Derani bate recorde com Cadillac e conquista pole das 24 Horas de Daytona

Pipo Derani conquistou a pole para as 24 Horas de Daytona com direito a recorde da pista, que recebe a abertura da temporada 2024 do SportsCar. Felipe Nasr larga em terceiro

A temporada 2024 do SportsCar, que tradicionalmente começa com a disputa das 24 Horas de Daytona, terá um brasileiro largando na primeira posição. Com o carro #31 da Cadillac, operado pela Whelen Action Express, Pipo Derani conquistou a pole da classe GTP com um tempo de 1min32s656, um recorde histórico na pista americana. O trio do piloto é composto ainda por Jack Aitken e Tom Blomqvist.

Apesar de ter registrado a volta mais rápida da história do circuito na categoria, Derani precisou suar para garantir a pole, conquistada por apenas 0s071 de vantagem para o Cadillac #01 de Sébastien Bourdais, Renger van der Zande, Scott Dixon e Álex Palou. No terceiro lugar, mais um brasileiro: Felipe Nasr, com o Porsche-Penske #7, que terá as companhias de Dane Cameron, Matt Campbell e Josef Newgarden.

Connor De Phillippi, Nick Yelloly, Maxime Martin e René Rast saem na quarta colocação com o BMW #25, logo à frente dos dois Acura: o #40 — com Jordan Taylor, Louis Delétraz, Colton Herta e Jenson Button —, que larga em quinto, e o #10, que sai em sexto com Ricky Taylor, Filipe Albuquerque, Brendon Hartley e Marcus Ericsson.

Ainda na GTP, completam o top-9 do grid de largada: Nick Tandy, Mathieu Jaminet, Kévin Estre e Laurens Vanthoor, integrantes do Porsche #7; Jesse Krohn, Philipp Eng, Augusto Farfus e Dries Vanthoor, do BMW #24; e Tijmen van der Helm, Richard Westbrook, Phil Hanson e Ben Keating, do Porsche #85.

O brasileiro comandou o 1-2 da Cadillac em Daytona (Foto: Whelen Action Express)

Na décima posição, Keating abre o grupo da classe LMP2 com o Oreca/Gibson #2, que ainda tem Nico Pino, Ben Hanley e Pato O’Ward. Jakub Smiechowski, Nick Boulle, Tom Dillmann e Clément Novalak largam em segundo com o #52, enquanto George Kurtz, Colin Braun, Toby Sowery e Malthe Jakobsen saem na terceira posição com o #04. O Brasil ainda terá Felipe Fraga e Felipe Massa largando em quarto, ao lado de Gar Robinson e Josh Burdon no #74.

Por fim, na classificação da GTD Pro, o trio de Laurin Heinrich, Seb Priaulx e Michael Christensen conquistou a pole com o Porsche #77, enquanto o quarteto formado por Jack Hawksworth, Ben Barnicoat, Kyle Kirkwood e Mike Conway sai logo atrás. Na GTD, a pole ficou com Frankie Montecalvo, Parker Thompson, Aaron Telitz e Ritomo Miyata, que competem no Lexus #12.

Brasileiro, Daniel Serra também compete na GTD Pro e parte em quinto entre os carros da classe, ao lado de Davide Rigon, Alessandro Pier Guidi e James Calado na Ferrari #62. A disputa das 24 Horas de Daytona acontece entre os dias 27 e 28 de janeiro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.