Com recorde de Kobayashi, Toyota confirma domínio e garante dobradinha na primeira fila das 24 Horas de Le Mans

A Toyota consolidou o domínio em Le Mans e garantiu a pole-position da edição 85 da prova. Não apenas a posição de honra com Kamui Kobayashi, Mike Conway e Stéphane Sarrazin mas também a segunda colocação com Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima. O Aston Martin de Darren Turner, Jonathan Adam e Daniel Serra larga na frente na LMGTE-Pro, enquanto Fernando Rees colocou o Corvette na pole da LMGTE-Am

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Toyota confirmou a pole-position da 85ª edição das 24 Horas de Le Mans na noite desta quinta-feira (15). Sem sustos e com o fenomenal tempo registrado por Kamui Kobayashi na segunda classificação, a marca japonesa assegurou o trio do TS050 #7, formado também por Mike Conway e Anthony Davidson. E no treino desta noite, a equipe confirmou a dobradinha na primeira fila com o tempo registrado por Sébastien Buemi, que colocou o conjunto #8 do qual também faz parte Anthony Davidson e Kazuki Nakajima à segunda colocação geral.

 
Entre os brasileiros, dois deles tiveram muitos motivos para comemorar. O Aston Martin #97 de Darren Turner, Jonathan Adam e Daniel Serra larga na frente na LMGTE-Pro, enquanto Fernando Rees, que corre pela francesa Larbre Compétition, colocou o Chevrolet Corvette #50 na pole da LMGTE-Am. O paulista compartilha a condução do carro com os franceses Romain Brandela e Christian Phillippon. Na LMP2, a pole ficou com o protótipo Oreca-Gibson #26 da G-Drive com o qual Alex Lynn encaixou uma volta boa o bastante para superar o tempo de Vitaly Petrov à tarde. Lynn, Roman Rusinov e Pierre Thiriet partem na frente da segunda mais rápida categoria do grid.

Na sua estreia como piloto nas 24 Horas de Le Mans, Rubens Barrichello vai largar em 17º na LMP2, 23º na classificação geral. Foi do brasileiro, aliás, o melhor tempo do Dallara-Gibson da equipe holandesa Racing Team Nederland, que é formada ainda pelo veterano Jan Lammers e pelo gentlemen-driver Frits Van Eerd. O piloto nacional melhor colocado no grid de largada é Bruno Senna, em décimo com o Oreca-Gibson da Rebellion Racing, uma posição à frente do companheiro de equipe, Nelsinho Piquet.

 
O anoitecer reservou o terceiro e último treino classificatório, também com duração de duas horas, para a definição da pole-position para as 24 Horas de Le Mans. Diante de um cenário incrível, com o pôr do sol ao fundo, os pilotos dos 60 carros na pista encararam a derradeira tomada de tempos com ao menos uma certeza: o espetacular tempo registrado horas antes por Kamui Kobayashi não seria superado.
Com o recorde de Kobayashi, a Toyota confirmou a pole-position das 24 Horas de Le Mans (Foto: Toyota)
O início da sessão registrou algumas escapadas de pista, como a do Porsche 911 pilotado por Benjamin Barker. Mas não houve nenhuma interrupção do treino nos minutos iniciais, quando a noite já se fazia presente em Le Mans. A Toyota seguia ditando as regras e, enquanto o TS050 #7 já estava garantido na primeira fila, o #8, com Sébastien Buemi, conseguia fazer a melhor volta da terceira classificação e confirmava a primeira fila toda da marca japonesa.
 
Se a disputa pela pole estava praticamente definida em favor da Toyota, tudo estava muito aberto nas outras categorias. Alex Lynn andava muito e superava o tempo estabelecido por Vitaly Petrov na LMP2 à tarde ao marcar 3min25s352. Também na LMP2, Rubens Barrichello conseguia evoluir bem a marca registrada do #29 ao registrar 3min29s976.
 
Na LMGTE-Pro, Michael Christensen colocava a Porsche na pole-position provisória com 3min51s847, mas logo a marca seria facilmente batida pelo veterano espanhol Antonio Garcia, que anotava 3min51s484 com o Corvette. O ex-F1 Pedro Lamy subia para a pole da LMGTE-Am com 3min53s233, mas aí foi a vez do brasileiro Fernando Rees, também com um Corvette da equipe francesa Larbre Compétition, subir para a pole da categoria com 3min52s843.
A Toyota brilhou em meio à noite em Le Mans com pole e segundo lugar na primeira fila (Foto: Toyota)
Já na hora final da sessão, Brendon Hartley enfrentou problemas com seu Porsche 919 Hybrid #2 e ficou muito lento em um trecho bastante perigoso da pista: a reta Mulsanne. A direção de prova acionou bandeira amarela e determinou as ‘slow zones’, trechos onde os pilotos não poderiam acelerar muito por motivos de segurança. O neozelandês não conseguiu levar o protótipo de volta aos boxes e recolheu para uma área de escape perto da pista.
 
Mas não demorou muito para a classificação 3 voltar ao seu curso normal quando restavam pouco menos de 45 minutos para seu desfecho. O #1 da Porsche anotou tempo 1s082 atrás do tempo marcado por Buemi no início da sessão. Mas muito longe de tentar desbancar os japoneses da primeira fila do grid.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Nos minutos finais, praticamente todos os carros em Le Mans ganharam a pista em busca das melhores voltas e de uma posição melhor no grid. Kobayashi, ao contrário, deixava o carro nos boxes da Toyota debaixo de muitos aplausos por conta do seu grande feito realizado na parte da tarde, que confirmou o TS050 #7 na pole-position das 24 Horas de Le Mans. Uma grande motivação para que a Toyota alcance seu grande objetivo: de triunfar em Sarthe depois da duríssima derrota nas voltas finais da prova do ano passado.

 
Com três minutos para o fim da classificação derradeira, Nigel Moore cometeu um erro e rodou seu protótipo Ligier-Gibson da equipe Tockwith com a icônica pintura da petroleira Gulf. Nada com maiores consequências diante de um treino que finalizou com a Toyota na primeira fila do grid e dois carros de brasileiros nas poles de suas respectivas categorias: Daniel Serra e o Aston Martin #97 na LMGTE-Pro e Fernando Rees, dono do tempo da pole que colocou o Corvette da Larbre Compétition na posição de honra da LMGTE-Am.

Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, grid de largada: 

1 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
STÉPHANE SARRAZIN
ING
JAP
FRA
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
3:14.791    
 
 
2 8 SÉBASTIEN BUEMI
ANTHONY DAVIDSON
KAZUKI NAKAJIMA
SUI
ING
JAP
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
3:17.128 +2.337  
 
 
3 1 NEEL JANI
ANDRÉ LOTTERER
NICK TANDY
SUI
ALE
ING
P1 PORSCHE LMP Team
Porsche 919
Hybrid
3:17.259 +2.468  
 
 
4 2 TIMO BERNHARD
EARL BAMBER
BRENDON HARTLEY
ALE
NZL
NZL
P1 PORSCHE LMP Team
Porsche 919
Hybrid
3:18.067 +3.276  
 
 
5 9 NICOLAS LAPIERRE
YUJI KUNIMOTO
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
FRA
JAP
ARG
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
3:18.625 +3.834  
 
 
6 4 OLIVER WEBB
DOMINIK KRAIHAMER
MARCO BONANOMI
ING
AUT
ITA
P1 ByKOLLES Racing
Enso CLM P1/01-NISSAN
3:24.170 +9.379  
 
 
7 26 ROMAN RUSINOV
PIERRE THIRIET
ALEX LYNN
RUS
FRA
ING
P2 G-DRIVE RACING
Oreca 07
Gibson
3:25.352 +10.561  
 
 
8 25 ROBERTO GONZÁLEZ
SIMON TRUMMER
VITALY PETROV
MEX
SUI
RUS
P2 CEFC MANOR TRS RACING
Oreca 07
Gibson
3:25.549 +10.758  
 
 
9 38 HO-PIN TUNG
THOMAS LAURENT
OLIVER JARVIS
CHN
FRA
ING
P2 JACKIE CHAN DC RACING
Oreca 07
Gibson
3:25.911 +11.120  
 
 
10 31 NICOLAS PROST
BRUNO SENNA
JULIEN CANAL
FRA
BRA
FRA
P2 VAILLANTE REBELLION
Oreca 07
Gibson
3:26.736 +11.945  
 
 
11 13 NELSINHO PIQUET
MATHIAS BECHE
DAVID H. HANSSON
BRA
BRA
DIN
P2 VAILLANTE REBELLION
Oreca 07
Gibson
3:26.811 +12.020  
 
 
12 24 TOR GRAVES
JONATHAN HIRSCHI
JEAN-ÉRIC VERGNE
TAI
SUI
FRA
P2 CEFC MANOR TRS RACING
Oreca 07
Gibson
3:26.871 +12.080  
 
 
13 28 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÉRE
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
Oreca 07
Gibson
3:27.108 +12.317  
 
 
14 35 NELSON PANCIATICI
PIERRE RAGUES
ANDRÉ NEGRÃO
FRA
FRA
BRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
Alpine A470
Gibson
3:27.517 +12.726  
 
 
15 37 DAVID CHENG
ALEX BRUNDLE
TRISTAN GOMMENDY
CHN
ING
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
Oreca 07
Gibson
3:27.535 +12.744  
 
 
16 27 MIKHAIL ALESHIN
VIKTOR SHAYTAR
SERGEY SIROTKIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP RACING
Dallara P217
Gibson
3:27.782 +12.991  
 
 
17 36 ROMAIN DUMAS
GUSTAVO MENEZES
MATTHEW RAO
FRA
EUA
ING
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
Alpine A470
Gibson
3:28.051 +13.260  
 
 
18 39 ENZO GUIBBERT
ÉRIC TROUILLET
JAMES WINSLOW
FRA
FRA
ING
P2 GRAFF
Oreca 07
Gibson
3:28.368 +13.577  
 
 
19 40 JAMES ALLEN
FRANCK MATÉLLI
RICHARD BRADLEY
AUS
FRA
ING
P2 GRAFF
Oreca 07
Gibson
3:28.891 +14.100  
 
 
20 22 MEMO ROJAS
RYŌ HIRAKAWA
JOSÉ GUTIÉRREZ
MEX
JAP
MEX
P2 G-DRIVE RACING
Oreca 07
Gibson
3:28.937 +14.146  
 
 
21 32 WILLIAM OWEN
HUGO DE SADELEER
FILIPE ALBUQUERQUE
EUA
SUI
POR
P2 UNITED AUTOSPORTS
Ligier JS P217
Gibson
3:29.151 +14.360  
 
 
22 21 HENDRIK HEDMAN
BEN HANLEY
FELIX ROSENQVIST
SUE
ING
SUE
P2 DRAGONSPEED – 10 STAR
Oreca 07
Gibson
3:29.777 +14.986  
 
 
23 29 JAN LAMMERS
RUBENS BARRICHELLO
FRITS VAN EERD
HOL
BRA
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
Dallara P217
Gibson
3:29.976 +15.185  
 
 
24 47 ANDREA BELICCHI
ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
ITA
ITA
ITA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
Dallara P217
Gibson
3:30.014 +15.223  
 
 
25 45 MARK PATTERSON
VINCENT CAPILLAIRE
MATTHEW MCMURRY
EUA
FRA
EUA
P2 ALGARVE PRO RACING
Ligier JS P217
Gibson
3:30.164 +15.373  
 
 
26 23 FABIEN BARTHEZ
TIMOTHÉ BURET
NATHANAËL BERTON
FRA
FRA
FRA
P2 PANIS-BARTHEZ COMPÉTITION
Ligier JS P217
Gibson
3:31.346 +16.555  
 
 
27 34 NIGEL MOORE
PHILLIP HANSON
KARUN CHANDHOK
ING
ING
IND
P2 TOCKWITH MOTORSPORTS
Ligier JS P217
Gibson
3:32.536 +17.745  
 
 
28 49 MIROSLAV KONÔPKA
KONSTANTINS CALKO
RIK BREUKERS
ESL
LET
HOL
P2 ARC BRATISLAVA
Ligier JS P217
Gibson
3:33.921 +19.130  
 
 
29 17 PATRICE LAFARGUE
PAUL LAFARGUE
DAVID ZOLLINGER
FRA
FRA
FRA
P2 IDEC SPORT RACING
Ligier JS P217
Gibson
3:36.230 +21.439  
 
 
30 43 BEN KEATING
JEROEN BLEEKEMOLEN
RICKY TAYLOR
EUA
HOL
EUA
P2 KEATING MOTORSPORTS
Riley Mk. 30
Gibson
3:37.007 +22.216  
 
 
31 33 ERIK MARIS
JACQUES NICOLET
PIERRE NICOLET
FRA
FRA
FRA
P2 EURASIA MOTORSPORT
Ligier JS P217
Gibson
3:42.660 +27.869  
 
 
32 97 DARREN TURNER
JONATHAN ADAM
DANIEL SERRA
ING
ING
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
3:50.837 +36.046  
 
 
33 51 JAMES CALADO
ALESSANDRO PIER GUIDI
MICHELE RUGOLO
ING
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
FERRARI 488 GTE
3:51.028 +36.237  
 
 
34 95 NICKI THIIM
MARCO SØRENSEN
RICHIE STANAWAY
DIN
DIN
NZL
GTE
PRO
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
3:51.038 +36.247  
 
 
35 71 SAM BIRD
DAVIDE RIGON
MIGUEL MOLINA
ING
ITA
ESP
GTE
PRO
AF CORSE
FERRARI 488 GTE
3:51.086 +36.295  
 
 
36 69 RYAN BRISCOE
SCOTT DIXON
RICHARD WESTBROOK
AUS
NZL
ING
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM USA
Ford GT GTE EcoBoost
3:51.232 +36.441  
 
 
37 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
JORDAN TAYLOR
DIN
ESP
EUA
GTE
PRO
CORVETTE RACING – GM
Chevrolet Corvette C7.R
3:51.484 +36.693  
 
 
38 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KÉVIN ESTRE
DIRK WERNER
DIN
FRA
ALE
GTE
PRO
PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR 2017
3:51.847 +37.056  
 
 
39 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
Ford GT GTE EcoBoost
3:51.991 +37.200  
 
 
40 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
PIPO DERANI
ING
ING
BRA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
Ford GT GTE EcoBoost
3:52.008 +37.217  
 
 
41 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
ING
EUA
SUI
GTE
PRO
CORVETTE RACING – GM
Chevrolet Corvette C7.R
3:52.017 +37.226  
 
 
42 82 GIANCARLO FISICHELLA
TONI VILANDER
PIERRE KAFFER
ITA
FIN
ALE
GTE
PRO
RISI COMPETIZIONE
FERRARI 488 GTE
3:52.138 +37.347  
 
 
43 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
TONY KANAAN
EUA
ALE
BRA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM USA
Ford GT GTE EcoBoost
3:52.178 +37.387  
 
 
44 91 RICHARD LIETZ
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET
AUT
FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR 2017
3:52.593 +37.802  
 
 
45 50 ROMAIN BRANDELA
CHRISTIAN PHILLIPPON
FERNANDO REES
FRA
FRA
BRA
GTE
AM
LARBRE COMPÉTITION
Chevrolet Corvette C7.R
3:52.543 +37.752  
 
 
46 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE
AM
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
3:53.233 +38.442  
 
 
47 62 COOPER MacNEIL
TOWNSEND BELL
BILL SWEEDLER
EUA
EUA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari 488 GTE
3:53.312 +38.521  
 
 
48 77 CHRISTIAN RIED
MARVIN DIENST
MATTEO CAIROLI
ALE
ALE
ITA
GTE
AM
DEMPSEY-PROTON RACING
Porsche 911 RSR 2016
3:53.381 +38.590  
 
 
49 55 DUNCAN CAMERON
AARON SCOTT
MARCO CIOCI
ING
ING
ITA
GTE
AM
SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE
3:53.641 +38.850  
 
 
50 84 ROBERT SMITH
WILL STEVENS
DRIES VANTHOOR
ING
ING
BEL
GTE
AM
JMW MOTORSPORT
Ferrari 458 Italia GT2
3:53.977 +39.186  
 
 
51 83 TRACY KROHN
NICLAS JÖNSSON
ANDREA BERTOLINI
EUA
SUE
ITA
GTE
AM
DH RACING
Ferrari 488 GTE
3:54.088 +39.297  
 
 
52 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
ROB BELL
TUR
ING
ING
GTE
AM
TF SPORT
Aston Martin Vantage GTE
3:54.319 +39.528  
 
 
53 99 ANDREW HOWARD
ROSS GUNN
OLIVER BRYANT
ING
ING
ING
GTE
AM
BEECHDEAN AMR
Aston Martin Vantage GTE
3:54.328 +39.537  
 
 
54 93 PATRICK LONG
ABDULAZIZ AL FAISAL
MIKE HEDLUND
EUA
SAU
EUA
GTE
AM
PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR 2016
3:54.621 +39.830  
 
 
55 61 MATTHEW GRIFFIN
WENG SUN MOK
KEITA SAWA
IRL
SIN
JAP
GTE
AM
CLEARWATER RACING
Ferrari 488 GTE
3:54.955 +40.164  
 
 
56 60 ÁLVARO PARENTE
RICHARD WEE
HIROKI KATOH
POR
SIN
JAP
GTE
AM
CLEARWATER RACING
Ferrari 488 GTE
3:54.994 +40.203  
 
 
57 88 STÉPHANE LÉMERET
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
BEL
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR 2016
3:55.468 +40.677  
 
 
58 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACI
OLIVIER BERETTA
SUI
ITA
MON
GTE
AM
SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE
3:56.301 +41.510  
 
 
59 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BEN BARKER
NICK FOSTER
ING
ING
AUS
GTE
AM
GULF RACING UK
Porsche 911 RSR 2016
3:56.469 +41.678  
 
 
60 65 CHRISTINA NIELSEN
ALESSANDRO BALZAN
BRET CURTIS
DIN
ITA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari 488 GTE
3:58.249 +43.458  
 
 
O CANADÁ É PARA HAMILTON O QUE MÔNACO FOI PARA SENNA?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube