Wehrlein domina de ponta a ponta prova que sela primeiro título de Wittmann no DTM. Farfus é 7º

Largando da posição de honra do grid e com ótima largada, Pascal Wehrlein não abriu espaço para os adversários e venceu a corrida de ponta a ponta. Marco Wittmann, mesmo em sexto, conseguiu abocanhar seu primeiro título do DTM

Não teve para ninguém em Lausitzring. Pascal Wehrlein dominou de ponta a ponta a prova deste domingo (14), vencendo a corrida com grande facilidade, com uma vantagem de 15s4 para o segundo colocado.
 
Porém, apesar do triunfo do piloto, os olhos ficaram voltados para Marco Wittmann. Mesmo terminando em sexto, o resultado foi suficiente para o alemão conquistar o título da temporada 2014 do DTM, com duas corridas de antecedência.
 
Confira como foi a prova:
 
A corrida já se mostraria bastante agitada. A largada, apesar de não ter acontecido debaixo de chuva, aconteceu com pista úmida, fazendo com que os pilotos optassem por pneus de condições molhadas.
 
Então, com as luzes verdes, foi dada a partida. Pascal Wehrlein já mostrou ali que a prova seria sua, pulando para a ponta e abrindo grande vantagem para o segundo colocado, Daniel Juncadella. Jamie Green seguiu logo atrás, enquanto Mattias Ekström  perdeu desempenho e caiu para quarto.
 
Apenas um competidor optou por largar com compostos de pista seca, e ele foi Edoardo Mortara. A estratégia, lógico, se mostrou errada, e o piloto, que saiu em 13º, caiu para a última colocação do pelotão.
 
Quem também mostrou um bom início de prova foi Augusto Farfus. Após ser penalizado e cair para a 20ª colocação do grid, o brasileiro já conseguiu ganhar duas posições na primeira curva, e ali já ditaria o ritmo que seria sua corrida.
 
Logo na segunda volta, Wehrlein já se distanciava do pelotão. O piloto seguia na ponta, com uma vantagem de mais de 0s3 para o segundo colocado, que passou a ser Christian Vietoris, seguido por Juncadella. Ali, Farfus também já era o 15º.
 
Ekström, que estava na briga pelo título da temporada, não teve um bom começo. Logo nas primeiras voltas, o sueco acabou perdendo o controle do seu carro, sofrendo uma escapada da pista e perdendo algumas posições.
#GALERIA(5068)
Marco Wittmann comemorou o primeiro título dele no DTM (Foto: DTM)
Seguindo o desastre do postulante ao título veio Jamie Green. O piloto da Audi teria uma prova para esquecer, e o primeiro indício foi quando rodou sozinho na pista e acabou sofrendo uma escapada. Porém, ele conseguiu se recuperar, e voltou em sexto.
 
A chuva então voltou a cair na região do circuito de Lausitzring. Apesar de ser uma leve garoa, ela voltou a molhar o traçado, o que iria complicar para alguns pilotos mais para a frente.
 
Para conquistar o título sem depender de ninguém, Wittmann precisaria cravar uma quarta colocação. Porém, o piloto não conseguia se desvencilhar da sétima e da oitava posições, sempre flutuando entre elas durante a prova.
 
Adrien Tambay, durante o sétimo giro, acabou tocando0 Antônio Félix da Costa, que acabou rodando na pista e parando na grama, sem chances de volta. Ali, o português via sua prova sendo encerrada precocemente.
 
De repente, mais um erro de Green, para desespero da Audi. O inglês seguia na pista, quando acabou colocando a roda na grama, perdendo o controle de seu carro e saindo do traçado. Quando se recuperou, voltou apenas em 11º.
 
Farfus, discreto, vinha escalando o pelotão posição por posição. O brasileiro da BMW estava com grande ritmo, e já aparecia em oitavo.
 
Enquanto isso, Wittmann permanecia na sua sétima colocação, sem conseguir avançar mais no pelotão Porém, com Ekström apenas em 11º, isso já era resultado suficiente para garantir o título do campeonato.
 
Em certo momento, na abertura da volta 16, que parecia que o líder da corrida perderia seu domínio para os seus adversários. Wehrlein vinha na reta quando acabou perdendo a traseira de seu carro. Logo ele tomou o controle de volta, mas acabou caindo 2s da vantagem para Vietoris.
Wehrlein celebra vitória em Lausitzring (Foto: DTM)
As posições na volta 17 eram Wherlein, Vietors, Juncadella, Timo Scheider e Wickens. Em sétimo, Wittmann já ia assegurando o título.
 
