Audi assume liderança pela 1ª vez no fim da 14ª hora após problema da Toyota. Aston Martin continua na frente com trio de Senna

A Toyota perdeu a liderança da prova! Kazuki Nakajima parou na pista e perdeu a liderança da prova para a Audi no último minuto da 14ª hora em Le Mans. Protótipo #1 da montadora alemã também enfrentou problema

Já é quase dia em Le Mans, e o líder é novo: agora é o protótipo #2 de André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer quem puxa a fila na 82ª edição das 24 Horas de Le Mans. O trio assumiu a liderança no final da 14ª hora após o Toyota #7 parar na pista com Kazuki Nakajima no cockpit.

Nas quatro horas que se passaram desde a última parcial publicada pelo GRANDE PRÊMIO, a Audi vinha reduzindo a diferença que existia entre o R18 e-tron quattro #2 e o TS-040 #7. Mas a diferença ainda era grande, girava em torno de 1min30s, até o momento em que Nakajima sumiu dos radares. Ele parou na curva Arnage devido a uma pane elétrica.

Fato é que a consternação tomou conta da garagem:

Assim, só o #2 ainda está invicto em Sarthe neste fim de semana. Uma boa definição do que Le Mans é: uma prova de resistência.

Pouco mais de uma hora antes, o #1, de Tom Kristensen, Lucas Di Grassi e Marc Gené. Kristensen estava no cockpit quando, de repente, se viu sem potência. Teve de voltar lentamente para os boxes, onde o carro permaneceu parado por 6min49s antes de voltar a andar já com Di Grassi ao volante. Foi o tempo que a Audi precisou para trocar a bomba de combustível.

Como se isso não fosse o bastante, Di Grassi teve um pneu furado e perdeu ainda mais tempo nos boxes.

O resultado foi que a Porsche conseguiu recuperar, com Timo Bernhard, a terceira posição da prova — o #20 chegou a andar na ponta, mas havia falhado brevemente durante o primeiro stint de Brendon Hartley.

Se a marca de Stuttgart se permitiu sorrir por causa disso, lamentou outro defeito no carro #14. Assim como na primeira hora da corrida, a pressão de combustível baixou e custou mais algum tempo nos boxes, mas o problema pôde ser consertado e não impediu Marc Lieb de seguir andando no top-5. Mas a vitória, agora, estava mesmo fora de alcance: ele tinha 11 voltas de desvantagem para o líder.

Na GTE Pro, Darren Turner precisou se esforçar para garantir que o #97 estaria na liderança ao amanhecer. Após uma das trocas de pilotos, o Vantage retornou à pista atrás do Corvette #74 e da Ferrari #51. Mas um bom stint do inglês teve como ponto alto duas ultrapassagens, a última delas sobre Giancarlo Fisichella, para recuperar a dianteira.

Antes disso, Fisichella também havia passado pelo Corvette na pista para ganhar a ponta.

Aston Martin também na frente na GTE Am, com o #95, voltas à frente da Ferrari #61 da AF Corse. E, finalmente, a LMP2 segue dominada pelos chassi Ligier da OAK e da Signatech, o #35 e o #36.

GRANDE PRÊMIO voltará a publicar uma parcial das 24 Horas de Le Mans às 7h (de Brasília), mas segue exibindo a prova ao vivo e na íntegra.

Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, após 14 horas:

1 2 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
221 voltas  
 
 
2 7 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
KAZUKI NAKAJIMA
AUT
FRA
JAP
P1 TOYOTA
TS 040 Híbrido
+2 voltas  
 
 
3 20 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919 Híbrido
+2 voltas  
 
 
4 1 LUCAS DI GRASSI
MARC GENÉ
TOM KRISTENSEN
BRA
ESP
DIN
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
+2 voltas  
 
 
5 14 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919 Híbrido
+11 voltas  
 
 
6 8 ANTHONY DAVIDSON
NICOLAS LAPIERRE
SÉBASTIEN BUEMI
ING
FRA
SUI
P1 TOYOTA
TS 040 Híbrido
+11 voltas  
 
 
7 35 ALEX BRUNDLE
JANN MARDENBOROUGH
MARK SHULZHITSKIY
ING
ING
RUS
P2 OAK RACING
Ligier JS P2
+15 voltas  
 
 
8 36 PAUL-LOUP CHATIN
NELSON PANCIATICI
OLIVER WEBB
FRA
FRA
ING
P2 SIGNATECH ALPINE
Alpine A450b Nissan
+15 voltas  
 
 
9 46 PIERRE THIRIET
LUDOVIC BADEY
TRISTAN GOMMENDY
FRA
FRA
FRA
P2 THIRIET
Ligier JS P2
+16 voltas  
 
 
10 34 MICHEL FREY
FRANCK MAILLEUX
JON LANCASTER
SUI
FRA
ING
P2 RACE PERFORMANCE
Oreca 03R Judd
+17 voltas  
 
 
11 12 NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD
MATHIAS BECHE
FRA
ALE
SUI
P1 REBELLION
R-One Toyota
+18 voltas  
 
 
12 38 SIMON DOLAN
HARRY TINCKNELL
OLIVER TURVEY
ING
ING
ING
P2 JOTA SPORT
Zytek Z11SN Nissan
+18 voltas  
 
 
13 24 RENÉ RAST
JAN CHAROUZ
VINCENT CAPILLAIRE
ALE
TCH
FRA
P2 SÉBASTIEN LOEB RACING
Oreca 03R Nissan
+19 voltas  
 
 
14 43 CHRISTIAN KLIEN
GARY HIRSCH
ROMAIN BRANDELA
AUT
SUI
FRA
P2 NEW BLOOD
Morgan Judd
+20 voltas  
 
 
15 33 DAVID CHENG
HO-PIN TUNG
ADDERLY FONG
CHN
CHN
HKG
P2 OAK RACING
Ligier JS P2
+23 voltas  
 
 
16 42 THOMAS KIMBER-SMITH
MATTHEW MCMURRY
CHRIS DYSON
ING
ING
EUA
P2 CATERHAM
Zytek Z11SN Nissan
+25 voltas  
 
 
17 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
BRUNO SENNA
ING
ALE
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+25 voltas  
 
 
18 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
GIANCARLO FISICHELLA
ITA
FIN
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+26 voltas  
 
 
19 92 MARCO HOLZER
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
RICHARD LIETZ
ALE
FRA
AUT
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
+26 voltas  
 
 
20 74 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
RICHARD WESTBROOK
ING
EUA
ING
GTE PRO CORVETTE
Chevrolet Corvette C7.R
+26 voltas  
 
 
21 29 JULIEN SCHELL
NICOLAS LEUTWILER
LEO ROUSSEL
FRA
SUI
FRA
P2 PEGASUS RACING
Morgan Nissan
+27 voltas  
 
 
22 50 PIERRE RAGUES
RICKY TAYLOR
KEIKO IHARA
FRA
EUA
JAP
P2 LARBRE COMPETITION
Morgan Judd
+28 voltas  
 
 
23 73 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCIA
JORDAN TAYLOR
DIN
ESP
EUA
GTE PRO CORVETTE
Chevrolet Corvette C7.R
+28 voltas  
 
 
24 95 KRISTIAN POULSEN
DAVID HEINEMEIER HANSSON
NICKI THIIM
DIN
DIN
NZL
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+28 voltas  
 
 
25 27 SERGEY ZLOBIN
MIKA SALO
ANTON LADYGIN
RUS
FIN
RUS
P2 SMP
Oreca 03R Nissan
+29 voltas  
 
 
26 61 LUIS PÉREZ-COMPANC
MARCO CIOCI
MIRKO VENTURI
ARG
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+30 voltas  
 
 
27 88 CHRISTIAN RIED
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
ALE
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
+30 voltas  
 
 
28 90 FRANCK MONTECALVO
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
EUA
ITA
ITA
GTE
AM
8 STAR
Ferrari F458 Italia
+31 voltas  
 
 
29 57 TRACY KROHN
NICLAS JÖNSSON
BEN COLLINS
EUA
SUE
ING
GTE AM KROHN RACING
Ferrari 458 Italia
+32 voltas  
 
 
30 70 SHINJI NAKANO
PIERRE EHRET
MARTIN RICH
JAP
ALE
ING
GTE AM TEAM TAISAN
Ferrari 458 Italia
+33 voltas  
 
 
31 77 PATRICK DEMPSEY
JOE FOSTER
PATRICK LONG
EUA
EUA
EUA
GTE AM DEMPSEY – PROTON
Porsche 911 GT3 RSR
+33 voltas  
 
 
32 66 ABDULAZIZ AL FAISAL
SETH NEIMAN
SPENCER PUMPELLY
SAU
EUA
EUA
GTE AM JMW MOTORSPORT
Ferrari 458 Italia
+33 voltas  
 
 
33 58 FABIEN BARTHEZ
ANTHONY PONS
SOHELL AYARI
FRA
FRA
FRA
GTE AM TEAM SOFREV ASP
Ferrari 458 Italia
+34 voltas  
 
