Audi de Kristensen abre uma volta para Toyota de Davidson em Le Mans. Senna segue líder na GTE Pro

A Audi #2 de Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval abriu uma importante vantagem para o Toyota #8 de Anthony Davidson, Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi perto da metade das 24 Horas de Le Mans. Lucas Di Grassi segue em quarto na classificação geral. Já o trio composto por Bruno Senna, Frédéric Makowiecki e Rob Bell lidera na GTE Pro

A Audi segue dando as cartas em Sarthe. Salvo os intervalos para troca de pneus, pilotos e reabastecimento, a marca das quatro argolas continua dominante na 81ª edição das 24 Horas de Le Mans. Neste sábado (22), já domingo pelo horário local, o R18 e-tron quattro #2 guiado por Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval continua na liderança após ter completado 149 voltas. A liderança que aumenta a cada volta e já representa uma volta de vantagem para o segundo colocado, o Toyota TS030 #8 de Anthony Davidson, Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi. O outro Toyota oficial, #7, de Alex Wurz, Kazuki Nakajima e Nicolas Lapierre, fecha o top-3 em Le Mans.


Por conta dos problemas sofridos no primeiro quarto de prova, o Audi R18 e-tron quattro #3, cujo trio é formado por Lucas Di Grassi, Oliver Jarvis e Marc Gené, está bem longe da vitória em Le Mans. Após dez horas de corrida, o conjunto segue na quarta colocação, duas voltas atrás dos líderes da corrida e uma atrás dos carros da Toyota. A luta do trio é superar os híbridos japoneses e tentar garantir uma dobradinha da Audi neste fim de semana que seria de festa, mas ficou bastante triste com a trágica morte de Allan Simonsen no começo das 24 Horas de Le Mans.

Durante a nona volta da corrida, o safety-car voltou à pista por conta de um acidente sofrido por Tracy Krohn, que bateu sua Ferrari #57 na classe GTE Am na passagem pela curva Porsche. Entretanto, a intervenção da direção de prova com bandeira amarela não foi suficiente para diminuir a vantagem dos Toyota em relação ao líder, já que ambos já estavam uma volta atrás.
O Audi #2 de Kristensen segue líder das 24 Horas de Le Mans nesta noite (Foto: Getty Images)

A equipe Rebellion segue sendo a mais rápida dentre as equipes-cliente na LMP1. O Lola Toyota #13 de Andrea Belicchi, Mathias Beche e Cong Fu Cheng ocupa a quinta posição, seguido pelo primeiro carro da escuderia suíça, cujo trio é formado por Nicolas Prost, Neel Jani e Nick Heidfeld. Já o conjunto campeão mundial e vencedor das 24 Horas de Le Mans no ano passado, formado por Marcel Fässler, Benoît Tréluyer e André Lotterer, segue na disputa, mas apenas para cumprir tabela. Atualmente, o Audi R18 e-tron quattro #1 ocupa o 15º posto, 11 voltas atrás dos líderes e companheiros de equipe.

A disputa na classe LMP2 segue bastante empolgante em Le Mans. Após dez horas de corrida, o trio #35 da OAK Morgan-Nissan formado por Bertrand Baguette, Martin Plowman e Ricardo González lidera a competição ocupa a liderança com 140 voltas completadas, ficando em oitavo na classificação geral. A diferença para os companheiros de equipe Olivier Pla, Alex Brundle e David Heinemeiner-Hansson agora é de 33s.

O trio da equipe Greaves, composto por Jan Mardenborough, Lucas Ordoñez e o experiente alemão Michael Krumm completa o rol dos dez melhores colocados. O time ocupa a terceira posição na classe LMP2 com um protótipo Zytek-Nissan.

Se Di Grassi tem uma missão duríssima na luta para vencer em Le Mans, o caminho de Bruno Senna parece ser um pouco menos difícil. O trio do Aston Martin Vantage V8 #99 manteve a liderança perto da primeira metade da prova. A vantagem para o trio da Porsche, segundo colocado na GTE Pro, composto por Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas, seguia razoavelmente sob controle, embora ainda faltasse muito chão até a conclusão da prova em Sarthe.

As Ferrari 458 Italia da AF Corse parecem bem longe da briga pela vitória em Le Mans. O trio formado por Marco Malucelli, Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni ocupava apenas a quinta colocação da classe GTE Pro, uma à frente de Kamui Kobayashi, Toni Vilander e o monegasco Olivier Beretta.

Na GTE Am, Piergiuseppe Perazzini, Lorenzo Case e Darryl O’Young ocupam a liderança após 130 voltas completadas, ficando à frente do time de propriedade de Patrick Dempsey e do ex-craque Alessandro Del Piero. Além de Dempsey, Joe Foster e Patrick Long comandam o Porsche 911 na segunda colocação da categoria destinada aos gentlemen-drivers em Le Mans.

