Wehrlein domina de ponta a ponta prova que sela primeiro título de Wittmann no DTM. Farfus é 7º
Largando da posição de honra do grid e com ótima largada, Pascal Wehrlein não abriu espaço para os adversários e venceu a corrida de ponta a ponta. Marco Wittmann, mesmo em sexto, conseguiu abocanhar seu primeiro título do DTM
Não teve para ninguém em Lausitzring. Pascal Wehrlein dominou de ponta a ponta a prova deste domingo (14), vencendo a corrida com grande facilidade, com uma vantagem de 15s4 para o segundo colocado.
Porém, apesar do triunfo do piloto, os olhos ficaram voltados para Marco Wittmann. Mesmo terminando em sexto, o resultado foi suficiente para o alemão conquistar o título da temporada 2014 do DTM, com duas corridas de antecedência.
Confira como foi a prova:
A corrida já se mostraria bastante agitada. A largada, apesar de não ter acontecido debaixo de chuva, aconteceu com pista úmida, fazendo com que os pilotos optassem por pneus de condições molhadas.
Então, com as luzes verdes, foi dada a partida. Pascal Wehrlein já mostrou ali que a prova seria sua, pulando para a ponta e abrindo grande vantagem para o segundo colocado, Daniel Juncadella. Jamie Green seguiu logo atrás, enquanto Mattias Ekström perdeu desempenho e caiu para quarto.
Apenas um competidor optou por largar com compostos de pista seca, e ele foi Edoardo Mortara. A estratégia, lógico, se mostrou errada, e o piloto, que saiu em 13º, caiu para a última colocação do pelotão.
Quem também mostrou um bom início de prova foi Augusto Farfus. Após ser penalizado e cair para a 20ª colocação do grid, o brasileiro já conseguiu ganhar duas posições na primeira curva, e ali já ditaria o ritmo que seria sua corrida.
Logo na segunda volta, Wehrlein já se distanciava do pelotão. O piloto seguia na ponta, com uma vantagem de mais de 0s3 para o segundo colocado, que passou a ser Christian Vietoris, seguido por Juncadella. Ali, Farfus também já era o 15º.
Ekström, que estava na briga pelo título da temporada, não teve um bom começo. Logo nas primeiras voltas, o sueco acabou perdendo o controle do seu carro, sofrendo uma escapada da pista e perdendo algumas posições.
#GALERIA(5068)
Marco Wittmann comemorou o primeiro título dele no DTM (Foto: DTM)
Seguindo o desastre do postulante ao título veio Jamie Green. O piloto da Audi teria uma prova para esquecer, e o primeiro indício foi quando rodou sozinho na pista e acabou sofrendo uma escapada. Porém, ele conseguiu se recuperar, e voltou em sexto.
A chuva então voltou a cair na região do circuito de Lausitzring. Apesar de ser uma leve garoa, ela voltou a molhar o traçado, o que iria complicar para alguns pilotos mais para a frente.
Para conquistar o título sem depender de ninguém, Wittmann precisaria cravar uma quarta colocação. Porém, o piloto não conseguia se desvencilhar da sétima e da oitava posições, sempre flutuando entre elas durante a prova.
Adrien Tambay, durante o sétimo giro, acabou tocando0 Antônio Félix da Costa, que acabou rodando na pista e parando na grama, sem chances de volta. Ali, o português via sua prova sendo encerrada precocemente.
De repente, mais um erro de Green, para desespero da Audi. O inglês seguia na pista, quando acabou colocando a roda na grama, perdendo o controle de seu carro e saindo do traçado. Quando se recuperou, voltou apenas em 11º.
Farfus, discreto, vinha escalando o pelotão posição por posição. O brasileiro da BMW estava com grande ritmo, e já aparecia em oitavo.
Enquanto isso, Wittmann permanecia na sua sétima colocação, sem conseguir avançar mais no pelotão Porém, com Ekström apenas em 11º, isso já era resultado suficiente para garantir o título do campeonato.
Em certo momento, na abertura da volta 16, que parecia que o líder da corrida perderia seu domínio para os seus adversários. Wehrlein vinha na reta quando acabou perdendo a traseira de seu carro. Logo ele tomou o controle de volta, mas acabou caindo 2s da vantagem para Vietoris.
Wehrlein celebra vitória em Lausitzring (Foto: DTM)
As posições na volta 17 eram Wherlein, Vietors, Juncadella, Timo Scheider e Wickens. Em sétimo, Wittmann já ia assegurando o título.
Ekström então protagonizou um curioso momento na saída dos boxes. O piloto havia parado para trocar os pneus. Porém, ele acabou liberado antes de terminarem os trabalhos, e sua roda não foi fixada corretamente.
Poucos metros fora dos boxes, o postulante ao título se viu obrigado a encostar no canto da pista por medidas de segurança, e viu ali sua prova acabar, junto com as chances de brecar a vitória precoce do adversário.
E mais uma vez Green aprontou. Ele acabou tocando em Martin Tomczyk, e acabou levando uma punição por conta do incidente. Esta foi uma prova para esquecer para o piloto, que abandonou pouco depois.
Para o fim da prova, poucas coisas aconteceram. Farfus assumiu a sétima colocação, se vendo obrigado a segurar um Rockenfeller determinado a tomar seu posto, sem muito sucesso.
Outra intensa briga foi a de Vietoris, o segundo, e Scheider, que alcançou o terceiro posto. Na volta final da prova, os pilotos começaram uma quente batalha pela segunda colocação. Porém, Vietoris conseguiu fechar a porta para o adversário, e ambos passaram a linha final nas posições em que estavam.
Portanto, a prova em Lausitzring acabou com um dominante Wehrlein no degrau mais alto do pódio, seguido por Vietoris e Scheider completando o top-3 deste domingo.
Na quarta colocação veio Daniel Juncadella, com Robert Wickens em quinto e Wittmann em sexto. Farfus foi o sétimo do dia, com Tomczyk em oitavo e Miguel Molina em nono. Fechando o top-10 apareceu Rockenfeller.
Com o resultado final, Wittmann conquistou seu primeiro título no DTM, com duas provas de antecedência para o fim do campeonato. O inglês tem uma vantagem de 69 em relação ao segundo colocado da classificação, Vietoris.
O CAMPEÃO
Marco Wittmann é um jovem campeão de 24 anos. O piloto começou sua carreira no kart, competindo por cinco anos na categoria até alcançar os monopostos. Ele chegou a correr na Fórmula BMW e Fórmula 3 Europeia.
Então, em 2012, o alemão conseguiu o seu assento no DTM. Porém, em seu ano de estreia, ele apenas era piloto de testes da BMW. Uma temporada mais tarde, então, ele finalmente tornou-se titular da equipe.
Sua corrida pelo título começou logo na primeira etapa desta temporada, quando ele conquistou sua primeira vitória da categoria, em Hockenheim. Ele ainda conquistou o degrau mais alto do pódio em três outras oportunidades, em Budapeste, Spielberg e Nürburgring.
DTM, Lausitzring, corrida:
1 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MERCEDES AMG | 1:15:47.314 | 52 voltas |
2 | CHRISTIAN VIETORIS | ALE | MERCEDES AMG | +15.418 | |
3 | TIMO SCHEIDER | ALE | PHOENIX AUDI | +15.681 | |
4 | DANIEL JUNCADELLA | ESP | MERCEDES AMG | +18.024 | |
5 | ROBERT WICKENS | CAN | MERCEDES AMG | +32.677 | |
6 | MARCO WITTMANN | ALE | RMG BMW | +48.435 | |
7 | AUGUSTO FARFUS JR. | BRA | RBM BMW | +1:02.380 | |
8 | MARTIN TOMCZYK | ALE | SCHNITZER BMW | +1:07.705 | |
9 | MIGUEL MOLINA | ESP | ABT SPORTSLINE AUDI | +1:08.719 | |
10 | MIKE ROCKENFELLER | ALE | PHOENIX AUDI | +1:13.480 | |
11 | JOEY HAND | EUA | RBM BMW | +1:14.734 | |
12 | VITALY PETROV | RUS | MERCEDES AMG | +1:19.199 | |
13 | GARY PAFFETT | ING | MERCEDES AMG | +1 volta | |
14 | MAXIME MARTIN | BEL | RMG BMW | +1 volta | |
15 | BRUNO SPENGLER | CAN | SCHNITZER BMW | +2 voltas | |
16 | EDOARDO MORTARA | ITA | ABT SPORTSLINE AUDI | +2 voltas | |
17 | JAMIE GREEN | ING | ROSBERG AUDI | +4 voltas | |
18 | ADRIEN TAMBAY | FRA | ABT SPORTSLINE AUDI | +11 voltas | |
19 | PAUL DI RESTA | ESC | MERCEDES AMG | NC | |
20 | MATTIAS EKSTRÖM | SUE | ABT SPORTSLINE AUDI | NC | |
21 | TIMO GLOCK | ALE | MTEK BMW | NC | |
22 | NICO MÜLLER | SUI | ROSBERG AUDI | NC | |
23 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | MTEK BMW | NC |