Com nove protótipos na classe LMP1, WEC apresenta lista de 31 inscritos para temporada 2014
A FIA e o Automóvel Clube do Oeste apresentaram, nesta quinta-feira (13), a lista de equipes que se inscreveram para todas as oito etapas do Mundial de Endurance em 2014, cujo encerramento será no Brasil
Pelo menos 31 carros devem alinhar nas etapas da temporada 2014 do Mundial de Endurance, de acordo com a lista de inscritos divulgada nesta quinta-feira (13) pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e pelo Automóvel Clube do Oeste (ACO).
E, pela primeira vez desde a criação do WEC, em 2012, a classe LMP1 é a que contará com o maior número de inscritos: nove. O crescimento está relacionado ao ingresso da Porsche na divisão com dois protótipos híbridos.
Relacionadas
Em 2014, a LMP1 incluirá duas subdivisões: LMP1-híbrida e LMP1-light. A primeira será disputada por dois protótipos da Audi – dos trios Lucas Di Grassi/Tom Kristensen/Loïc Duval e André Lotterer/Benoît Tréluyer/Marcel Fässler –, dois da Toyota – Alexander Wurz/Kazuki Nakajima/Stéphane Sarrazin e Anthony Davidson/Nicolas Lapierre/Sébastien Buemi – e dois da Porsche – a organização dos pilotos não foi definida oficialmente, mas é certo que Timo Bernhard e Romain Dumas andarão em carros separados. Na Light, dois trios da Rebellion e um da Lotus brigarão pelo título.
Esse crescimento da principal divisão foi comemorado pelos dirigentes. “As novas regras técnicas da LMP1 trazem mais do mundo real para o nosso esporte, pois esses sistemas híbridos serão usados por montadoras em seus carros de rua por muitos anos. Contudo, o WEC é mais do que a LMP1 e gostaríamos de desejar a melhor sorte aos competidores da LMP2 e da GTE”, comentou o presidente do ACO, Pierre Fillon.
A classe LMP2 tem sete times inscritos: Millennium e SMP, com dois carros cada, Strakka, G-Drive e KCMG. A russa SMP é uma novidade no Mundial, e chega à categoria após sagrar-se campeã da classe GTC na European Le Mans Series.
Também terá sete carros a GTE Pro, principal classe dos modelos de gran-turismo, com três marcas representadas: Ferrari, Porsche e Aston Martin. A Ferrari tenta defender o título com seu time oficial, a AF Corse, e a RAM subiu da GTE Am.
No caso da AF Corse, destaque para a inclusão de Davide Rigon no programa, ocupando o lugar de Kamui Kobayashi, que retornou à F1. A esquadra italiana colocou o nome de Gianmaria Bruni no #51, que foi dividido com Giancarlo Fisichella nos últimos anos, e o futuro de Toni Villander precisa ser definido.
Finalmente, na GTE Am, oito carros das mesmas três montadoras brigarão –, aqui, contudo, somente Ferrari e Aston Martin competem com times oficiais.
Presidente da FIA, Jean Todt acredita que, no início da terceira temporada do Mundial, os objetivos iniciais do projeto estão sendo cumpridos. “Quando a FIA e o ACO se juntaram quatro anos atrás para formular o conceito do Mundial de Endurance, deixamos claro nossa intenção de devolver ao endurance a proeminência e a popularidade que já teve no passado”, disse.
“Seu prestígio foi fundamentado em sua capacidade de gerar corridas empolgantes e heróicas em nível internacional em um ambiente que permite fascinantes invenções tecnológicas”, exaltou.
“Portanto, orgulha-me muito que nós nos aproximamos do início da terceira temporada do WEC e eu posso dizer com certeza que estamos cumprindo todas essas metas”, acrescentou Todt.
Mundial de Endurance, lista de inscritos:
1 | Lucas DI GRASSI | BRA | LMP1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
|
2 | Marcel FÄSSLER | SUI | LMP1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
|
7 | Alexander WURZ | AUT | LMP1 |
Toyota Toyota TS-040 híbrido |
|
8 | Anthony DAVIDSON | ING | LMP1 |
Toyota Toyota TS-040 híbrido |
|
9 | Christijan ALBERS | HOL | LMP1 |
Lotus Lotus T129 – AER |
|
12 | Nicolas PROST | FRA | LMP1 |
Rebellion Rebellion – Toyota R-One |
|
13 | Matias BECHE | SUI | LMP1 |
Rebellion Rebellion – Toyota R-One |
|
14 | Romain DUMAS | FRA | LMP1 |
Porsche Porsche 919 híbrido |
|
20 | Timo BERNHARD | ALE | LMP1 |
Porsche Porsche 919 híbrido |
|
21 | Nick LEVENTIS | ING | LMP2 |
Strakka Dome Strakka S103 Nissan |
|
22 | Fabien GIROIX | FRA | LMP2 |
Millennium Oreca 03 Nissan |
|
23 | Stefan JOHANSSON | SUE | LMP2 |
Millennium Oreca 03 Nissan |
|
26 | Roman RUSINOV | RUS | LMP2 |
G-Drive Morgan Nissan |
|
27 | Kirill LADYGIN | RUS | LMP2 |
SMP Oreca 03 Nissan |
|
37 | Sergey ZLOBIN | RUS | LMP2 |
SMP Oreca 03 Nissan |
|
47 | Matthew HOWSON | ING | LMP2 |
KCMG Oreca 03 Nissan |
|
51 | Gianmaria BRUNI | ITA | GTE Pro |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
|
52 | Matt GRIFFIN | IRL | GTE Pro |
RAM Ferrari F458 Italia |
|
53 | Johnny MOWLEM | ING | GTE Am |
RAM Ferrari F458 Italia |
|
61 | Luiz Perez COMPANC | ARG | GTE Am |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
|
71 | Davide RIGON | ITA | GTE Pro |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
|
75 | François PERRODO | FRA | GTE Am |
Prospeed Porsche 911 RSR |
|
81 | Stephen WYATT | AUS | GTE Am |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
|
88 | Christian RIED | ALE | GTE Am |
Proton Porsche 911 RSR |
|
90 | Vicente POTOLICCHIO | VEM | GTE Am |
8Star Ferrari F458 Italia |
|
91 | Patrick PILET | FRA | GTE Pro |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 RSR |
|
92 | Marco HOLZER | ALE | GTE Pro |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 RSR |
|
95 | Kristian POULSEN | DIN | GTE Am |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
|
97 | Darren TURNER | ING | GTE Pro |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
|
98 | Paul DALLA LANA | CAN | GTE Am |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
|
99 | Stefan MÜCKE | ALE | GTE Pro |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
|
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.