Audi de Kristensen abre uma volta para Toyota de Davidson em Le Mans. Senna segue líder na GTE Pro
A Audi #2 de Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval abriu uma importante vantagem para o Toyota #8 de Anthony Davidson, Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi perto da metade das 24 Horas de Le Mans. Lucas Di Grassi segue em quarto na classificação geral. Já o trio composto por Bruno Senna, Frédéric Makowiecki e Rob Bell lidera na GTE Pro
A Audi segue dando as cartas em Sarthe. Salvo os intervalos para troca de pneus, pilotos e reabastecimento, a marca das quatro argolas continua dominante na 81ª edição das 24 Horas de Le Mans. Neste sábado (22), já domingo pelo horário local, o R18 e-tron quattro #2 guiado por Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval continua na liderança após ter completado 149 voltas. A liderança que aumenta a cada volta e já representa uma volta de vantagem para o segundo colocado, o Toyota TS030 #8 de Anthony Davidson, Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi. O outro Toyota oficial, #7, de Alex Wurz, Kazuki Nakajima e Nicolas Lapierre, fecha o top-3 em Le Mans.
Por conta dos problemas sofridos no primeiro quarto de prova, o Audi R18 e-tron quattro #3, cujo trio é formado por Lucas Di Grassi, Oliver Jarvis e Marc Gené, está bem longe da vitória em Le Mans. Após dez horas de corrida, o conjunto segue na quarta colocação, duas voltas atrás dos líderes da corrida e uma atrás dos carros da Toyota. A luta do trio é superar os híbridos japoneses e tentar garantir uma dobradinha da Audi neste fim de semana que seria de festa, mas ficou bastante triste com a trágica morte de Allan Simonsen no começo das 24 Horas de Le Mans.
Durante a nona volta da corrida, o safety-car voltou à pista por conta de um acidente sofrido por Tracy Krohn, que bateu sua Ferrari #57 na classe GTE Am na passagem pela curva Porsche. Entretanto, a intervenção da direção de prova com bandeira amarela não foi suficiente para diminuir a vantagem dos Toyota em relação ao líder, já que ambos já estavam uma volta atrás.
A equipe Rebellion segue sendo a mais rápida dentre as equipes-cliente na LMP1. O Lola Toyota #13 de Andrea Belicchi, Mathias Beche e Cong Fu Cheng ocupa a quinta posição, seguido pelo primeiro carro da escuderia suíça, cujo trio é formado por Nicolas Prost, Neel Jani e Nick Heidfeld. Já o conjunto campeão mundial e vencedor das 24 Horas de Le Mans no ano passado, formado por Marcel Fässler, Benoît Tréluyer e André Lotterer, segue na disputa, mas apenas para cumprir tabela. Atualmente, o Audi R18 e-tron quattro #1 ocupa o 15º posto, 11 voltas atrás dos líderes e companheiros de equipe.
A disputa na classe LMP2 segue bastante empolgante em Le Mans. Após dez horas de corrida, o trio #35 da OAK Morgan-Nissan formado por Bertrand Baguette, Martin Plowman e Ricardo González lidera a competição ocupa a liderança com 140 voltas completadas, ficando em oitavo na classificação geral. A diferença para os companheiros de equipe Olivier Pla, Alex Brundle e David Heinemeiner-Hansson agora é de 33s.
O trio da equipe Greaves, composto por Jan Mardenborough, Lucas Ordoñez e o experiente alemão Michael Krumm completa o rol dos dez melhores colocados. O time ocupa a terceira posição na classe LMP2 com um protótipo Zytek-Nissan.
Se Di Grassi tem uma missão duríssima na luta para vencer em Le Mans, o caminho de Bruno Senna parece ser um pouco menos difícil. O trio do Aston Martin Vantage V8 #99 manteve a liderança perto da primeira metade da prova. A vantagem para o trio da Porsche, segundo colocado na GTE Pro, composto por Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas, seguia razoavelmente sob controle, embora ainda faltasse muito chão até a conclusão da prova em Sarthe.
As Ferrari 458 Italia da AF Corse parecem bem longe da briga pela vitória em Le Mans. O trio formado por Marco Malucelli, Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni ocupava apenas a quinta colocação da classe GTE Pro, uma à frente de Kamui Kobayashi, Toni Vilander e o monegasco Olivier Beretta.
Na GTE Am, Piergiuseppe Perazzini, Lorenzo Case e Darryl O’Young ocupam a liderança após 130 voltas completadas, ficando à frente do time de propriedade de Patrick Dempsey e do ex-craque Alessandro Del Piero. Além de Dempsey, Joe Foster e Patrick Long comandam o Porsche 911 na segunda colocação da categoria destinada aos gentlemen-drivers em Le Mans.
O GRANDE PRÊMIO segue acompanhando as 24 Horas de Le Mans 2013. Logo na manhã de domingo (23), horário de Brasília, será publicada uma parcial de tudo o que aconteceu durante a noite em Sarthe. Porém, a qualquer momento, em caso de emergência, voltaremos em plantão extraordinário.
