Após fiasco em Fuji, WEC muda regra e só distribui pontos em provas que tiverem duas voltas de ação

O WEC adotou uma nova regra para evitar a distribuição de pontos em corridas sem condições climáticas adequadas, como ocorreu em Fuji em 2013. A partir de agora, para a pontuação pela metade ser concedida, o líder deve dar, pelo menos, duas voltas sem a presença do safety-car

Após a complicada corrida em Fuji no ano passado, o WEC adotou medidas para não mais conceder pontos aos pilotos em corridas que não acontecerem normalmente. Nesta segunda-feira (24), foi anunciada a nova regra: só será aplicada a pontuação pela metade, caso o líder da prova complete, pelo menos, duas voltas na ponta sem a presença do safety-car a sua frente.

A grande diferença do novo regulamento em relação ao antigo é que, antes, bastava a corrida ter início atrás do carro de segurança. A pontuação pela metade é aplicada quando a etapa não conclui 75% de suas voltas.

Após as complicações nas 6 Horas de Fuji, a WEC alterou a regra da pontuação pela metade (Foto: Clement Marin / Dppi Media)

A mudança na regra ganhou força após a corrida disputada em Fuji, em outubro de 2013, ter sido encerrada sem ao menos uma volta ter sido concluída com bandeira verde. As 16 voltas que foram realizadas estavam sinalizadas com bandeiras amarelas e com a presença do safety-car, já que as condições climáticas precárias não permitiam uma competição minimamente segura.

Também foram anunciados os horários das oito etapas da temporada. Os destaques ficam por conta das provas no Bahrein e nos Estados Unidos, com início no período da tarde e término após o pôr do sol. No caso das 6 Horas do Circuito das Américas, a disputa se encerrou ainda com luz do dia no primeiro ano do evento.

Outra alteração diz respeito à largada das 6 Horas de São Paulo, em Interlagos. Como a corrida acontecerá no fim de novembro, já com o horário de verão em vigor, ela terá início às 13h e não mais às 12h.

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