Massa participa de testes do IMSA SportsCar e ensaia retorno às 24 Horas de Daytona

Felipe Massa foi escalado pela Riley para teste no #74. Time mantém quarteto da prova de janeiro, com Felipe Fraga, Gar Robinson e Josh Burdon

O IMSA SportsCar divulgou a lista dos inscritos para os testes de pré-temporada da categoria, que serão realizados entre os dias 15 e 17 de novembro, no Daytona International Speedway. Uma das grandes surpresas da lista é a presença de Felipe Massa no Riley #74 da categoria LMP2, o que indica um possível retorno do brasileiro à disputa das 24 Horas de Daytona em 2025.

Neste ano, Massa fez parte do elenco do Riley #74, que representou a estreia do piloto na tradicional prova de endurance. O compatriota Felipe Fraga, Gar Robinson e Josh Burdon estiveram ao lado do brasileiro. O quarteto se mantém para os testes de pré-temporada após o terceiro lugar nas 24 Horas de Daytona, atrás somente dos LMP2 da Era Motorsport e Crowdstrike.

O GRANDE PRÊMIO apurou que o ex-Sauber, Ferrari e Williams na Fórmula 1 ainda não acertou a participação na mais icônica competição do endurance estadunidense, mas faz parte do planejamento 2025 disputar a prova.

Momentaneamente, Massa é o líder da temporada 2024 da Stock Car, anotando 770 pontos contra 759 de Gabriel Casagrande. Mas o ex-F1 deve perder a ponta do campeonato após ser identificada a fraude nos pneus de sua equipe, TMG, e Crown durante a etapa do Velopark — os times foram desclassificados da etapa, mas não tiveram os pontos deduzido até então. O GRANDE PRÊMIO apurou, após a corrida gaúcha, que o desempenho dos carros de Massa, Rafael Suzuki, Enzo Elias e Felipe Baptista levantou dúvidas durante a classificação no circuito gaúcho, visto que, em alguns momentos, chegou a ser até 2s mais rápido que o restante do pelotão.

Felipe Massa compôs o quarteto que terminou as 24 Horas de Daytona em terceiro na classe LMP2 (Foto: Divulgação)

Inicialmente, aventou-se a possibilidade do uso de uma graxa utilizada em competições de arrancada. Mas, no fim das contas, a suspeita recaiu mesmo sobre uma alteração química no processo chamado ‘vulcanização’ dos pneus, o que alterou a maciez dos compostos, proporcionando mais aderência.

Os compostos foram enviados para a sede da Hankook, na Coreia do Sul, e o laudo apontou para a irregularidade. O GRANDE PRÊMIO procurou a Vicar, promotora da Stock Car, que informou que não vai se pronunciar sobre o caso e que aguarda o posicionamento escolhido pela Confederação Brasileira de Automobilismo [CBA]. A confederação, por sua vez, também confirmou que não vai soltar nenhum comunicado sobre o tema e, sim, uma classificação atualizada do campeonato após as desclassificações, mencionando o caso.

Mais brasileiros no teste do IMSA SportsCar

Ainda entre os brasileiros, Pipo Derani é outra surpresa. Sem revelar seu futuro no automobilismo após deixar o Cadillac #31 da Action Express, o piloto apareceu na escalação do Corvette #36 da DXDT Racing da categoria GTD, que tem competidores de graduação menor que da GTD Pro. Ele estará nos testes ao lado de Salih Yoluc, Alec Udell e Charlie Eastwood.

Felipe Nasr, atual campeão do IMSA SportsCar 2024 ao lado de Dane Cameron, segue no Porsche Penske #7. No entanto, terá companhia de Nick Tandy e Julien Andlauer, novo piloto oficial da montadora alemã.

Felipe Nasr e Dane Cameron comandam a festa da Porsche Penske pelo título de 2024 (Foto: Porsche)

Esta será a primeira atividade de retorno da Meyer Shank ao IMSA SportsCar. Nesta quinta-feira (14), anunciou Scott Dixon e Álex Palou como reforços para as provas de endurance, se aproveitando da parceria com a Ganassi na Indy. Felix Rosenqvist também está escalado. Oficialmente, o time tem uma vaga em aberto para as 24 Horas de Daytona, mas vai preencher o lugar com Kaku Ohta nos testes.

Também vale destacar que a Lamborghini, que tem sido alvo de especulações que deixará o Mundial de Endurance [WEC] em 2025 após desavenças com a Iron Lynx, estará na pista ainda com a parceria em vigência. Andrea Caldarelli e Romain Grosjean vão pilotar o modelo SC63.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Pietro Fittipaldi admite chance no IMSA SportsCar 2025 e planeja conciliar com Indy

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.