Com noite chegando, Toyota se firma na dianteira das 24 Horas de Le Mans. Senna assume liderança da GTE Pro
Kazuki Nakajima é o primeiro colocado das 24 Horas de Le Mans com o anoitecer chegando na região central da França. Marcel Fässler e Marc Gené o perseguem com protótipos da Audi e Mark Webber reestreou a bordo do Porsche 919 #20 que está na quarta posição
Com o pôr-do-sol se aproximando em Sarthe, a Toyota continua na liderança e sem ser ameaçada na 82ª edição das 24 Horas de Le Mans. E já está em ação o terceiro piloto do trio do #7, o japonês Kazuki Nakajima, justamente quem garantiu a pole-position para o protótipo.
O ritmo mais forte fez o carro se firmar à frente do Porsche #20 mesmo com o 919 alemão estando em uma estratégia diferente. O TS-040 também não deu sinais de problemas de confiabilidade até o momento, o que é sempre um ótimo indício.
Relacionadas
Após o primeiro terço da prova, foi a Audi que se colocou como principal desafiante. O #2 e o #1, nessa ordem, agora ocupam a segunda e a terceira posição. Benoît Tréluyer e Marcel Fässler superaram Timo Bernhard e Brendon Hartley na pista com o #2. Lucas Di Grassi conseguiu ganhar a posição pouco depois, no fim do stint de Hartley, quando o neozelandês passou reto pela curva Arnage de maneira esquisita e ficou parado na área de escape.
Logo a seguir, Di Grassi e Hartley foram aos boxes para entregar os carros a seus companheiros: Marc Gené e Mark Webber, respectivamente.
Cada um dos três primeiros colocados já tem oito paradas nos boxes, ao passo que o #20 fez apenas sete nas sete horas iniciais.
Na GTE Pro, bem no final da sétima hora de disputa, Darren Turner ultrapassou o Corvette de Richard Westbrook na Mulsanne e assumiu a liderança da prova. Turner é companheiro de Bruno Senna, que guiou o carro no último período de três horas antes de devolvê-lo o volante. A briga nesta classe está muito acirrada e também tem Giancarlo Fisichella colado com a Ferrari #51 da AF Corse.
O chassi Ligier continua se destacando na LMP2. A Signatech Alpine segue liderando. Jann Mardenborough persegue com a equipe Race Performance em seu encalço, neste momento com o piloto Jon Lancaster no cockpit.
Foi por causa de um acidente da LMP2 que o safety-car entrou em ação mais uma vez: a 6h30 do fim, Alexandre Imperatori perdeu o controle do seu Oreca-Nissan e bateu com força no muro de proteção. Ele até chegou a observar o carro para ver se seria possível retornar aos boxes — não era, e não restou opção a não ser abandonar.
Na GTE Am, Paul Dalla Lana está a bordo do #98, que segue na liderança e tem 93 voltas completadas. A dobradinha da Aston Martin conta com o #95 de Nicky Thiim e seus compatriotas dinamarqueses na segunda colocação. Andrea Bertolini vem em terceiro com a Ferrari 458 Italia da SMP.
O GRANDE PRÊMIO exibe ao vivo as 24 Horas de Le Mans e publicará nova parcial da prova às 20h (de Brasília).
Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, após sete horas:
1 | 7 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN KAZUKI NAKAJIMA |
AUT FRA JAP |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
104 voltas | |
2 | 2 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+1:48.690 | |
3 | 1 |
LUCAS DI GRASSI MARC GENÉ TOM KRISTENSEN |
BRA ESP DIN |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+3:04.984 | |
4 | 20 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
+1 volta | |
5 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI |
P1 |
REBELLION R-One Toyota |
+5 voltas | |
6 | 14 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
+5 voltas | |
7 | 36 |
PAUL-LOUP CHATIN NELSON PANCIATICI OLIVER WEBB |
FRA FRA ING |
P2 |
SIGNATECH ALPINE Alpine A450b Nissan |
+8 voltas | |
8 | 35 |
ALEX BRUNDLE JANN MARDENBOROUGH MARK SHULZHITSKIY |
ING ING RUS |
P2 |
OAK RACING Ligier JS P2 |
+8 voltas | |
9 | 34 |
MICHEL FREY FRANCK MAILLEUX JON LANCASTER |
SUI FRA ING |
P2 |
RACE PERFORMANCE Oreca 03R Judd |
+8 voltas | |
10 | 8 |
ANTHONY DAVIDSON NICOLAS LAPIERRE SÉBASTIEN BUEMI |
ING FRA SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
+8 voltas | |
11 | 46 |
PIERRE THIRIET LUDOVIC BADEY TRISTAN GOMMENDY |
FRA FRA FRA |
P2 |
THIRIET Ligier JS P2 |
+8 voltas | |
12 | 26 |
ROMAN RUSINOV OLIVIER PLA JULIEN CANAL |
RUS FRA FRA |
P2 |
G-DRIVE Morgan Nissan |
+9 voltas | |
13 | 24 |
RENÉ RAST JAN CHAROUZ VINCENT CAPILLAIRE |
ALE TCH FRA |
P2 |
SÉBASTIEN LOEB RACING Oreca 03R Nissan |
+9 voltas | |
14 | 38 |
SIMON DOLAN HARRY TINCKNELL OLIVER TURVEY |
ING ING ING |
P2 |
JOTA SPORT Zytek Z11SN Nissan |
+10 voltas | |
15 | 33 |
DAVID CHENG HO-PIN TUNG ADDERLY FONG |
CHN CHN HKG |
P2 |
OAK RACING Ligier JS P2 |
+10 voltas | |
16 | 43 |
CHRISTIAN KLIEN GARY HIRSCH ROMAIN BRANDELA |
AUT SUI FRA |
P2 |
NEW BLOOD Morgan Judd |
+11 voltas | |
17 | 50 |
PIERRE RAGUES RICKY TAYLOR KEIKO IHARA |
FRA EUA JAP |
P2 |
LARBRE COMPETITION Morgan Judd |
+11 voltas | |
18 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER BRUNO SENNA |
ING ALE BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+12 voltas | |
19 | 74 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER RICHARD WESTBROOK |
ING EUA ING |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
+12 voltas | |
20 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER GIANCARLO FISICHELLA |
ITA FIN ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+12 voltas | |
21 | 92 |
MARCO HOLZER FRÉDÉRIC MAKOWIECKI RICHARD LIETZ |
ALE FRA AUT |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
+12 voltas | |
22 | 91 |
PATRICK PILET JÖRG BERGMEISTER NICK TANDY |
FRA ALE ING |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
+12 voltas | |
23 | 73 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCIA JORDAN TAYLOR |
DIN ESP EUA |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
+12 voltas | |
24 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY CHRISTOFFER NYGAARD |
CAN POR DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+13 voltas | |
25 | 95 |
KRISTIAN POULSEN DAVID HEINEMEIER HANSSON NICKI THIIM |
DIN DIN NZL |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+13 voltas | |
26 | 72 |
ANDREA BERTOLINI VIKTOR SHAITAR ALEKSEY BASOV |
ITA RUS RUS |
GTE AM |
SMP Ferrari 458 Italia |
+14 voltas | |
27 | 29 |
JULIEN SCHELL NICOLAS LEUTWILER LEO ROUSSEL |
FRA SUI FRA |
P2 |
PEGASUS RACING Morgan Nissan |
+14 voltas | |
28 | 77 |
PATRICK DEMPSEY JOE FOSTER PATRICK LONG |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
DEMPSEY – PROTON Porsche 911 GT3 RSR |
