Wittmann triunfa com BMW na Áustria em prova marcada por trapalhadas de Audi e Mercedes. Farfus vai ao pódio em 2º

Marco Wittmann garantiu a vitória na etapa da Áustria do DTM, neste domingo (3), em uma corrida que foi marcada por trapalhadas da Mercedes e da Audi. E a BMW, então, ainda colocou mais dois carros do pódio: Augusto Farfus foi o segundo, seguido por Timo Glock

A BMW fez a festa neste domingo (3) na Áustria, pista que não havia andado bem nos últimos anos. O fato é que a marca bávara triunfou em um dia em que as rivais só se atrapalharam. Marco Wittmann só apareceu na parte final da corrida, mas soube se aproveitar dos problemas dos adversários, passou Augusto Farfus e foi quem cruzou a linha de chegada em primeiro, ampliando sua vantagem na liderança do campeonato alemão. O brasileiro ainda assegurou o segundo lugar do pódio, à frente de Timo Glock.

Robert Wickens largou da pole e mostrou ritmo suficiente para vencer, mas uma saída descuidada do pit-stop, em que por pouco não bateu em Glock, provocou uma punição de drive-through. Mas a Mercedes não avisou o piloto, que permaneceu na pista por mais três voltas e acabou desclassificado. Já a Audi deixou Jamie Green na pista por uma volta a mais com os pneus macios. O britânico, que liderava a corrida, também teve de um cumprir um drive-through.

Marco Wittmann ganhou no Red Bull Ring (Foto: DTM)

Confira como foi a corrida do DTM na Áustria neste domingo

A sexta etapa do DTM em 2014 começou no Red Bull Ring sob uma amena temperatura de 25 graus, céu encoberto e um público de 47 mil espectadores. Quando as luzes se apagaram na reta principal, o pole Robert Wickens saiu muito bem da posição de honra e foi capaz de contornar a primeira curva sem maiores problemas.

Timo Glock, por sua vez, teve mais trabalho e precisou duelar com Augusto Farfus, que fez ótima largada, pulando de quarto para terceiro. Pascal Wehrlein caiu para quarto, logo à frente de Jamie Green e Martin Tomczyk. Enquanto os ponteiros tentavam alcançar o líder, um pouco atrás muita gente escapava da pista nas curvas 3 e 4.

Marco Wittmann foi quem mais perdeu no início, caindo de terceiro para sétimo. Ainda assim, conseguiu se manter à frente de Christian Vietoris, Bruno Spengler e Martin Tomczyk, que completaram os dez primeiros.

Enquanto Wickens já abria mais de 2s na ponta, Glock tinha de lidar com o melhor desempenho de Farfus, que acabou superando o alemão na abertura da quarta volta. Timo passou, então, a ser incomodado por Wehrlein, que tinha em sua cola Green e Wittmann.

Aí o brasileiro da BMW começou a andar cerca de meio segundo mais rápido que o líder e foi se aproximando perigosamente. Wickens tentava responder, mas Augusto continuava em melhor ritmo. Em quatro voltas, o curitibano já havia descontado mais de 1s5 para o canadense.

A briga pela liderança, então, esquentou entre Wickens e Farfus. Um pouco mais atrás – 2s2 -, Glock liderava um pelotão que tinha ainda Werhlein, Green, Wittmann, Tomczyk, Timo Scheider. Vietoris e Spengler. Farfus ainda insistia na batalha com Wickens, quando Antonio Félix da Costa surgiu lento na curva 3,deixando seu carro por lá, inclusive, o que provocou uma bandeira amarela local. A sinalização chegou a dar um fôlego ao líder, que vinha tentando manter Augusto atrás.

Aliás, os dois ponteiros protagonizaram uma briga eletrizantes nessa fase da corrida. A 13ª passagem acompanhou o auge dessa disputa, quando percorreram praticamente a volta toda lado a lado. Ainda assim, o canadense conseguiu se manter à frente. Mas o brasileiro não desistiu e permaneceu na perseguição ao piloto da Mercedes #12. Terceiro, Glock apenas observava a dupla de perto.

