Audi mantém domínio após quatro horas de corrida em Le Mans marcada pela morte de Simonsen
Começo das 24 Horas de Le Mans foi marcado pelo acidente fatal de Allan Simonsen e pelas condições úmidas da pista de Sarthe. Na classificação geral, só dá Audi, que ocupa as três primeiras colocações no primeiro sexto da corrida
A festa pelo 90º ano das 24 Horas de Le Mans foi totalmente ofuscada pela morte de Allan Simonsen neste sábado (22). Logo no começo da prova, na terceira volta em Sarthe, o piloto dinamarquês da Aston Martin bateu de forma muito forte no guard-rail da curva Tertre Rouge, não resistiu aos ferimentos e morreu tragicamente. A corrida, no entanto seguiu seu curso. Nem mesmo a Aston Martin, equipe de Simonsen, deixou a prova, a pedido da própria família do dinamarquês. Na frente, nada de surpresas: a Audi segue dominando e ocupa as três primeiras posições.
A corrida iniciou com uma garoa bastante fina e a pista levemente úmida. Allan McNish largou na frente com o Audi R18 e-tron quattro híbrido, mas logo foi superado pelo companheiro de equipe André Lotterer. O Toyota TS030 de Anthony Davidson veio no embalo e passou os protótipos da Audi, subindo para a segunda colocação. Mas foi o máximo que a Toyota conseguiu fazer, não chegando a representar uma ameaça real ao domínio da Audi.
Por conta do acidente de Simonsen, a corrida ficou sob bandeira amarela por quase uma hora para que houvesse um resgate do piloto e também por conta dos reparos no guard-rail na Tertre Rouge. Quando a bandeira verde foi acenada de volta, Lotterer acelerou forte para abrir o máximo de vantagem em relação a Toyota. Deu certo, tanto que, desde então, a vantagem do #1 de Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler só aumentou para os demais.
Antes de a corrida ter completado quatro horas, Tréluyer substituiu Lotterer no #1, enquanto Oliver Jarvis substituiu Lucas Di Grassi. Kristensen, que assumiu o lugar de McNish no Audi #2, caiu para terceiro, mas, ainda assim, muito perto do parceiro Jarvis. Depois de três stints, a Toyota caiu para sua posição original no grid: quarto para Sarrazin/Davidson/Buemi e quinto para Alex Wurz, Nicolas Laipierre e Kazuki Nakajima.
A liderança na LMP2 é do trio formado pro Alex Brundle, Olivier Pla e David Heinemeir-Hansson, confirmando a primeira posição no grid de largada na categoria. O trio da Morgan, no entanto, está três voltas atrás dos líderes da classificação geral, que completaram 57 voltas após quatro horas de prova.
Na classe GTE Pro, a liderança segue com a Aston Martin, mas agora com o trio formado por Stefan Mücke, Darren Turner e Peter Dumbreck. A disputa está bastante acirrada com o Porsche de Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas e também o outro Aston Martin, de Bruno Senna, Frédéric Makowiecki e Rob Bell, que ocupam a segunda e terceira colocações, respectivamente. Ambos completaram 52 voltas.
E na GTE Am, a liderança é do irlandês Matt Griffin, que guia a Ferrari F458 Italia #61 da tradicional equipe italiana AF Corse ao lado de Jack Gerber e Marco Cioci. O trio está a sete voltas dos líderes na classificação geral.
24 Horas de Le Mans, corrida, após 4 horas:
1 |
André LOTTERER Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE SUI FRA |
LMP1 1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
57 voltas | |
2 |
Lucas DI GRASSI Marc GENÉ Oliver JARVIS |
BRA ESP ING |
LMP1 2 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+1 volta | |
3 |
Tom KRISTENSEN Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN ESC FRA |
LMP1 3 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+1 volta | |
4 |
Anthony DAVIDSON Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING SUI FRA |
LMP1 4 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
+1 volta | |
5 |
Alexander WURZ Nicolas LAPIERRE Kazuki NAKAJIMA |
AUT FRA JAP |
LMP1 5 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
+1 volta | |
6 |
Nicolas PROST Neel JANI Nick HEIDFELD |
FRA SUI ALE |
LMP1 6 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+2 voltas | |
7 |
Andrea BELLICCHI Mathias BECHE Cong Fu CHENG |
ITA SUI CHN |
LMP1 7 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+2 voltas | |
8 |
Nick LEVENTIS Danny WATTS Jonny KANE |
ING ING ING |
LMP1 8 |
Strakka HPD ARX-03c Honda |
+3 voltas | |
9 |
Olivier PLA David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA DIN ING |
LMP2 1 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+3 voltas | |
10 |
Roman RUSINOV John MARTIN Mike CONWAY |
RUS AUS ING |
LMP2 2 |
G-Drive Oreca 03 Nissan |
+4 voltas | |
11 |
Bertrand BAGUETTE Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL MEX ING |
LMP2 3 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+4 voltas | |
12 |
Pierre THIRIET Ludovic BADEY Maxime MARTIN |
FRA FRA BEL |
LMP2 4 |
Thiriet by TDS Oreca 03 Nissan |
+4 voltas | |
13 |
Luiz PÉREZ-COMPANC Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG FRA ALE |
LMP2 5 |
Pecom Oreca 03 Nissan |
+4 voltas | |
14 |
Michel FREY Patric NIEDERHAUSER Jeroen BLEEKEMOLEN |
SUI SUI HOL |
LMP2 6 |
Race Performance Oreca 03 Judd |
+4 voltas | |
15 |
Scott TUCKER Marino FRANCHITTI Ryan BRISCOE |
EUA ING AUS |
LMP2 7 |
Level 5 HPD ARX 03b Honda |
+4 voltas | |
16 |
Simon DOLAN Oliver TURVEY Lucas LUHR |
ING ING ALE |
LMP2 8 |
Jota Zytek Z11SN Nissan |
+4 voltas | |
17 |
Jann MARDENBOROUGH Lucas ORDOÑEZ Michael KRUMM |
ING ESP ALE |
LMP2 9 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan |
+4 voltas | |
18 |
Thomas HOLZER Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE AUT TCH |
LMP2 10 |
Lotus Lotus T128 |
+5 voltas | |
19 |
Natacha GACHNANG Franck MAILLEUX Olivier LOMBARD |
SUI FRA FRA |
LMP2 11 |
Morand Morgan Judd |
+5 voltas | |
20 |
Darren TURNER Stefan MÜCKE Peter DUMBRECK |
ING ALE ING |
GTE Pro 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+5 voltas | |
21 |
Marc LIEB Richard LIETZ Romain DUMAS |
ALE AUT FRA |
GTE Pro 2 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+5 voltas | |
22 |
Bruno SENNA Frédéric MAKOWIECKI Rob BELL |
BRA FRA ING |
GTE Pro 3 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+5 voltas | |
23 |
Johnny MOWLEM Tony BURGESS Jonathan HIRSCHI |
ING CAN SUI |
LMP2 12 |
HVM Status Lola B12/80 Coupé Judd |
+6 voltas | |
24 |
Jörg BERGMEISTER Patrick PILET Timo BERNHARD |
ALE FRA ALE |
GTE Pro 4 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+6 voltas | |
25 |
Brendon HARTLEY Mark PATTERSON Karun CHANDHOK |
NZL EUA IND |
LMP2 13 |
Murphy Oreca 03 Nissan |
+6 voltas | |
26 |
Gianmaria BRUNI Giancarlo FISICHELA Matteo MALUCELLI |
ITA ITA ITA |
GTE Pro 5 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+6 voltas | |
27 |
Paul DALLA LANA Pedro LAMY Bill AUBERLEN |
CAN POR EUA |
GTE Pro 6 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+6 voltas | |
28 |
Jan MAGNUSSEN Antonio GARCIA Taylor JORDAN |
DIN ESP EUA |
GTE Pro 7 |
Corvette Chevrolet Corvette C6-R |
+6 voltas | |
29 |
Kamui KOBAYASHI Toni VILANDER Olivier BERETTA |
JAP FIN MON |
GTE Pro 8 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+6 voltas | |
30 |
Oliver GAVIN Tommy MILNER Richard WESTBROOK |
ING EUA ING |
GTE Pro 9 |
Corvette Chevrolet Corvette C6-R |
+6 voltas | |
31 |
Ryan DALZIEL Dominik FARNBACHER Marc GOOSSENS |
ING ALE BEL |
GTE Pro 10 |
SRT Viper GTS-R |
+7 voltas | |
32 |
Jack GERBER Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS IRL ITA |
GTE Am 1 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+7 voltas | |
33 |
Alexandre IMPERATORI Ho-Pin TUNG Matthew HOWSON |
SUI CHI ING |
LMP2 14 |
KCMG Morgan Nissan |
+7 voltas | |
34 |
Jacques NICOLET Jean-Marc MERLIN Phillippe MONDOLOT |
FRA FRA FRA |
LMP2 15 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+7 voltas | |
35 |
Piergiuseppe PERAZZINI Lorenzo CASE Darryl O'YOUNG |
ITA ITA CAN |
GTE Am 2 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+7 voltas | |
36 |
Pascal GIBON Patrice MILESI Wolf HENZLER |
FRA FRA ALE |
GTE Am 3 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 (997) GT3 RSR |
+7 voltas | |
37 |
Jonathan BOMARITO Tommy KENDALL Kuno WITTMER |
EUA EUA CAN |
GTE Pro 11 |
SRT Viper GTS-R |
+7 voltas | |
38 |
Christian RIED Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE ITA ITA |
GTE Am 4 |
Proton Porsche 911 GT3 RSR |
+8 voltas | |
39 |
Patrick DEMPSEY Joe FOSTER Patrick LONG |
EUA EUA EUA |
GTE Am 5 |
Dempsey-Del Piero Proton Porsche 911 (997) GT3 RSR |
+8 voltas | |
40 |
Tor GRAVES Shinji NAKANO Archie HAMILTON |
ING JAP ING |
LMP2 16 |
Delta-ADR Oreca 03 Nissan |
+8 voltas | |
41 |
Roald GOETHE Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ALE ING ING |
GTE Am 6 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+8 voltas | |
42 |
Enzo POTOLICCHIO Rui AGUAS Jason BRIGHT |
VEN POR AUS |
GTE Am 7 |
8Star Ferrari F458 Italia |
+8 voltas | |
43 |
Raymond NARAC Christophe BOURRET Jean-Karl VERNAY |
FRA FRA FRA |
GTE Am 8 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3 RSR |
+8 voltas | |
44 |
Matt DOWNS Thomas DAGONNEAU Rodin YOUNESSI |
EUA FRA EUA |
LMP2 17 |
Boutsen Ginion Oreca 03 Nissan |
+8 voltas | |
45 |
Patrick BORNHAUSER Julien CANAL Ricky TAYLOR |
FRA FRA EUA |
GTE Am 9 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
+8 voltas | |
46 |
Emmanuel COLLARD François PERRODO Sebastien CRUBILÉ |
FRA FRA FRA |
GTE Pro 12 |
Prospeed Porsche 997 GT3-RSR |
+8 voltas | |
47 |
Nelson PANCIATICI Pierre RAGUES Tristan GOMMENDY |
FRA FRA FRA |
LMP2 18 |
Signatech Alpine Alpine Nissan |
+8 voltas | |
48 |
Tracy KROHN Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA SUE ITA |
GTE Am 10 |
Krohn Racing Ferrari F458 Italia |
+9 voltas | |
49 |
Olivier PORTA Stéphane RAFFIN Romain BRANDELA |
FRA FRA FRA |
LMP2 19 |
DKR Lola B11/40 Judd |
+9 voltas | |
50 |
Tom KIMBER SMITH Eric LUX Alexander ROSSI |
ING EUA EUA |
LMP2 20 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan |
+9 voltas | |
51 |
Andrea BERTOLINI Abdulazis TURKI ALFAISAL Khaled QUBAISI |
ITA ASA EAU |
GTE Pro 13 |
JMW Ferrari F458 Italia |
+10 voltas | |
52 |
Cooper MacNEIL Manuel RODRIGUES Phillipe DUMAS |
EUA FRA FRA |
GTE Am 11 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
+10 voltas | |
53 |
Yannick MALLEGOL Jean-Marc BACHELIER Howard BLANK |
FRA FRA EUA |
GTE Am 12 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+11 voltas | |
54 |
Fabien GIROIX Philippe HAEZBROUCK Keiko IHARA |
FRA FRA JAP |
LMP2 21 |
Gulf Racing Middle East Lola B12/80 Coupé Nissan |
+38 voltas | |
55 |
Kevin WEEDA Christopher BOUCHUT James ROSSITER |
EUA FRA ING |
LMP2 22 |
Lotus Lotus T128 |
+40 voltas | |
56 |
Allan SIMONSEN Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN |
DIN DIN DIN |
GTE Am 13 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
NC | |