Bourdais dispara contra IMSA após perder vitória em Daytona: “Isso me enoja”

Sébastien Bourdais, piloto do #8 da Tower Motorsports, lamentou a perda da vitória das 24H de Daytona depois de vencer a classe LMP2 e criticou o IMSA

A classe LMP2 sofreu uma reviravolta após a conclusão das 24 Horas de Daytona quando o carro #8 da Tower Motorsports, que venceu, foi jogado para o fundo do grid e terminou oficialmente a corrida em 12º. O experiente Sébastien Bourdais, um dos pilotos da equipe, lamentou a decisão da direção de prova e disparou contra o IMSA SportsCar

O #8, de Bourdais, John Farano, Sebastian Alvarez e Job Van Uitert, perdeu a vitória em Daytona por conta de uma infração técnica. A inspeção pós-corrida revelou que a prancha, que fica debaixo do carro, apresentou um desgaste excessivo na parte traseira, o que tirou a equipe da primeira posição. 

Apesar da Tower Motorsports ter recorrido, a decisão foi mantida, para a fúria de Bourdais, que criticou a falta de “bom senso” por parte do IMSA, explicou o problema e disse que a organização da prova fez parecer que a equipe é trapaceira. 

“As corridas podem ser cruéis, mas os organizadores podem ser ainda piores. [Tower Motorsports] venceu a classe LMP2 das 24 Horas de Daytona. O amortecedor traseiro que controla a altura falhou, fazendo com que a traseira descesse demais, o que resultou no desgaste excessivo da prancha traseira”, explicou.

#8 da Tower Motorsports perdeu a vitória nas 24H de Daytona (Foto: Tower Motorsports)

“Na memória recente, o IMSA sempre usou o bom senso ao aplicar regras que foram violadas por falha técnica. Infelizmente, não hoje. Quero agradecer a todos da equipe pela execução impecável e dedicação. Fazer com que pareçam trapaceiros me enoja, porque sempre operam dentro das regras. Espero realmente que tenhamos a chance de vencer mais corridas no futuro. Obrigado a todos pelo apoio”, concluiu Bourdais. 

Com a mudança no resultado, o #22 da United Autosports, de Dan Goldburg/Paul Di Resta/James Allen/Rasmus Lindh, ficou com a vitória. A segunda posição, consequentemente, caiu nas mãos de Felipe Massa e Felipe Fraga, que formaram o quarteto do #74 da Riley com Josh Burdon e Gar Robinson.

A temporada 2025 do IMSA SportsCar tem sequência no dia 15 de março com as 12 Horas de Sebring, na Flórida, que terão transmissão do GRANDE PRÊMIO no YouTube e também pela GPTV.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.