Com seis etapas, temporada 2013 do Brasileiro de Endurance abre com disputa das 3 Horas de Tarumã

O tradicional circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul, vai receber a abertura do Brasileiro de Endurance no dia 14 de abril. A prova será a primeira de um cronograma que compreende outras cinco etapas, sendo duas em Interlagos e uma em Cascavel


A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) divulgou nesta quarta-feira (3) o calendário da temporada 2013 do Campeonato Brasileiro de Endurance. A entidade prevê a disputa de seis corridas entre abril e dezembro, com início marcado para 14 de abril com a disputa das 3 Horas de Tarumã. O tradicionalíssimo circuito gaúcho deve, segundo os organizadores da categoria, receber cerca de 30 carros.

No ano passado, o Brasileiro de Endurance existiu com o nome Top Series. Entretanto, grids esvaziados e disputas internas fizeram com que os organizadores encerrassem o certame antes da data prevista, sacramentando Xandy e Xandinho Negrão como campeões. Naquela época, a CBA garantiu que manteria o Brasileiro de Endurance mesmo sem um promotor.
Tarumã vai receber a abertura do Brasileiro de Endurance em 14 de abril (Foto: Paolo Reis)

Além da etapa de Tarumã, Interlagos receberá sua primeira etapa em 16 de junho. Curitiba abriga a categoria no dia 21 de julho e volta a Interlagos em 11 de agosto. Cascavel, que teve seu autódromo remodelado recentemente, sediará a quinta e penúltima etapa em 6 de outubro. Tarumã, considerado o circuito mais rápido do Brasil, receberá também o encerramento do campeonato no dia 15 de dezembro.

Cinco categorias integram o Brasileiro de Endurance: Força Livre, Sport Protótipos Aspirados 16 V, Sport Protótipos Aspirados 8 V, Silhoette/GT3 usados até 2008 – Maserati Trofeo e, finalmente, carros de turismo. Para as 3 Horas de Tarumã, a organização prevê que a maioria do grid será composta por equipes gaúchas, mas deverá ter também times de São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

A estrela das 3 Horas de Tarumã é, sem dúvidas, a equipe MC Tubarão, tradicional esquadra endurance gaúcho e nacional. O time, comandado por Carlos Geison de Andrade, o Né, levará, além do consagrado protótipo MC Tubarão, também um Volvo C30 e uma BMW M3 E36. “Ainda não confirmamos a participação do nosso outro carro, o Audi A3 Sportback”, declarou.

“O Campeonato Brasileiro de Endurance é muito importante para o automobilismo brasileiro e mesmo não tendo um promotor para a categoria, a CBA está colaborando para que ele aconteça, aproveitando as principais provas de longa duração que existem no país”, afirmou Cleyton Pinteiro, presidente da CBA.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.