Ekström então protagonizou um curioso momento na saída dos boxes. O piloto havia parado para trocar os pneus. Porém, ele acabou liberado antes de terminarem os trabalhos, e sua roda não foi fixada corretamente.
 
Poucos metros fora dos boxes, o postulante ao título se viu obrigado a  encostar no canto da pista por medidas de segurança, e viu ali sua prova acabar, junto com as chances de brecar a vitória precoce do adversário.
 
E mais uma vez Green aprontou. Ele acabou tocando em Martin Tomczyk, e acabou levando uma punição por conta do incidente. Esta foi uma prova para esquecer para o piloto, que abandonou pouco depois.
 
Para o fim da prova, poucas coisas aconteceram. Farfus assumiu a sétima colocação, se vendo obrigado a segurar um Rockenfeller determinado a tomar seu posto, sem muito sucesso.
 
Outra intensa briga foi a de Vietoris, o segundo, e Scheider, que alcançou o terceiro posto. Na volta final da prova, os pilotos começaram uma quente batalha pela segunda colocação. Porém, Vietoris conseguiu fechar a porta para o adversário, e ambos passaram a linha final nas posições em que estavam.
 
Portanto, a prova em Lausitzring acabou com um dominante Wehrlein no degrau mais alto do pódio, seguido por Vietoris e Scheider completando o top-3 deste domingo.
 
Na quarta colocação veio Daniel Juncadella, com Robert Wickens em quinto e Wittmann em sexto. Farfus foi o sétimo do dia, com Tomczyk em oitavo e Miguel Molina em nono. Fechando o top-10 apareceu Rockenfeller.
 
Com o resultado final, Wittmann conquistou seu primeiro título no DTM, com duas provas de antecedência para o fim do campeonato. O inglês tem uma vantagem de 69 em relação ao segundo colocado da classificação, Vietoris.

O CAMPEÃO

Marco Wittmann é um jovem campeão de 24 anos. O piloto começou sua carreira no kart, competindo por cinco anos na categoria até alcançar os monopostos. Ele chegou a correr na Fórmula BMW e Fórmula 3 Europeia.
 
Então, em 2012, o alemão conseguiu o seu assento no DTM. Porém, em seu ano de estreia, ele apenas era piloto de testes da BMW. Uma temporada mais tarde, então, ele finalmente tornou-se titular da equipe.
 
Sua corrida pelo título começou logo na primeira etapa desta temporada, quando ele conquistou sua primeira vitória da categoria, em Hockenheim. Ele ainda conquistou o degrau mais alto do pódio em três outras oportunidades, em Budapeste, Spielberg e Nürburgring.
 

DTM, Lausitzring, corrida:

1 PASCAL WEHRLEIN ALE MERCEDES AMG 1:15:47.314 52 voltas
2 CHRISTIAN VIETORIS ALE MERCEDES AMG +15.418  
3 TIMO SCHEIDER ALE PHOENIX AUDI +15.681  
4 DANIEL JUNCADELLA ESP MERCEDES AMG +18.024  
5 ROBERT WICKENS CAN MERCEDES AMG +32.677  
6 MARCO WITTMANN ALE RMG BMW +48.435  
7 AUGUSTO FARFUS JR. BRA RBM BMW +1:02.380  
8 MARTIN TOMCZYK ALE SCHNITZER BMW +1:07.705  
9 MIGUEL MOLINA ESP ABT SPORTSLINE AUDI +1:08.719  
10 MIKE ROCKENFELLER ALE PHOENIX AUDI +1:13.480  
11 JOEY HAND EUA RBM BMW +1:14.734  
12 VITALY PETROV RUS MERCEDES AMG +1:19.199  
13 GARY PAFFETT ING MERCEDES AMG +1 volta  
14 MAXIME MARTIN BEL RMG BMW +1 volta  
15 BRUNO SPENGLER CAN SCHNITZER BMW +2 voltas  
16 EDOARDO MORTARA ITA ABT SPORTSLINE AUDI +2 voltas  
17 JAMIE GREEN ING ROSBERG AUDI +4 voltas  
18 ADRIEN TAMBAY FRA ABT SPORTSLINE AUDI +11 voltas  
19 PAUL DI RESTA ESC MERCEDES AMG   NC
20 MATTIAS EKSTRÖM SUE ABT SPORTSLINE AUDI   NC
21 TIMO GLOCK ALE MTEK BMW   NC
22 NICO MÜLLER SUI ROSBERG AUDI   NC
23 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR MTEK BMW   NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.