Audi faz dobradinha nas 6 Horas de Silverstone, que vê estreias vitoriosas de Pizzonia e Senna no WEC
Em um final de corrida espetacular, o carro #2 da Audi, de Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval, faturou a vitória nas 6 Horas de Silverstone e abriu com vitória a temporada 2013 do Mundial de Endurance. E o Brasil foi em dobro ao alto do pódio, representado pelos pilotos Antonio Pizzonia (LMP2) e Bruno Senna (GTE Pro), que dominaram a prova em suas respectivas classes
As imagens do Mundial de Endurance em Silverstone |
O momento decisivo das 6 Horas de Silverstone aconteceu a apenas quatro minutos do fim da corrida que abriu a temporada 2013 do Mundial de Endurance. Foi depois de 356 minutos de disputa que Allan McNish, ao volante do Audi #2, passou pelo companheiro de equipe Benoît Tréluyer e assumiu definitivamente a liderança para cruzar a linha de chegada na primeira posição, abrindo o ano com vitória no WEC.
Relacionadas
McNish e Tom Kristensen, agora acompanhados por Loïc Duval, apenas repetiram o que fizeram em 2012, quando também venceram a primeira prova da temporada, as 12 Horas de Sebring – naquela ocasião, o terceiro piloto era o italiano Dindo Capello. Tréluyer, que dividiu o Audi e-tron quattro #1 com André Lotterer e Marcel Fässler, foi o segundo a receber a bandeira quadriculada, e a Toyota completou o pódio com o protótipo #8, de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin.
Nas outras três classes disputadas, dois dos carros vencedores tinham pilotos brasileiros a bordo. Na LMP2, Antonio Pizzonia, Tor Graves e James Walker dominaram as seis horas de corrida para manter a equipe Delta-ADR como a única a vencer em Silverstone no WEC. E, na GTE Pro, Bruno Senna, Darren Turner e Stefan Mücke igualmente controlaram as ações e não deram chances aos adversários. Kamui Kobayashi e Toni Vilander chegaram na segunda posição.
Finalmente, na GTE Am, a vitória também foi da Aston Martin, com o trio dinamarquês formado por Allan Simonsen, Christoffer Nygaard e Kristian Poulsen, com o Corvette da Larbre de Fernando Rees, Patrick Bornhauser e Julien Canal em segundo lugar.
Confira como foram as 6 Horas de Silverstone:
Ao contrário do que aconteceu na sexta e no sábado, a corrida começou com pista seca em Silverstone, e os dois carros da Toyota puxaram o pelotão na hora da largada, com Alexander Wurz e Nicolas Lapierre mantendo a posição. Mas a liderança dos japoneses não durou muito e, já na primeira hora de corrida, a Audi assumiu a ponta com o carro #2.
Com um rendimento bem superior, a Audi logo colocou o protótipo #1 na segunda posição e, ainda na primeira metade da corrida, já tinha uma vantagem de uma volta sobre sua principal adversária. Ali, a vitória começava a ficar encaminhada para a marca. Restava saber qual dos dois carros chegaria à frente.
Neste momento, a dianteira estava com o trio de Lotterer, Fässler e Tréluyer, e seguiu assim até a penúltima troca de pilotos, quando Kristensen entrou no cockpit do #2 e deixou os boxes em primeiro. Não foi preciso muito tempo, porém, para que Lotterer o superasse: uma volta. Depois do último pit-stop, Tréluyer pegou o carro em primeiro lugar com uma vantagem de mais de meio minuto para McNish. Só que o e-tron quattro #1 não rendia mais tão bem.
Com um problema no eixo da transmissão, o piloto deixou de contar com a força do motor híbrido, ficando somente com o motor turbo movido a diesel. Contra um carro que tinha 100% de potência, virou até covardia. O rápido escocês descontou volta a volta a diferença até colar em Tréluyer e superá-lo, a quatro minutos do fim da corrida.
Enquanto essa briga da Audi correu solta, os carros da Toyota também duelaram entre si pelo lugar mais baixo do pódio. E foi o #8, de Davidson, Buemi e Sarrazin que despontou na hora final de corrida para assegurar o top-3 e os troféus.
Na LMP2, a Delta-ADR não precisou disputar tanto assim. O time de Pizzonia, Graves e Walker estava na segunda posição pouco antes da marca de três horas, quando uma leve garoa começou a cair sobre o circuito. A umidade do asfalto traiu John Martin, que liderava com o protótipo da G-Drive. O inglês perdeu o controle na entrada da reta dos boxes e se chocou contra o muro, provocando o acionamento da bandeira amarela em toda a extensão da pista, mas não o suficiente para a entrada do safety-car.
A partir dali, Pizzonia, Graves e Walker não viram mais adversários e venceram até que com certa tranquilidade. A segunda colocação ficou com Oliver Pla, David Heinemeier Hansson e Alex Brundle, da OAK, e o terceiro lugar ficou com a Greaves de Chris Dyson, Michael Marsal e Tom Kimber-Smith.
Nas classes de GT, a Aston Martin dominou. Na divisão Pro, Darren Turner, Bruno Senna e Stefan Mücke, que largaram na pole-position, simplesmente comandaram as ações das 6 Horas de Silverstone. Tranquilos, eles passaram horas ocupando a primeira posição e cruzaram a linha de chegada com uma volta de vantagem para a dupla da AF Corse que ficou com o segundo lugar: Kamui Kobayashi e Toni Vilander. Na disputa dos pilotos que saíram da F1 no ano passado, portanto, melhor para Senna após o primeiro round. O pódio foi completado por outro trio da Aston Martin, formado por Frédéric Makowiecki, Paul Dalla Lana e Pedro Lamy.
O time inglês comemorou também a vitória na GTE Am, com os dinamarqueses Kristian Poulsen, Allan Simonsen e Christoffer Nygaard. Nesta categoria, porém, as emoções cresceram nos momentos finais com o crescimento da Larbre e de Fernando Rees. O brasileiro tinha um ritmo muito bom na hora final e partiu para o ataque sobre a Ferrari da equipe 8Star e o português Rui Águas.
A manobra de Rees foi consumada instantes antes da ultrapassagem de Tréluyer sobre McNish na LMP1. Com ela, o Corvette #50, que precisou cumprir uma punição de 30 segundos por conta de um toque em que Patrick Bornhauser se envolveu no meio da prova. Águas terminou em terceiro.
A próxima etapa do Mundial de Endurance acontece daqui a três semanas: são as 6 Horas de Spa, na Bélgica, que acontecerão num sábado, dia 4 de maio. Nessa prova, Lucas Di Grassi estará em um terceiro protótipo da Audi, e Bruno Senna e Fernando Rees. Antonio Pizzonia, a princípio, disputaria somente as 6 Horas de Silverstone, e ainda não está confirmado para correr em outras etapas pelo time oficial da Nissan no WEC.
WEC, 6 Horas de Silverstone, corrida, final:
1 |
Tom KRISTENSEN Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN ESC FRA |
LMP1 1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
197 voltas | |
2 |
André LOTTERER Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE TCH FRA |
LMP1 2 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+3.462 | |
3 |
Anthony DAVIDSON Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING SUI FRA |
LMP1 3 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
+1 volta | |
4 |
Alexander WURZ Nicolas LAPIERRE |
AUT FRA |
LMP1 4 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
+1 volta | |
5 |
Nicolas PROST Neel JANI Nick HEIDFELD |
FRA SUI ALE |
LMP1 5 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+4 voltas | |
6 |
Andrea BELLICCHI Mathias BECHE Cong Fu CHENG |
ITA SUI CHN |
LMP1 6 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+7 voltas | |
7 |
Tor GRAVES Antonio PIZZONIA James WALKER |
ING BRA ING |
LMP2 1 |
Delta-ADR Oreca 03 Nissan |
+13 voltas | |
8 |
Olivier PLA David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA DIN ING |
LMP2 2 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+14 voltas | |
9 |
Chris DYSON Michael MARSAL Tom KIMBER-SMITH |
EUA EUA ING |
LMP2 3 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan |
+17 voltas | |
10 |
Luiz PÉREZ-COMPANC Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG FRA ALE |
LMP2 4 |
Pecom Oreca 03 Nissan |
+18 voltas | |
11 |
Bertrand BAGUETTE Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL MEX ING |
LMP2 5 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+18 voltas | |
12 |
Alexandre IMPERATORI Matthew HOWSON Ka To JIM |
TCH ING CHN |
LMP2 6 |
KCMG HKG Morgan LMP2 Nissan |
+18 voltas | |
13 |
Roman RUSINOV John MARTIN Mike CONWAY |
RUS AUS ING |
LMP2 7 |
G-Drive Oreca 03 Nissan |
+21 voltas | |
14 |
Darren TURNER Stefan MÜCKE Bruno SENNA |
ING ALE BRA |
GTE Pro 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+26 voltas | |
15 |
Kamui KOBAYASHI Toni VILANDER |
JAP FIN |
GTE Pro 2 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+27 voltas | |
16 |
Paul DALLA LANA Frédéric MAKOWIECKI Pedro LAMY |
CAN FRA POR |
GTE Pro 3 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+27 voltas | |
17 |
Marc LIEB Richard LIETZ Romain DUMAS |
ALE AUT FRA |
GTE Pro 4 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+27 voltas | |
18 |
Gianmaria BRUNI Giancarlo FISICHELLA |
ITA ITA |
GTE Pro 5 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+27 voltas | |
19 |
Allan SIMONSEN Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN |
DIN DIN DIN |
GTE Am 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+28 voltas | |
20 |
Jörg BERGMEISTER Patrick PILET Timo BERNHARD |
ALE FRA ALE |
GTE Pro 6 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+29 voltas | |
21 |
Patrick BORNHAUSER Julien CANAL Fernando REES |
FRA FRA BRA |
GTE Am 2 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
+31 voltas | |
22 |
Enzo POTOLICCHIO Rui AGUAS Philipp PETER |
VEN POR AUT |
GTE Am 3 |
8Star Ferrari F458 Italia |
+32 voltas | |
23 |
Roald GOETHE Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ALE ING ING |
GTE Am 4 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+32 voltas | |
24 |
Christian RIED Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE ITA ITA |
GTE Am 5 |
Proton Porsche 911 GT3 RSR |
+32 voltas | |
25 |
Tracy KROHN Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA SUE ITA |
GTE Am 6 |
Krohn Racing Ferrari F458 Italia |
+33 voltas | |
26 |
Raymond NARAC Christophe BOURRET Jean-Karl VERNAY |
FRA FRA FRA |
GTE Am 7 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3 RSR |
+34 voltas | |
27 |
Jacques NICOLET Jean-Marc MERLIN |
FRA FRA |
LMP2 8 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+43 voltas | |
28 |
Jack GERBER Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS IRL ITA |
GTE Am 8 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+58 voltas | |
29 |
Thomas HOLZER Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE AUT TCH |
LMP2 9 |
Lotus Lotus T128 |
+84 voltas | |
30 |
Nick LEVENTIS Danny WATTS Jonny KANE |
ING ING ING |
LMP1 7 |
Strakka HPD ARX-03c Honda |
+142 voltas | |
31 |
Kevin WEEDA Vitantonio LIUZZI Christophe BOUCHUT |
EUA ITA FRA |
LMP2 10 |
Lotus Lotus T128 |
+153 voltas | |