Com nove protótipos na classe LMP1, WEC apresenta lista de 31 inscritos para temporada 2014

A FIA e o Automóvel Clube do Oeste apresentaram, nesta quinta-feira (13), a lista de equipes que se inscreveram para todas as oito etapas do Mundial de Endurance em 2014, cujo encerramento será no Brasil

Pelo menos 31 carros devem alinhar nas etapas da temporada 2014 do Mundial de Endurance, de acordo com a lista de inscritos divulgada nesta quinta-feira (13) pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e pelo Automóvel Clube do Oeste (ACO).

E, pela primeira vez desde a criação do WEC, em 2012, a classe LMP1 é a que contará com o maior número de inscritos: nove. O crescimento está relacionado ao ingresso da Porsche na divisão com dois protótipos híbridos.

Audi continuará sendo a principal marca do Mundial de Endurance (Foto: Rodrigo Berton / Grande Prêmio)

Em 2014, a LMP1 incluirá duas subdivisões: LMP1-híbrida e LMP1-light. A primeira será disputada por dois protótipos da Audi – dos trios Lucas Di Grassi/Tom Kristensen/Loïc Duval e André Lotterer/Benoît Tréluyer/Marcel Fässler –, dois da Toyota – Alexander Wurz/Kazuki Nakajima/Stéphane Sarrazin e Anthony Davidson/Nicolas Lapierre/Sébastien Buemi – e dois da Porsche – a organização dos pilotos não foi definida oficialmente, mas é certo que Timo Bernhard e Romain Dumas andarão em carros separados. Na Light, dois trios da Rebellion e um da Lotus brigarão pelo título.

Esse crescimento da principal divisão foi comemorado pelos dirigentes. “As novas regras técnicas da LMP1 trazem mais do mundo real para o nosso esporte, pois esses sistemas híbridos serão usados por montadoras em seus carros de rua por muitos anos. Contudo, o WEC é mais do que a LMP1 e gostaríamos de desejar a melhor sorte aos competidores da LMP2 e da GTE”, comentou o presidente do ACO, Pierre Fillon.

A classe LMP2 tem sete times inscritos: Millennium e SMP, com dois carros cada, Strakka, G-Drive e KCMG. A russa SMP é uma novidade no Mundial, e chega à categoria após sagrar-se campeã da classe GTC na European Le Mans Series.

Também terá sete carros a GTE Pro, principal classe dos modelos de gran-turismo, com três marcas representadas: Ferrari, Porsche e Aston Martin. A Ferrari tenta defender o título com seu time oficial, a AF Corse, e a RAM subiu da GTE Am.

No caso da AF Corse, destaque para a inclusão de Davide Rigon no programa, ocupando o lugar de Kamui Kobayashi, que retornou à F1. A esquadra italiana colocou o nome de Gianmaria Bruni no #51, que foi dividido com Giancarlo Fisichella nos últimos anos, e o futuro de Toni Villander precisa ser definido.

Finalmente, na GTE Am, oito carros das mesmas três montadoras brigarão –, aqui, contudo, somente Ferrari e Aston Martin competem com times oficiais.

Presidente da FIA, Jean Todt acredita que, no início da terceira temporada do Mundial, os objetivos iniciais do projeto estão sendo cumpridos. “Quando a FIA e o ACO se juntaram quatro anos atrás para formular o conceito do Mundial de Endurance, deixamos claro nossa intenção de devolver ao endurance a proeminência e a popularidade que  já teve no passado”, disse.

“Seu prestígio foi fundamentado em sua capacidade de gerar corridas empolgantes e heróicas em nível internacional em um ambiente que permite fascinantes invenções tecnológicas”, exaltou.

“Portanto, orgulha-me muito que nós nos aproximamos do início da terceira temporada do WEC e eu posso dizer com certeza que estamos cumprindo todas essas metas”, acrescentou Todt.

Mundial de Endurance, lista de inscritos:
 

1 Lucas DI GRASSI BRA LMP1 Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
 
 
 
2 Marcel FÄSSLER SUI LMP1 Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
 
 
 
7 Alexander WURZ AUT LMP1 Toyota
Toyota TS-040 híbrido
 
 
 
8 Anthony DAVIDSON ING LMP1 Toyota
Toyota TS-040 híbrido
 
 
 
9 Christijan ALBERS HOL LMP1 Lotus
Lotus T129 – AER
 
 
 
12 Nicolas PROST FRA LMP1 Rebellion
Rebellion – Toyota R-One
 
 
 
13 Matias BECHE SUI LMP1 Rebellion
Rebellion – Toyota R-One
 
 
 
14 Romain DUMAS FRA LMP1 Porsche
Porsche 919 híbrido
 
 
 
20 Timo BERNHARD ALE LMP1 Porsche
Porsche 919 híbrido
 
 
 
21 Nick LEVENTIS ING LMP2 Strakka
Dome Strakka S103 Nissan
 
 
 
22 Fabien GIROIX FRA LMP2 Millennium
Oreca 03 Nissan
 
 
 
23 Stefan JOHANSSON SUE LMP2 Millennium
Oreca 03 Nissan
 
 
 
26 Roman RUSINOV RUS LMP2 G-Drive
Morgan Nissan
 
 
 
27 Kirill LADYGIN RUS LMP2 SMP
Oreca 03 Nissan
 
 
 
37 Sergey ZLOBIN RUS LMP2 SMP
Oreca 03 Nissan
 
 
 
47 Matthew HOWSON ING LMP2 KCMG
Oreca 03 Nissan
 
 
 
51 Gianmaria BRUNI ITA GTE Pro AF Corse
Ferrari F458 Italia
 
 
 
52 Matt GRIFFIN IRL GTE Pro RAM
Ferrari F458 Italia
 
 
 
53 Johnny MOWLEM ING GTE Am RAM
Ferrari F458 Italia
 
 
 
61 Luiz Perez COMPANC ARG GTE Am AF Corse
Ferrari F458 Italia
 
 
 
71 Davide RIGON ITA GTE Pro AF Corse
Ferrari F458 Italia
 
 
 
75 François PERRODO FRA GTE Am Prospeed
Porsche 911 RSR
 
 
 
81 Stephen WYATT AUS GTE Am AF Corse
Ferrari F458 Italia
 
 
 
88 Christian RIED ALE GTE Am Proton
Porsche 911 RSR
 
 
 
90 Vicente POTOLICCHIO VEM GTE Am 8Star
Ferrari F458 Italia
 
 
 
91 Patrick PILET FRA GTE Pro Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 RSR
 
 
 
92 Marco HOLZER ALE GTE Pro Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 RSR
 
 
 
95 Kristian POULSEN DIN GTE Am Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
 
 
 
97 Darren TURNER ING GTE Pro Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
 
 
 
98 Paul DALLA LANA CAN GTE Am Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
 
 
 
99 Stefan MÜCKE ALE GTE Pro Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
 
 
 

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube