miguel Molina, Roberto Mehri e Andy Priaulx, ex-companheiro de equipe de Farfus na RBM BMW.
Spengler repetiu a boa performance no Q1 e liderou o Segundo segmento da classificação ao anotar 1min24s675, 0s240 mais rápido que Farfus, que reagiu em relação à primeira parte do treino em Spielberg. Edoardo Mortara foi o melhor piloto da Audi e colocou o #5 na terceira posição, logo à frente de Marco Wittmann, que conseguiu avançar ao Q3 nos segundos finais. Filipe Albuquerque também conseguiu garantir sua vaga.
Avançaram também ao Q3 Gary Paffett, melhor piloto da Mercedes no Q2, em sexto, Martin Tomczyk, na sétima posição, Mike Rockenfeller, vencedor em Brands Hatch, além de Timo Scheider, da Audi, e Robert Wickens, jovem valor da Mercedes. Por outro lado, Dirk Werner, Pascal Wehrlein, Timo Glock, Daniel Juncadella, Mattias Ekström e Christian Vietoris foram eliminados.
No Q3, Spengler manteve a supremacia da BMW e se consolidou como grande favorito à pole. O canadense anotou 1min24s588 e foi para a disputa da Superpole, no chamado Q4, ao lado de outros dois pilotos da montadora bávara e mais um da ‘intrusa’ Audi. Wittmann, companheiro de equipe de Glock, manteve a boa forma e fechou em segundo, com Mortara em terceiro. Farfus com o quarto e último a avançar ao Q4. O brasileiro conquistou o direito de brigar pela pole ao ser apenas 0s031 mais rápido que Scheider o quinto colocado.
Além de Scheider, ficaram de fora Albuquerque, Wickens, Rockenfeller, Tomczyk e Paffett, que não registrou tempo nesta terceira parte da sessão no Red Bull Ring, preferindo economizar pneus para o domingo de corrida.
De fato, a BMW pintava como grande favorita à pole e, principalmente, Spengler. Mas foi Farfus o primeiro dos quatro pilotos a deixar a pista no Q4 e tentar a pole-position no Red Bull Ring. O brasileiro registrou 1min25s183, uma ótima marca. Contudo, Mortara conseguiu ser ainda mais rápido que ‘Ninho’ e colocou a Audi momentaneamente na ponta com 1min25s036, sendo 0s147 mais veloz que Farfus. Faltavam ainda as tentativas de Wittmann e Spengler.
Aí o italiano não conseguiu se sustentar na primeira colocação. O jovem Wittmann foi o primeiro a andar abaixo de 1min25s e registrou 1min24s947. Mas faltava a volta do campeão. De forma triunfal, o canadense honrou seu #1 e cravou 1min24s836, sendo 0s111 mais rápido que Wittmann. Foi a primeira pole de Spengler no ano e a 15ª na carreira como piloto do DTM, confirmando o favoritismo ao longo de toda a sessão neste fim de tarde no circuito austríaco.
DTM, Áustria, Red Bull Ring, grid de largada:
1 | Bruno SPENGLER | CAN | Schnitzer BMW | 1:24.836 | ||
2 | Timo SCHEIDER | ALE | Abt Sportsline Audi | 1:24.887 | +0.265 | |
3 | Filipe ALBUQUERQUE | POR | Rosberg Audi | 1:24.922 | +0.362 | |
4 | Marco WITTMANN | ALE | MTEK BMW | 1:24.947 | +0.382 | |
5 | Robert WICKENS | CAN | Mücke Mercedes | 1:24.973 | ||
6 | Mike ROCKENFELLER | ALE | Phoenix Audi | 1:24.986 | ||
7 | Edoardo MORTARA | ITA | Rosberg Audi | 1:25.036 | ||
8 | Gary PAFFETT | ING | HWA Mercedes | 1:25.065 | ||
9 | Dirk WERNER | ALE | Schnitzer BMW | 1:25.130 | ||
10 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Mücke Mercedes | 1:25.146 | ||
11 | Timo GLOCK | ALE | MTEK BMW | 1:25.168 | ||
12 | Augusto FARFUS | BRA | RBM BMW | 1:25.183 | ||
13 | Martin TOMCZYK | ALE | RMG BMW | 1:25.245 | ||
14 | Daniel JUNCADELLA | ESP | Mücke Mercedes | 1:25.259 | ||
15 | Jamie GREEN | ING | HWA Mercedes | 1:25.351 | ||
16 | Adrien TAMBAY | FRA | Abt Audi | 1:25.406 | ||
17 | Joey HAND | EUA | RMG BMW | 1:25.451 | ||
18 | Mattias EKSTRÖM | SUE | Abt Sportsline Audi | 1:25.497 | ||
19 | Christian VIETORIS | ALE | HWA Mercedes | 1:25.518 | ||
20 | Miguel MOLINA | ESP | Phoenix Audi | 1:25.552 | ||
21 | Roberto MERHI | ESP | Persson Mercedes | 1:25.761 | ||
22 | Andy PRIAULX | ING | RBM BMW |