 
34 76 RAYMOND NARAC
NICOLAS ARMINDO
DAVID HALLYDAY
FRA
FRA
FRA
GTE AM IMSA MATMUT
Porsche 911 GT3 RSR
+35 voltas  
 
 
35 67 ERIC MARIS
JEAN-MARC MERLIN
ERC HELARY
FRA
FRA
FRA
GTE AM IMSA MATMUT
Porsche 911 GT3 RSR
+36 voltas  
 
 
36 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
CHRISTOFFER NYGAARD
CAN
POR
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+36 voltas  
 
 
37 79 COOPER MACNEIL
SÉBASTIEN CRUBILÉ
JEROEN BLEEKEMOLEN
EUA
FRA
HOL
GTE AM PROSPEED
Porsche 911 GT3 RSR
+39 voltas  
 
 
38 72 ANDREA BERTOLINI
VIKTOR SHAITAR
ALEKSEY BASOV
ITA
RUS
RUS
GTE AM SMP
Ferrari 458 Italia
+40 voltas  
 
 
39 53 JOHNNY MOWLEM
MARK PATTERSON
ARCHIE HAMILTON
ING
EUA
ING
GTE
AM
RAM
Ferrari F458 Italia
+43 voltas  
 
 
40 91 PATRICK PILET
JÖRG BERGMEISTER
NICK TANDY
FRA
ALE
ING
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
+56 voltas  
 
 
41 62 YANNICK MALLEGOL
JEAN-MARC BACHELER
HOWARD BLANK
FRA
FRA
EUA
GTE AM AF CORSE
Ferrari 458 Italia
+57 voltas  
 
 
42 75 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MARKUS PALTTALA
FRA
FRA
FIN
GTE
AM
PROSPEED
Porsche 911 GT3 RSR
+67 voltas  
 
 
43 52 MATT GRIFFIN
ÁLVARO PARENTE
FEDERIC LEO
IRL
POR
ITA
GTE
PRO
RAM
Ferrari F458 Italia
+82 voltas  
 
 
44 26 ROMAN RUSINOV
OLIVIER PLA
JULIEN CANAL
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE
Morgan Nissan
NC  
 
 
45 60 PETER MANN
LORENZO CASE
RAFFAELE GIAMMARIA
EUA
ITA
ITA
GTE AM AF CORSE
Ferrari 458 Italia
NC  
 
 
46 47 MATTHEW HOWSON
RICHARD BRADLEY
ALEXANDRE IMPERATORI
ING
ING
SUI
P2 KCMG
Oreca 03 Q21Nissan
NC  
 
 
47 13 DOMINIK KRAIHAMER
ANDREA BELICHI
FABIO LEIMER
AUT
ITA
SUI
P1 REBELLION
R-One Toyota
NC  
 
 
48 48 NATHANAËL BERTHON
RICARDO GONZALEZ
KARUN CHANDHOK
FRA
MEX
IND
P2 MURPHY PROTOTYPES
Oreca 03R Nissan
NC  
 
 
49 41 MICHAEL NUNEMANN
ALESSANDRO LATIF
JAMES WINSLOW
ING
ING
ESP
P2 GREAVES
Zytek Z11SN Nissan
NC  
 
 
50 71 DAVIDE RIGON
PIERRE KAFFER
OLIVIER BERETTA
ITA
FRA
MON
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
NC  
 
 
51 3 FILIPE ALBUQUERQUE
MARCO BONANOMI
OLIVER JARVIS
POR
ITA
ING
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
NC  
 
 
52 81 STEPHEN WYATT
MICHELE RUGOLO
SAM BIRD
AUS
ITA
ING
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
NC  
 
 
53 37 KIRILL LADYGIN
NICOLAS MINASSIAN
MAURIZIO MEDIANI
RUS
FRA
ITA
P2 SMP
Oreca 03R Nissan
NC  
 
 
54 0 LUCAS ORDOÑEZ
WOLFGANG REIP
SATOSHI MOTOYAMA
ESP
BEL
JAP
CTDN NISSAN
Zeod RC
NC  
 
 

c

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.