Audi usa chuva para dar bote na Toyota e fazer dobradinha nas 6 Horas do Circuito das Américas. Di Grassi chega em 2º

A Audi fez uma dobradinha pela segunda corrida consecutiva do Mundial de Endurance na noite de sábado (21), em Austin, quando mais uma vez usou toda a sua experiência e know-how para bater a Toyota e a Porsche. Montadora alemã assumiu a liderança do campeonato após quatro de oito etapas

Na metade da temporada 2014, a disputa pelo título do Mundial de Endurance está pegando fogo. Depois de a Toyota vencer as duas primeiras corridas da temporada, a Audi se recuperou em grande estilo com a vitória nas 24 Horas em Le Mans e, neste sábado (21), após uma longa pausa de três meses sem corridas, conquistou a segunda dobradinha consecutiva para virar o jogo na tabela de pontuação.

Sabendo tirar proveito da chuva melhor do que as concorrentes, a montadora alemã fez 1-2 das 6 Horas do Circuito das Américas, em Austin, no Texas. A bandeira quadriculada foi vista primeiro pelo protótipo #2, de André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler. Tom Kristensen, Loïc Duval e o brasileiro Lucas Di Grassi terminaram a prova na segunda colocação.

O pódio foi completado pelo trio principal da marca nipônica, formado por Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi.

Pódio das 6 Horas do Circuito das Américas teve Audi e Toyota juntas mais uma vez (Foto: Audi)

A prova foi marcada por uma forte chuva que despencou sobre a pista de Austin na segunda das seis horas da corrida. O temporal obrigou que a disputa fosse paralisada com bandeira vermelha por 55 minutos. E foi exatamente quando a chuva apertou que a Toyota se atrapalhou.

Liderando com larga vantagem de quase 30s na primeira parte da corrida, o protótipo #8, então guiado por Lapierre, rodou e foi parar na caixa de brita na saída da curva 12. Perdeu, assim, a dianteira. O outro carro da marca nipônica, de Mike Conway, também saiu da pista. O caminho ficou livre para que a Audi assumisse a ponta.

Para garantir a vitória na Lone Star Le Mans — carinhoso apelido dado à etapa norte-americana do WEC —, o Team Joest adotou estratégias diferentes dos carros. Tréluyer ganhou pneus intermediários assim que entrou na pista para o seu turno, na terceira hora, ao passo que Kristensen permaneceu com compostos para chuva extrema. O francês se deu melhor e partiu para a vitória.

No final da prova, já com pneus slicks calçando os protótipos. ainda houve disputa pelos lugares mais baixos do pódio. Buemi, de volta ao #8, fez um splash-and-go a menos de meia hora para o final, caindo de segundo para quarto. Contudo, o Porsche #14 de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb tinha problemas no motor e sofria com falta de potência, rapidamente sendo superado. Buemi, então, partiu à caça de Di Grassi, mas não deu conta de alcançar o brasileiro e cruzou a linha de chegada 10s atrás do Audi #1.

A classificação do campeonato de pilotos agora tem Davidson/Lapierre/Buemi na ponta com 96 pontos, apenas 11 a mais que Lotterer/Tréluyer/Fässler. Di Grassi e Kristensen dividem a terceira posição com 72 — Duval não aparece junto deles porque não correu em Le Mans após sofrer um forte acidente nos treinos.

Na disputa das marcas, a Audi saltou para a liderança com 157 pontos. A Toyota está em segundo lugar com 139, e a Porsche vem depois com 82.

#GALERIA(5077,81699)
Na LMP2, a equipe chinesa KCMG venceu pela primeira vez na classe com os pilotos Richard Bradley, Matt Howson e Tsugio Matsuda.

A Aston Martin ganhou nas duas classes de GT, a Pro e a A. Na Pro, a dupla vencedora foi formada por Darren Turner e Stefan Mücke, que bateu o Porsche de Fred Makowiecki e a Ferrari de Gianmaria Bruni e Toni Vilander. Na Am, a marca inglesa garantiu uma dobradinha já nos minutos finais da prova, quando Richie Stanaway passou o um Porsche da equipe Proton e assumiu o segundo posto, atrás apenas de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Christoffer Nygaard.

Mundial de Endurance, 6 Horas do Circuito das Américas, final:

 
1 2 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
06:01:52.122    
 
 
2 1 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
TOM KRISTENSEN
BRA
FRA
DIN
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
+53.016    
 
 
3 8 ANTHONY DAVIDSON
NICOLAS LAPIERRE
SÉBASTIEN BUEMI
ING
FRA
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
+1:03.945    
 
 
4 14 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
+1 volta    
 
 
5 20 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
+2 voltas    
 
 
6 7 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
+2 voltas    
 
 
7 12 NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD
MATHIAS BECHE
FRA
ALE
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
+8 voltas    
 
 
8 47 MATTHEW HOWSON
RICHARD BRADLEY
TSUGIO MATSUDA
ING
ING
JAP
P2 KCMG
Oreca 03
Nissan
+12 voltas    
 
 
9 27 SERGEY ZLOBIN
NICOLAS MINASSIAN
MAURIZIO MEDIANI
RUS
FRA
ITA
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
+12 voltas    
 
 
10 30 RYAN DALZIEL
SCOTT SHARP
ED BROWN
ING
EUA
EUA
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 03b
Honda
+16 voltas    
 
 
11 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ING
ALE
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+16 voltas    
 
 
12 92 FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET
FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
+16 voltas    
 
 
13 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+16 voltas    
 
 
14 26 ROMAN RUSINOV
OLIVIER PLA
JULIEN CANAL
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE
Morgan
Nissan
+16 voltas    
 
 
15 9 CHRISTOPHE BOUCHUT
JAMES ROSSITER
LUCAS AUER
FRA
ING
AUT
P1 LOTUS
Lotus CLM P1/01
+17 voltas    
 
 
16 91 JÖRG BERGMEISTER
NICK TANDY
ALE
ING
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
+18 voltas    
 
 
17 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
CHRISTOFFER NYGAARD
CAN
POR
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+19 voltas    
 
 
18 95 KRISTIAN POULSEN
DAVID HEINEMEIER HANSSON
RICHIE STANAWAY
DIN
DIN
NZL
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+19 voltas    
 
 
19 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
ITA
ING
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+20 voltas    
 
 
20 88 CHRISTIAN RIED
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
ALE
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
+20 voltas    
 
 
21 61 LUIS PÉREZ-COMPANC
MARCO CIOCI
MIRKO VENTURI
ARG
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+20 voltas    
 
 
22 99 ALEX MACDOWALL
DARRYL O'YOUNG
FERNANDO REES
ING
HKG
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+20 voltas    
 
 
23 90 JEFFREY SEGAL
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
EUA
ITA
ITA
GTE
AM
8 STAR
Ferrari F458 Italia
+21 voltas    
 
 
24 65 RICKY TAYLOR
JORDAN TAYLOR
TOMMY MILNER
EUA
EUA EUA
GTE
PRO
Corvette
Chevrolet C7.R
+22 voltas    
 
 
25 57 TRACY KROHN
NIC JÖHNSSON
BEN COLLINS
EUA
SUE
ING
GTE
AM
KROHN
Ferrari F458 Italia
+22 voltas    
 
 
26 81 STEPHEN WYATT
MICHELE RUGOLO
ANDREA BERTOLINI
AUS
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+24 voltas    
 
 
27 75 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÈRE
FRA
FRA
FRA
GTE
AM
PROSPEED
Porsche 911 GT3 RSR
+46 voltas    
 
 
28 13 DOMINIK KRAIHAMER
ANDREA BELICHI
FABIO LEIMER
AUT
ITA
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
  NC  
 
 
29 37 KIRILL LADYGIN
VIKTOR SHAITAR
ANTON LADYGIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
  NC  
 
 
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.