Relacionadas
24 Horas de Le Mans, corrida, após 10 horas:
1 |
Tom KRISTENSEN Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN ESC FRA |
LMP1 1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
149 voltas | |
2 |
Anthony DAVIDSON Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING SUI FRA |
LMP1 2 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
+1 volta | |
3 |
Alexander WURZ Nicolas LAPIERRE Kazuki NAKAJIMA |
AUT FRA JAP |
LMP1 3 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
+1 volta | |
4 |
Lucas DI GRASSI Marc GENÉ Oliver JARVIS |
BRA ESP ING |
LMP1 4 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+2 voltas | |
5 |
Andrea BELLICCHI Mathias BECHE Cong Fu CHENG |
ITA SUI CHN |
LMP1 5 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+4 voltas | |
6 |
Nicolas PROST Neel JANI Nick HEIDFELD |
FRA SUI ALE |
LMP1 6 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+7 voltas | |
7 |
Nick LEVENTIS Danny WATTS Jonny KANE |
ING ING ING |
LMP1 7 |
Strakka HPD ARX-03c Honda |
+7 voltas | |
8 |
Bertrand BAGUETTE Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL MEX ING |
LMP2 1 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+9 voltas | |
9 |
Olivier PLA David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA DIN ING |
LMP2 2 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+9 voltas | |
10 |
Jann MARDENBOROUGH Lucas ORDOÑEZ Michael KRUMM |
ING ESP ALE |
LMP2 3 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan |
+10 voltas | |
11 |
Simon DOLAN Oliver TURVEY Lucas LUHR |
ING ING ALE |
LMP2 4 |
Jota Zytek Z11SN Nissan |
+10 voltas | |
12 |
Roman RUSINOV John MARTIN Mike CONWAY |
RUS AUS ING |
LMP2 5 |
G-Drive Oreca 03 Nissan |
+10 voltas | |
13 |
Pierre THIRIET Ludovic BADEY Maxime MARTIN |
FRA FRA BEL |
LMP2 6 |
Thiriet by TDS Oreca 03 Nissan |
+10 voltas | |
14 |
Luiz PÉREZ-COMPANC Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG FRA ALE |
LMP2 7 |
Pecom Oreca 03 Nissan |
+10 voltas | |
15 |
André LOTTERER Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE SUI FRA |
LMP1 8 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+11 voltas | |
16 |
Natacha GACHNANG Franck MAILLEUX Olivier LOMBARD |
SUI FRA FRA |
LMP2 8 |
Morand Morgan Judd |
+12 voltas | |
17 |
Thomas HOLZER Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE AUT TCH |
LMP2 9 |
Lotus Lotus T128 |
+14 voltas | |
18 |
Alexandre IMPERATORI Ho-Pin TUNG Matthew HOWSON |
SUI CHI ING |
LMP2 10 |
KCMG Morgan Nissan |
+14 voltas | |
19 |
Bruno SENNA Frédéric MAKOWIECKI Rob BELL |
BRA FRA ING |
GTE Pro 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+14 voltas | |
20 |
Scott TUCKER Marino FRANCHITTI Ryan BRISCOE |
EUA ING AUS |
LMP2 11 |
Level 5 HPD ARX 03b Honda |
+14 voltas | |
21 |
Darren TURNER Stefan MÜCKE Peter DUMBRECK |
ING ALE ING |
GTE Pro 2 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+15 voltas | |
22 |
Marc LIEB Richard LIETZ Romain DUMAS |
ALE AUT FRA |
GTE Pro 3 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+15 voltas | |
23 |
Jörg BERGMEISTER Patrick PILET Timo BERNHARD |
ALE FRA ALE |
GTE Pro 4 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+15 voltas | |
24 |
Johnny MOWLEM Tony BURGESS Jonathan HIRSCHI |
ING CAN SUI |
LMP2 12 |
HVM Status Lola B12/80 Coupé Judd |
+15 voltas | |
25 |
Brendon HARTLEY Mark PATTERSON Karun CHANDHOK |
NZL EUA IND |
LMP2 13 |
Murphy Oreca 03 Nissan |
+15 voltas | |
26 |
Gianmaria BRUNI Giancarlo FISICHELA Matteo MALUCELLI |
ITA ITA ITA |
GTE Pro 5 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+16 voltas | |
27 |
Oliver GAVIN Tommy MILNER Richard WESTBROOK |
ING EUA ING |
GTE Pro 6 |
Corvette Chevrolet Corvette C6-R |
+16 voltas | |
28 |
Kamui KOBAYASHI Toni VILANDER Olivier BERETTA |
JAP FIN MON |
GTE Pro 7 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+17 voltas | |
29 |
Paul DALLA LANA Pedro LAMY Bill AUBERLEN |
CAN POR EUA |
GTE Pro 8 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+17 voltas | |
30 |
Jan MAGNUSSEN Antonio GARCIA Taylor JORDAN |
DIN ESP EUA |
GTE Pro 9 |
Corvette Chevrolet Corvette C6-R |
+17 voltas | |
31 |
Jacques NICOLET Jean-Marc MERLIN Phillippe MONDOLOT |
FRA FRA FRA |
LMP2 14 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+17 voltas | |
32 |
Michel FREY Patric NIEDERHAUSER Jeroen BLEEKEMOLEN |
SUI SUI HOL |
LMP2 15 |
Race Performance Oreca 03 Judd |
+18 voltas | |
33 |
Nelson PANCIATICI Pierre RAGUES Tristan GOMMENDY |
FRA FRA FRA |
LMP2 16 |
Signatech Alpine Alpine Nissan |
+19 voltas | |
34 |
Piergiuseppe PERAZZINI Lorenzo CASE Darryl O'YOUNG |
ITA ITA CAN |
GTE Am 1 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+19 voltas | |
35 |
Patrick DEMPSEY Joe FOSTER Patrick LONG |
EUA EUA EUA |
GTE Am 2 |
Dempsey-Del Piero Proton Porsche 911 (997) GT3 RSR |
+19 voltas | |
36 |
Raymond NARAC Christophe BOURRET Jean-Karl VERNAY |
FRA FRA FRA |
GTE Am 3 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3 RSR |
+19 voltas | |
37 |
Tom KIMBER SMITH Eric LUX Alexander ROSSI |
ING EUA EUA |
LMP2 17 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan |
+19 voltas | |
38 |
Jonathan BOMARITO Tommy KENDALL Kuno WITTMER |
EUA EUA CAN |
GTE Pro 10 |
SRT Viper GTS-R |
+19 voltas | |
39 |
Jack GERBER Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS IRL ITA |
GTE Am 4 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+20 voltas | |
40 |
Christian RIED Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE ITA ITA |
GTE Am 5 |
Proton Porsche 911 GT3 RSR |
+20 voltas | |
41 |
Matt DOWNS Thomas DAGONNEAU Rodin YOUNESSI |
EUA FRA EUA |
LMP2 18 |
Boutsen Ginion Oreca 03 Nissan |
+21 voltas | |
42 |
Emmanuel COLLARD François PERRODO Sebastien CRUBILÉ |
FRA FRA FRA |
GTE Pro 11 |
Prospeed Porsche 997 GT3-RSR |
+21 voltas | |
43 |
Patrick BORNHAUSER Julien CANAL Ricky TAYLOR |
FRA FRA EUA |
GTE Am 6 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
+21 voltas | |
44 |
Ryan DALZIEL Dominik FARNBACHER Marc GOOSSENS |
ING ALE BEL |
GTE Pro 12 |
SRT Viper GTS-R |
+21 voltas | |
45 |
Roald GOETHE Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ALE ING ING |
GTE Am 7 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+21 voltas | |
46 |
Andrea BERTOLINI Abdulazis TURKI ALFAISAL Khaled QUBAISI |
ITA ASA EAU |
GTE Pro 13 |
JMW Ferrari F458 Italia |
+22 voltas | |
47 |
Pascal GIBON Patrice MILESI Wolf HENZLER |
FRA FRA ALE |
GTE Am 8 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 (997) GT3 RSR |
+22 voltas | |
48 |
Olivier PORTA Stéphane RAFFIN Romain BRANDELA |
FRA FRA FRA |
LMP2 19 |
DKR Lola B11/40 Judd |
+25 voltas | |
49 |
Cooper MacNEIL Manuel RODRIGUES Phillipe DUMAS |
EUA FRA FRA |
GTE Am 9 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
+25 voltas | |
50 |
Yannick MALLEGOL Jean-Marc BACHELIER Howard BLANK |
FRA FRA EUA |
GTE Am 10 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+27 voltas | |
51 |
Enzo POTOLICCHIO Rui AGUAS Jason BRIGHT |
VEN POR AUS |
GTE Am 11 |
8Star Ferrari F458 Italia |
+30 voltas | |
52 |
Tracy KROHN Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA SUE ITA |
GTE Am 12 |
Krohn Racing Ferrari F458 Italia |
+38 voltas | |
53 |
Fabien GIROIX Philippe HAEZBROUCK Keiko IHARA |
FRA FRA JAP |
LMP2 20 |
Gulf Racing Middle East Lola B12/80 Coupé Nissan |
+128 voltas | |
54 |
Tor GRAVES Shinji NAKANO Archie HAMILTON |
ING JAP ING |
LMP2 21 |
Delta-ADR Oreca 03 Nissan |
NC | |
55 |
Kevin WEEDA Christopher BOUCHUT James ROSSITER |
EUA FRA ING |
LMP2 22 |
Lotus Lotus T128 |
NC | |
56 |
Allan SIMONSEN Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN |
DIN DIN DIN |
GTE Am 13 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
NC | |