Endurance

Audi revela que novo R18 e-tron vai reaproveitar energia dos escapamentos em 2º motor híbrido

O sistema híbrido do carro da Audi vai transformar a energia térmica dos gases do escapamento em elétrica e armazená-la na mesma bateria que o Kers, permitindo ter maior velocidade

Warm Up / Redação GP, de São Paulo

A Audi divulgou nesta quinta-feira (12) mais detalhes sobre o novo R18 e-tron, carro que estreia na próxima temporada do Mundial de Endurance (WEC). Na tentativa de ganhar mais velocidade, o equipamento terá dois motores híbridos, sendo um deles muito parecido com o que será usado na F1 em 2014, recuperando a energia térmica dos escapamentos.

A montadora explicou que o MGU-H, como a peça está sendo chamada, vai recuperar energia térmica dispersada pelos gases do equipamento, armazenando-as nas mesmas baterias do Kers. Assim, o piloto poderá acionar o sistema para ganhar mais velocidade.
O novo carro da Audi (Foto: Facebook/Audi)

“O turbo do motor de combustão é ligado a uma máquina elétrica, o que torna possível converter a energia térmica dos gases do escapamento em energia elétrica, por exemplo, quando a pressão chegar ao limite”, disse. “Quando o carro acelera, o fluxo de energia pode tanto voltar à bateria no eixo dianteiro ou ao inovador turbo elétrico, dependendo da estratégia”, declarou.

O modelo da Audi foi concebido a partir do novo regulamento do WEC para 2014, que deixa os carros mais estreitos, ao passo que também amplia o espaço dentro do cockpit. Por causa das novas regras, a Audi também anunciou que o modelo do ano que vem não terá o difusor aquecido.

Os testes da nova máquina começaram no meio do ano, com os titulares André Lotterer, Marcel Fässler e Benoit Tréluyer tendo o primeiro contato com o equipamento nesta semana, em Sebring.