Com seis etapas, temporada 2013 do Brasileiro de Endurance abre com disputa das 3 Horas de Tarumã

O tradicional circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul, vai receber a abertura do Brasileiro de Endurance no dia 14 de abril. A prova será a primeira de um cronograma que compreende outras cinco etapas, sendo duas em Interlagos e uma em Cascavel


A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) divulgou nesta quarta-feira (3) o calendário da temporada 2013 do Campeonato Brasileiro de Endurance. A entidade prevê a disputa de seis corridas entre abril e dezembro, com início marcado para 14 de abril com a disputa das 3 Horas de Tarumã. O tradicionalíssimo circuito gaúcho deve, segundo os organizadores da categoria, receber cerca de 30 carros.

No ano passado, o Brasileiro de Endurance existiu com o nome Top Series. Entretanto, grids esvaziados e disputas internas fizeram com que os organizadores encerrassem o certame antes da data prevista, sacramentando Xandy e Xandinho Negrão como campeões. Naquela época, a CBA garantiu que manteria o Brasileiro de Endurance mesmo sem um promotor.
Tarumã vai receber a abertura do Brasileiro de Endurance em 14 de abril (Foto: Paolo Reis)

Além da etapa de Tarumã, Interlagos receberá sua primeira etapa em 16 de junho. Curitiba abriga a categoria no dia 21 de julho e volta a Interlagos em 11 de agosto. Cascavel, que teve seu autódromo remodelado recentemente, sediará a quinta e penúltima etapa em 6 de outubro. Tarumã, considerado o circuito mais rápido do Brasil, receberá também o encerramento do campeonato no dia 15 de dezembro.

Cinco categorias integram o Brasileiro de Endurance: Força Livre, Sport Protótipos Aspirados 16 V, Sport Protótipos Aspirados 8 V, Silhoette/GT3 usados até 2008 – Maserati Trofeo e, finalmente, carros de turismo. Para as 3 Horas de Tarumã, a organização prevê que a maioria do grid será composta por equipes gaúchas, mas deverá ter também times de São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

A estrela das 3 Horas de Tarumã é, sem dúvidas, a equipe MC Tubarão, tradicional esquadra endurance gaúcho e nacional. O time, comandado por Carlos Geison de Andrade, o Né, levará, além do consagrado protótipo MC Tubarão, também um Volvo C30 e uma BMW M3 E36. “Ainda não confirmamos a participação do nosso outro carro, o Audi A3 Sportback”, declarou.

“O Campeonato Brasileiro de Endurance é muito importante para o automobilismo brasileiro e mesmo não tendo um promotor para a categoria, a CBA está colaborando para que ele aconteça, aproveitando as principais provas de longa duração que existem no país”, afirmou Cleyton Pinteiro, presidente da CBA.
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube