Audi mantém domínio após quatro horas de corrida em Le Mans marcada pela morte de Simonsen

Começo das 24 Horas de Le Mans foi marcado pelo acidente fatal de Allan Simonsen e pelas condições úmidas da pista de Sarthe. Na classificação geral, só dá Audi, que ocupa as três primeiras colocações no primeiro sexto da corrida

A festa pelo 90º ano das 24 Horas de Le Mans foi totalmente ofuscada pela morte de Allan Simonsen neste sábado (22). Logo no começo da prova, na terceira volta em Sarthe, o piloto dinamarquês da Aston Martin bateu de forma muito forte no guard-rail da curva Tertre Rouge, não resistiu aos ferimentos e morreu tragicamente. A corrida, no entanto seguiu seu curso. Nem mesmo a Aston Martin, equipe de Simonsen, deixou a prova, a pedido da própria família do dinamarquês. Na frente, nada de surpresas: a Audi segue dominando e ocupa as três primeiras posições.

A corrida iniciou com uma garoa bastante fina e a pista levemente úmida. Allan McNish largou na frente com o Audi R18 e-tron quattro híbrido, mas logo foi superado pelo companheiro de equipe André Lotterer. O Toyota TS030 de Anthony Davidson veio no embalo e passou os protótipos da Audi, subindo para a segunda colocação. Mas foi o máximo que a Toyota conseguiu fazer, não chegando a representar uma ameaça real ao domínio da Audi.
O trio #3 da Audi, composto por Di Grassi, Jarvis e Gené, ocupa a segunda posição (Foto: Getty Images)

Por conta do acidente de Simonsen, a corrida ficou sob bandeira amarela por quase uma hora para que houvesse um resgate do piloto e também por conta dos reparos no guard-rail na Tertre Rouge. Quando a bandeira verde foi acenada de volta, Lotterer acelerou forte para abrir o máximo de vantagem em relação a Toyota. Deu certo, tanto que, desde então, a vantagem do #1 de Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler só aumentou para os demais.

Antes de a corrida ter completado quatro horas, Tréluyer substituiu Lotterer no #1, enquanto Oliver Jarvis substituiu Lucas Di Grassi. Kristensen, que assumiu o lugar de McNish no Audi #2, caiu para terceiro, mas, ainda assim, muito perto do parceiro Jarvis. Depois de três stints, a Toyota caiu para sua posição original no grid: quarto para Sarrazin/Davidson/Buemi e quinto para Alex Wurz, Nicolas Laipierre e Kazuki Nakajima.

A liderança na LMP2 é do trio formado pro Alex Brundle, Olivier Pla e David Heinemeir-Hansson, confirmando a primeira posição no grid de largada na categoria. O trio da Morgan, no entanto, está três voltas atrás dos líderes da classificação geral, que completaram 57 voltas após quatro horas de prova.

Na classe GTE Pro, a liderança segue com a Aston Martin, mas agora com o trio formado por Stefan Mücke, Darren Turner e Peter Dumbreck. A disputa está bastante acirrada com o Porsche de Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas e também o outro Aston Martin, de Bruno Senna, Frédéric Makowiecki e Rob Bell, que ocupam a segunda e terceira colocações, respectivamente. Ambos completaram 52 voltas.

E na GTE Am, a liderança é do irlandês Matt Griffin, que guia a Ferrari F458 Italia #61 da tradicional equipe italiana AF Corse ao lado de Jack Gerber e Marco Cioci. O trio está a sete voltas dos líderes na classificação geral.

24 Horas de Le Mans, corrida, após 4 horas:

1 André LOTTERER
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
ALE
SUI
FRA
LMP1
1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
57 voltas  
 
 
2 Lucas DI GRASSI
Marc GENÉ
Oliver JARVIS
BRA
ESP
ING
LMP1
2
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+1 volta  
 
 
3 Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
Loïc DUVAL
DIN
ESC
FRA
LMP1
3
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+1 volta  
 
 
4 Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI
Stéphane SARRAZIN
ING
SUI
FRA
LMP1
4
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+1 volta  
 
 
5 Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE
Kazuki NAKAJIMA
AUT
FRA
JAP
LMP1
5
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+1 volta  
 
 
6 Nicolas PROST
Neel JANI
Nick HEIDFELD
FRA
SUI
ALE
LMP1
6
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+2 voltas  
 
 
7 Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE
Cong Fu CHENG
ITA
SUI
CHN
LMP1
7
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+2 voltas  
 
 
8 Nick LEVENTIS
Danny WATTS
Jonny KANE
ING
ING
ING
LMP1
8
Strakka
HPD ARX-03c Honda
+3 voltas  
 
 
9 Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON
Alex BRUNDLE
FRA
DIN
ING
LMP2
1
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+3 voltas  
 
 
10 Roman RUSINOV
John MARTIN
Mike CONWAY
RUS
AUS
ING
LMP2
2
G-Drive
Oreca 03 Nissan
+4 voltas  
 
 
11 Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ
Martin PLOWMANN
BEL
MEX
ING
LMP2
3
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+4 voltas  
 
 
12 Pierre THIRIET
Ludovic BADEY
Maxime MARTIN
FRA
FRA
BEL
LMP2
4
Thiriet by TDS
Oreca 03 Nissan
+4 voltas  
 
 
13 Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN
Pierre KAFFER
ARG
FRA
ALE
LMP2
5
Pecom
Oreca 03 Nissan
+4 voltas  
 
 
14 Michel FREY
Patric NIEDERHAUSER
Jeroen BLEEKEMOLEN
SUI
SUI
HOL
LMP2
6
Race Performance
Oreca 03 Judd
+4 voltas  
 
 
15 Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI
Ryan BRISCOE
EUA
ING
AUS
LMP2
7
Level 5
HPD ARX 03b Honda
+4 voltas  
 
 
16 Simon DOLAN
Oliver TURVEY
Lucas LUHR
ING
ING
ALE
LMP2
8
Jota
Zytek Z11SN Nissan
+4 voltas  
 
 
17 Jann MARDENBOROUGH
Lucas ORDOÑEZ
Michael KRUMM
ING
ESP
ALE
LMP2
9
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+4 voltas  
 
 
18 Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER
Jan CHAROUZ
ALE
AUT
TCH
LMP2
10
Lotus
Lotus T128
+5 voltas  
 
 
19 Natacha GACHNANG
Franck MAILLEUX
Olivier LOMBARD
SUI
FRA
FRA
LMP2
11
Morand
Morgan Judd
+5 voltas  
 
 
20 Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Peter DUMBRECK
ING
ALE
ING
GTE Pro
1
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+5 voltas  
 
 
21 Marc LIEB
Richard LIETZ
Romain DUMAS
ALE
AUT
FRA
GTE Pro
2
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+5 voltas  
 
 
22 Bruno SENNA
Frédéric MAKOWIECKI
Rob BELL
BRA
FRA
ING
GTE Pro
3
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+5 voltas  
 
 
23 Johnny MOWLEM
Tony BURGESS
Jonathan HIRSCHI
ING
CAN
SUI
LMP2
12
HVM Status
Lola B12/80 Coupé Judd
+6 voltas  
 
 
24 Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET
Timo BERNHARD
ALE
FRA
ALE
GTE Pro
4
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+6 voltas  
 
 
25 Brendon HARTLEY
Mark PATTERSON
Karun CHANDHOK
NZL
EUA
IND
LMP2
13
Murphy
Oreca 03 Nissan
+6 voltas  
 
 
26 Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELA
Matteo MALUCELLI
ITA
ITA
ITA
GTE Pro
5
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+6 voltas  
 
 
27 Paul DALLA LANA
Pedro LAMY
Bill AUBERLEN
CAN
POR
EUA
GTE Pro
6
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+6 voltas  
 
 
28 Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA
Taylor JORDAN
DIN
ESP
EUA
GTE Pro
7
Corvette
Chevrolet Corvette C6-R
+6 voltas  
 
 
29 Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER
Olivier BERETTA
JAP
FIN
MON
GTE Pro
8
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+6 voltas  
 
 
30 Oliver GAVIN
Tommy MILNER
Richard WESTBROOK
ING
EUA
ING
GTE Pro
9
Corvette
Chevrolet Corvette C6-R
+6 voltas  
 
 
31 Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER
Marc GOOSSENS
ING
ALE
BEL
GTE Pro
10
SRT
Viper GTS-R
+7 voltas  
 
 
32 Jack GERBER
Matt GRIFFIN
Marco CIOCI
AFS
IRL
ITA
GTE Am
1
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+7 voltas  
 
 
33 Alexandre IMPERATORI
Ho-Pin TUNG
Matthew HOWSON
SUI
CHI
ING
LMP2
14
KCMG
Morgan Nissan
+7 voltas  
 
 
34 Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN
Phillippe MONDOLOT
FRA
FRA
FRA
LMP2
15
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+7 voltas  
 
 
35 Piergiuseppe PERAZZINI
Lorenzo CASE
Darryl O'YOUNG
ITA
ITA
CAN
GTE Am
2
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+7 voltas  
 
 
36 Pascal GIBON
Patrice MILESI
Wolf HENZLER
FRA
FRA
ALE
GTE Am
3
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 (997) GT3 RSR
+7 voltas  
 
 
37 Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL
Kuno WITTMER
EUA
EUA
CAN
GTE Pro
11
SRT
Viper GTS-R
+7 voltas  
 
 
38 Christian RIED
Gianluca RODA
Paolo RUBERTI
ALE
ITA
ITA
GTE Am
4
Proton
Porsche 911 GT3 RSR
+8 voltas  
 
 
39 Patrick DEMPSEY
Joe FOSTER
Patrick LONG
EUA
EUA
EUA
GTE Am
5
Dempsey-Del Piero Proton
Porsche 911 (997) GT3 RSR
+8 voltas  
 
 
40 Tor GRAVES
Shinji NAKANO
Archie HAMILTON
ING
JAP
ING
LMP2
16
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan
+8 voltas  
 
 
41 Roald GOETHE
Stuart HALL
Jamie CAMPBELL-WALTER
ALE
ING
ING
GTE Am
6
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+8 voltas  
 
 
42 Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS
Jason BRIGHT
VEN
POR
AUS
GTE Am
7
8Star
Ferrari F458 Italia
+8 voltas  
 
 
43 Raymond NARAC
Christophe BOURRET
Jean-Karl VERNAY
FRA
FRA
FRA
GTE Am
8
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR
+8 voltas  
 
 
44 Matt DOWNS
Thomas DAGONNEAU
Rodin YOUNESSI
EUA
FRA
EUA
LMP2
17
Boutsen Ginion
Oreca 03 Nissan
+8 voltas  
 
 
45 Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL
Ricky TAYLOR
FRA
FRA
EUA
GTE Am
9
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
+8 voltas  
 
 
46 Emmanuel COLLARD
François PERRODO
Sebastien CRUBILÉ
FRA
FRA
FRA
GTE Pro
12
Prospeed
Porsche 997 GT3-RSR
+8 voltas  
 
 
47 Nelson PANCIATICI
Pierre RAGUES
Tristan GOMMENDY
FRA
FRA
FRA
LMP2
18
Signatech Alpine
Alpine Nissan
+8 voltas  
 
 
48 Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON
Maurizio MEDIANI
EUA
SUE
ITA
GTE Am
10
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia
+9 voltas  
 
 
49 Olivier PORTA
Stéphane RAFFIN
Romain BRANDELA
FRA
FRA
FRA
LMP2
19
DKR
Lola B11/40 Judd
+9 voltas  
 
 
50 Tom KIMBER SMITH
Eric LUX
Alexander ROSSI
ING
EUA
EUA
LMP2
20
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+9 voltas  
 
 
51 Andrea BERTOLINI
Abdulazis TURKI ALFAISAL
Khaled QUBAISI
ITA
ASA
EAU
GTE Pro
13
JMW
Ferrari F458 Italia
+10 voltas  
 
 
52 Cooper MacNEIL
Manuel RODRIGUES
Phillipe DUMAS
EUA
FRA
FRA
GTE Am
11
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
+10 voltas  
 
 
53 Yannick MALLEGOL
Jean-Marc BACHELIER
Howard BLANK
FRA
FRA
EUA
GTE Am
12
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+11 voltas  
 
 
54 Fabien GIROIX
Philippe HAEZBROUCK
Keiko IHARA
FRA
FRA
JAP
LMP2
21
Gulf Racing Middle East
Lola B12/80 Coupé Nissan
+38 voltas  
 
 
55 Kevin WEEDA
Christopher BOUCHUT
James ROSSITER
EUA
FRA
ING
LMP2
22
Lotus
Lotus T128
+40 voltas  
 
 
56 Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD
Kristian POULSEN
DIN
DIN
DIN
GTE Am
13
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
NC  
 
 

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube