Porsche confirma escalação com Andlauer e saídas de Makowiecki, Lotterer e Cameron
Enquanto Julien Andlauer chega da Proton, Frédéric Makowiecki deixa o posto de piloto de fábrica da Porsche após 11 anos. André Lotterer e Dane Cameron, personagens nas batalhas por título em 2024, deixam trios em WEC e SportsCar, mas seguem na equipe
Antes mesmo do encerramento da temporada 2024 do WEC, a Porsche Penske anunciou uma série de mudanças nos carros do projeto LMDh — que, além do Mundial de Endurance, inclui o IMSA SportsCar — para 2025. Dane Cameron e André Lotterer não farão mais parte do rodízio no ano que vem, apesar de seguirem como pilotos de fábrica. Frédéric Makowiecki, por outro lado, deixa o posto após um período de 11 anos, enquanto Julien Andlauer chega como reforço para a temporada.
O curioso é que, enquanto Cameron se sagrou campeão novamente do SportsCar ao lado de Felipe Nasr, Lotterer também vive boa temporada e ocupa a liderança do WEC antes da última rodada, no Bahrein. Os dois seguirão como pilotos de fábrica, mas não estarão nos carros das duas categorias.
As configurações para 2025, então, serão as seguintes: no WEC, as duplas serão formadas por Andlauer e Michael Christensen no carro #5, enquanto o #6 terá Kévin Estre e Laurens Vanthoor. Nas corridas mais longas, em que as equipes correm com trios, Mathieu Jaminet vai se juntar ao #5, e Matt Campbell será o reforço do #6.
No SportsCar, onde a equipe conquistou de forma dominante o título da classe principal, a GTP, o #6 será comandado por Campbell e Jaminet, com a adição de Estre em provas mais longas — que valem para a Michelin Endurance Cup. O #7 seguirá com Nasr, que receberá a companhia de Nick Tandy e, em corridas de maior duração, também a de Vanthoor.
“Em 2025, vamos competir com uma escalação diferente”, explicou Thomas Laudenbach, chefe de automobilismo da Porsche. “Nossa equipe continua no topo do escalão das corridas internacionais de endurance. Além disso, continuamos dedicados em nossa iniciativa de apoiar outro piloto formado na Porsche para chegar ao topo da ladeira”, destacou, referindo-se à chegada de Andlauer.
“Ao longo das últimas temporadas, Julien nos impressionou ao volante de todos os carros da Porsche em Weissach. Ele absolutamente merece essa promoção para a equipe de fábrica”, completou.
Em 2024, a Porsche Penske ainda vai decidir o título do WEC na última etapa da temporada, as 8 Horas do Bahrein. Estre, Lotterer e Vanthoor, trio do carro #6, ocupam a liderança com 150 pontos — 35 à frente de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, da Ferrari #50.
A rodada decisiva está programada para acontecer no dia 2 de novembro, com transmissão AO VIVO e COM IMAGENS do GRANDE PRÊMIO no YouTube.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.