Enquanto isso, a direção de prova punia cinco pilotos por terem ignorado a bandeira amarela pelo incidente com Félix da Costa. Foram eles: Joey Hand, Maxime Martin, Nico Müller. Daniel Juncadella e Christian Vietoris.

A volta 19 marcou a primeira parada para troca de pneus entre os líderes. E quem abriu os trabalhos nos pits foi Farfus. O curitibano voltou à pista em nono, calçado com os compostos mais duros. Três giros depois, todos os ponteiros foram aos boxes. O pit-lane ficou bem movimentado, inclusive com uma disputa dura entre Wickens e Glock ainda dentro da área de box. Melhor para o canadense, que saiu à frente do alemão. Green, que parara bem antes, já liderava.

Farfus vinha logo atrás e se viu em uma luta acirrada com Wickens e Glock, quando estes saíram dos boxes. Augusto não aliviou e conseguiu ganhar a posição de Robert depois um duelo acirrado, com direito a toque entre ambos.

Nesse meio tempo, a direção de prova investigava duas situações: a saída descuidada de Wickens dos pits e o fato de Green ter usado por uma volta a mais o composto mais macio.

Não demorou a decisão dos comissários. Ambos tomaram drive-through pelas infrações. Jamie não tardou em cumprir a punição e foi logo em seguida aos pits. Já Wickens ficou na pista e foi para cima de Farfus, que já ocupava a liderança depois da penalização de Green. A disputa, mais uma vez, foi dura entre ambos, e o brasileiro acabou sendo empurrando para fora da pista, perdendo a posição. Farfus ainda seria ultrapassado na sequência por Wittmann.

Já Robert recebia bandeira preta por não cumprir a punição anterior em uma trapalhada da Mercedes, que sequer havia avisado o piloto do drive-through. Daí, sem muita opção, o britânico recolheu seu carro e foi tirar satisfação com a equipe nos pits.

Na pista, então, a ordem era com 30 voltas: Wittmann, Farfus, Glock, Tomczyk, Scheider, Adrien Tambay, Green, Vietoris, Mattias Ekström e Spengler.

Poucas coisas mudaram até o fim da corrida. E Wittmann cruzou mesmo a linha de chegada em primeiro, ampliando sua vantagem na liderança do campeonato. Farfus garantiu o pódio com o segundo lugar, logo à frente de Glock.

A próxima etapa do DTM acontece no dia 17 de agosto, em Nürburgring.

DTM, Áustria, Final:

1 MARCO WITTMANN ALE RMG BMW 1:08.23.185 47 voltas
2 AUGUSTO FARFUS JR. BRA RBM BMW +3.298  
3 TIMO GLOCK ALE MTEK BMW +5.391  
4 MARTIN TOMCZYK ALE SCHNITZER BMW +6.237  
5 TIMO SCHEIDER ALE PHOENIX AUDI +6.666  
6 ADRIEN TAMBAY ITA ABT SPORTSLINE AUDI +12.213  
7 MATTIAS EKSTRÖM SUE ABT SPORTSLINE AUDI +14.046  
8 JAMIE GREEN ING ROSBERG AUDI +14.456  
9 CHRISTIAN VIETORIS ALE MERCEDES AMG +15.224  
10 BRUNO SPENGLER CAN SCHNITZER BMW +15.782  
11 MIGUEL MOLINA ESP ABT SPORTSLINE AUDI +16.192  
12 JOEY HAND EUA RBM BMW +16.214  
13 MIKE ROCKENFELLER ALE PHOENIX AUDI +17.717  
14 MAXIME MARTIN BEL RMG BMW +30.235  
15 DANIEL JUNCADELLA ESP MERCEDES AMG +34.836  
16 EDOARDO MORTARA ITA ABT SPORTSLINE AUDI +35.420  
17 GARY PAFFETT ING MERCEDES AMG +40.852  
18 PAUL DI RESTA ESC MERCEDES AMG +44.107  
19 NICO MÜLLER SUI ROSBERG AUDI +45.827  
20 VITALY PETROV RUS MERCEDES AMG +45.971  
21 ROBERT WICKENS CAN MERCEDES AMG NC  
22 PASCAL WEHRLEIN ALE MERCEDES AMG NC  
23 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR MTEK BMW NC  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.