+14 voltas | |
29 | 61 |
LUIS PÉREZ-COMPANC MARCO CIOCI MIRKO VENTURI |
ARG ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+14 voltas | |
30 | 88 |
CHRISTIAN RIED KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
ALE AUT EAU |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR |
+14 voltas | |
31 | 90 |
FRANCK MONTECALVO GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
8 STAR Ferrari F458 Italia |
+14 voltas | |
32 | 57 |
TRACY KROHN NICLAS JÖNSSON BEN COLLINS |
EUA SUE ING |
GTE AM |
KROHN RACING Ferrari 458 Italia |
+15 voltas | |
33 | 70 |
SHINJI NAKANO PIERRE EHRET MARTIN RICH |
JAP ALE ING |
GTE AM |
TEAM TAISAN Ferrari 458 Italia |
+15 voltas | |
34 | 42 |
THOMAS KIMBER-SMITH MATTHEW MCMURRY CHRIS DYSON |
ING ING EUA |
P2 |
CATERHAM Zytek Z11SN Nissan |
+15 voltas | |
35 | 67 |
ERIC MARIS JEAN-MARC MERLIN ERC HELARY |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
IMSA MATMUT Porsche 911 GT3 RSR |
+16 voltas | |
36 | 58 |
FABIEN BARTHEZ ANTHONY PONS SOHELL AYARI |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
TEAM SOFREV ASP Ferrari 458 Italia |
+16 voltas | |
37 | 60 |
PETER MANN LORENZO CASE RAFFAELE GIAMMARIA |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari 458 Italia |
+16 voltas | |
38 | 75 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MARKUS PALTTALA |
FRA FRA FIN |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR |
+16 voltas | |
39 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY ALEXANDRE IMPERATORI |
ING ING SUI |
P2 |
KCMG Oreca 03 Q21Nissan |
+17 voltas | |
40 | 66 |
ABDULAZIZ AL FAISAL SETH NEIMAN SPENCER PUMPELLY |
SAU EUA EUA |
GTE AM |
JMW MOTORSPORT Ferrari 458 Italia |
+17 voltas | |
41 | 76 |
RAYMOND NARAC NICOLAS ARMINDO DAVID HALLYDAY |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
IMSA MATMUT Porsche 911 GT3 RSR |
+18 voltas | |
42 | 27 |
SERGEY ZLOBIN MIKA SALO ANTON LADYGIN |
RUS FIN RUS |
P2 |
SMP Oreca 03R Nissan |
+18 voltas | |
43 | 62 |
YANNICK MALLEGOL JEAN-MARC BACHELER HOWARD BLANK |
FRA FRA EUA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari 458 Italia |
+20 voltas | |
44 | 79 |
COOPER MACNEIL SÉBASTIEN CRUBILÉ JEROEN BLEEKEMOLEN |
EUA FRA HOL |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR |
+20 voltas | |
45 | 53 |
JOHNNY MOWLEM MARK PATTERSON ARCHIE HAMILTON |
ING EUA ING |
GTE AM |
RAM Ferrari F458 Italia |
+26 voltas | |
46 | 13 |
DOMINIK KRAIHAMER ANDREA BELICHI FABIO LEIMER |
AUT ITA SUI |
P1 |
REBELLION R-One Toyota |
+31 voltas | |
47 | 52 |
MATT GRIFFIN ÁLVARO PARENTE FEDERIC LEO |
IRL POR ITA |
GTE PRO |
RAM Ferrari F458 Italia |
+32 voltas | |
48 | 48 |
NATHANAËL BERTHON RICARDO GONZALEZ KARUN CHANDHOK |
FRA MEX IND |
P2 |
MURPHY PROTOTYPES Oreca 03R Nissan |
+39 voltas | |
49 | 41 |
MICHAEL NUNEMANN ALESSANDRO LATIF JAMES WINSLOW |
ING ING ESP |
P2 |
GREAVES Zytek Z11SN Nissan |
NC | |
50 | 71 |
DAVIDE RIGON PIERRE KAFFER OLIVIER BERETTA |
ITA FRA MON |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
NC | |
51 | 3 |
FILIPE ALBUQUERQUE MARCO BONANOMI OLIVER JARVIS |
POR ITA ING |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
NC | |
52 | 81 |
STEPHEN WYATT MICHELE RUGOLO SAM BIRD |
AUS ITA ING |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
NC | |
53 | 37 |
KIRILL LADYGIN NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
RUS FRA ITA |
P2 |
SMP Oreca 03R Nissan |
NC | |
54 | 0 |
LUCAS ORDOÑEZ WOLFGANG REIP SATOSHI MOTOYAMA |
ESP BEL JAP |
CTDN |
NISSAN Zeod RC |
NC | |
24 Heures du Mans 2014: Highlights #5 after 5 hours by lemans-tv
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.