O GRANDE PRÊMIO segue acompanhando as 24 Horas de Le Mans 2013. Logo na manhã de domingo (23), horário de Brasília, será publicada uma parcial de tudo o que aconteceu durante a noite em Sarthe. Porém, a qualquer momento, em caso de emergência, voltaremos em plantão extraordinário.

24 Horas de Le Mans, corrida, após 10 horas:

1 Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
Loïc DUVAL
DIN
ESC
FRA
LMP1
1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
149 voltas  
 
 
2 Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI
Stéphane SARRAZIN
ING
SUI
FRA
LMP1
2
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+1 volta  
 
 
3 Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE
Kazuki NAKAJIMA
AUT
FRA
JAP
LMP1
3
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+1 volta  
 
 
4 Lucas DI GRASSI
Marc GENÉ
Oliver JARVIS
BRA
ESP
ING
LMP1
4
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+2 voltas  
 
 
5 Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE
Cong Fu CHENG
ITA
SUI
CHN
LMP1
5
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+4 voltas  
 
 
6 Nicolas PROST
Neel JANI
Nick HEIDFELD
FRA
SUI
ALE
LMP1
6
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+7 voltas  
 
 
7 Nick LEVENTIS
Danny WATTS
Jonny KANE
ING
ING
ING
LMP1
7
Strakka
HPD ARX-03c Honda
+7 voltas  
 
 
8 Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ
Martin PLOWMANN
BEL
MEX
ING
LMP2
1
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+9 voltas  
 
 
9 Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON
Alex BRUNDLE
FRA
DIN
ING
LMP2
2
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+9 voltas  
 
 
10 Jann MARDENBOROUGH
Lucas ORDOÑEZ
Michael KRUMM
ING
ESP
ALE
LMP2
3
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+10 voltas  
 
 
11 Simon DOLAN
Oliver TURVEY
Lucas LUHR
ING
ING
ALE
LMP2
4
Jota
Zytek Z11SN Nissan
+10 voltas  
 
 
12 Roman RUSINOV
John MARTIN
Mike CONWAY
RUS
AUS
ING
LMP2
5
G-Drive
Oreca 03 Nissan
+10 voltas  
 
 
13 Pierre THIRIET
Ludovic BADEY
Maxime MARTIN
FRA
FRA
BEL
LMP2
6
Thiriet by TDS
Oreca 03 Nissan
+10 voltas  
 
 
14 Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN
Pierre KAFFER
ARG
FRA
ALE
LMP2
7
Pecom
Oreca 03 Nissan
+10 voltas  
 
 
15 André LOTTERER
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
ALE
SUI
FRA
LMP1
8
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+11 voltas  
 
 
16 Natacha GACHNANG
Franck MAILLEUX
Olivier LOMBARD
SUI
FRA
FRA
LMP2
8
Morand
Morgan Judd
+12 voltas  
 
 
17 Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER
Jan CHAROUZ
ALE
AUT
TCH
LMP2
9
Lotus
Lotus T128
+14 voltas  
 
 
18 Alexandre IMPERATORI
Ho-Pin TUNG
Matthew HOWSON
SUI
CHI
ING
LMP2
10
KCMG
Morgan Nissan
+14 voltas  
 
 
19 Bruno SENNA
Frédéric MAKOWIECKI
Rob BELL
BRA
FRA
ING
GTE Pro
1
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+14 voltas  
 
 
20 Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI
Ryan BRISCOE
EUA
ING
AUS
LMP2
11
Level 5
HPD ARX 03b Honda
+14 voltas  
 
 
21 Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Peter DUMBRECK
ING
ALE
ING
GTE Pro
2
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+15 voltas  
 
 
22 Marc LIEB
Richard LIETZ
Romain DUMAS
ALE
AUT
FRA
GTE Pro
3
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+15 voltas  
 
 
23 Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET
Timo BERNHARD
ALE
FRA
ALE
GTE Pro
4
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+15 voltas  
 
 
24 Johnny MOWLEM
Tony BURGESS
Jonathan HIRSCHI
ING
CAN
SUI
LMP2
12
HVM Status
Lola B12/80 Coupé Judd
+15 voltas  
 
 
25 Brendon HARTLEY
Mark PATTERSON
Karun CHANDHOK
NZL
EUA
IND
LMP2
13
Murphy
Oreca 03 Nissan
+15 voltas  
 
 
26 Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELA
Matteo MALUCELLI
ITA
ITA
ITA
GTE Pro
5
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+16 voltas  
 
 
27 Oliver GAVIN
Tommy MILNER
Richard WESTBROOK
ING
EUA
ING
GTE Pro
6
Corvette
Chevrolet Corvette C6-R
+16 voltas  
 
 
28 Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER
Olivier BERETTA
JAP
FIN
MON
GTE Pro
7
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+17 voltas  
 
 
29 Paul DALLA LANA
Pedro LAMY
Bill AUBERLEN
CAN
POR
EUA
GTE Pro
8
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+17 voltas  
 
 
30 Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA
Taylor JORDAN
DIN
ESP
EUA
GTE Pro
9
Corvette
Chevrolet Corvette C6-R
+17 voltas  
 
 
31 Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN
Phillippe MONDOLOT
FRA
FRA
FRA
LMP2
14
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+17 voltas  
 
 
32 Michel FREY
Patric NIEDERHAUSER
Jeroen BLEEKEMOLEN
SUI
SUI
HOL
LMP2
15
Race Performance
Oreca 03 Judd
+18 voltas  
 
 
33 Nelson PANCIATICI
Pierre RAGUES
Tristan GOMMENDY
FRA
FRA
FRA
LMP2
16
Signatech Alpine
Alpine Nissan
+19 voltas  
 
 
34 Piergiuseppe PERAZZINI
Lorenzo CASE
Darryl O'YOUNG
ITA
ITA
CAN
GTE Am
1
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+19 voltas  
 
 
35 Patrick DEMPSEY
Joe FOSTER
Patrick LONG
EUA
EUA
EUA
GTE Am
2
Dempsey-Del Piero Proton
Porsche 911 (997) GT3 RSR
+19 voltas  
 
 
36 Raymond NARAC
Christophe BOURRET
Jean-Karl VERNAY
FRA
FRA
FRA
GTE Am
3
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR
+19 voltas  
 
 
37 Tom KIMBER SMITH
Eric LUX
Alexander ROSSI
ING
EUA
EUA
LMP2
17
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+19 voltas  
 
 
38 Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL
Kuno WITTMER
EUA
EUA
CAN
GTE Pro
10
SRT
Viper GTS-R
+19 voltas  
 
 
39 Jack GERBER
Matt GRIFFIN
Marco CIOCI
AFS
IRL
ITA
GTE Am
4
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+20 voltas  
 
 
40 Christian RIED
Gianluca RODA
Paolo RUBERTI
ALE
ITA
ITA
GTE Am
5
Proton
Porsche 911 GT3 RSR
+20 voltas  
 
 
41 Matt DOWNS
Thomas DAGONNEAU
Rodin YOUNESSI
EUA
FRA
EUA
LMP2
18
Boutsen Ginion
Oreca 03 Nissan
+21 voltas  
 
 
42 Emmanuel COLLARD
François PERRODO
Sebastien CRUBILÉ
FRA
FRA
FRA
GTE Pro
11
Prospeed
Porsche 997 GT3-RSR
+21 voltas  
 
 
43 Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL
Ricky TAYLOR
FRA
FRA
EUA
GTE Am
6
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
+21 voltas  
 
 
44 Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER
Marc GOOSSENS
ING
ALE
BEL
GTE Pro
12
SRT
Viper GTS-R
+21 voltas  
 
 
45 Roald GOETHE
Stuart HALL
Jamie CAMPBELL-WALTER
ALE
ING
ING
GTE Am
7
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+21 voltas  
 
 
46 Andrea BERTOLINI
Abdulazis TURKI ALFAISAL
Khaled QUBAISI
ITA
ASA
EAU
GTE Pro
13
JMW
Ferrari F458 Italia
+22 voltas  
 
 
47 Pascal GIBON
Patrice MILESI
Wolf HENZLER
FRA
FRA
ALE
GTE Am
8
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 (997) GT3 RSR
+22 voltas  
 
 
48 Olivier PORTA
Stéphane RAFFIN
Romain BRANDELA
FRA
FRA
FRA
LMP2
19
DKR
Lola B11/40 Judd
+25 voltas  
 
 
49 Cooper MacNEIL
Manuel RODRIGUES
Phillipe DUMAS
EUA
FRA
FRA
GTE Am
9
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
+25 voltas  
 
 
50 Yannick MALLEGOL
Jean-Marc BACHELIER
Howard BLANK
FRA
FRA
EUA
GTE Am
10
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+27 voltas  
 
 
51 Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS
Jason BRIGHT
VEN
POR
AUS
GTE Am
11
8Star
Ferrari F458 Italia
+30 voltas  
 
 
52 Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON
Maurizio MEDIANI
EUA
SUE
ITA
GTE Am
12
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia
+38 voltas  
 
 
53 Fabien GIROIX
Philippe HAEZBROUCK
Keiko IHARA
FRA
FRA
JAP
LMP2
20
Gulf Racing Middle East
Lola B12/80 Coupé Nissan
+128 voltas  
 
 
54 Tor GRAVES
Shinji NAKANO
Archie HAMILTON
ING
JAP
ING
LMP2
21
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan
NC  
 
 
55 Kevin WEEDA
Christopher BOUCHUT
James ROSSITER
EUA
FRA
ING
LMP2
22
Lotus
Lotus T128
NC  
 
 
56 Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD
Kristian POULSEN
DIN
DIN
DIN
GTE Am
13
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
NC  
 
 
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube