Com Senna na pole da GTE Pro e Audi favoritíssima, 24 Horas de Le Mans abre 81ª edição neste sábado

No 90º ano de sua lendária história, as 24 Horas de Le Mans podem ter pela primeira vez um brasileiro no topo do pódio da classificação geral. Lucas Di Grassi, com um Audi #3, desponta como um dos favoritos à vitória. Bruno Senna, de volta a Sarthe, também tem boas chances de triunfar com seu Aston Martin #97, pole-position na classe GTE Pro

Às 15h locais (10h de Brasília) deste sábado (22), será dada a largada da 81ª edição das 24 Horas de Le Mans. A lendária prova, a mais importante corrida do calendário do Mundial de Endurance e uma das principais do automobilismo mundial, ao lado do GP de Mônaco e das 500 Milhas de Indianápolis, entra em seu 90º ano com 56 carros no grid, muitas estrelas dentro e fora das pistas e, principalmente, tendo a Audi como grande favorita ao triunfo e dois brasileiros no grid com chances reais de bons resultados. 

Lucas Di Grassi disputará as 24 Horas de Le Mans pela primeira vez e logo na principal classe e pela melhor equipe. Com o R18 e-tron quattro híbrido #3, o paulista tem suas chances de vitória, assim como Bruno Senna, outro oriundo da F1, que volta a Le Mans após quatro anos. Diferente de sua campanha em 2009, pela Oreca — na classe LMP2 —, agora o sobrinho de Ayrton terá a chance de lutar por vitória na classe GTE Pro pela não menos mítica Aston Martin, que comemora seu centenário em 2013.

A Audi abre as 24 Horas de Le Mans de 2013 como franca favorita. Afinal, a equipe das quatro argolas ocupou as três primeiras colocações do grid, impondo a primeira derrota à única grande rival na LMP1, a Toyota. O responsável por garantir a posição de honra — que não significa muito numa corrida de 24 Horas, mas mostra a força e consistência de um veículo — foi Loïc Duval, parceiro de Allan McNish e do mítico Tom Kristensen, maior vencedor da história da prova, com oito conquistas.
Di Grassi disputa pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans com boas chances de vitória (Foto: Audi)

Vencedores no ano passado e campeões mundiais de endurance em 2012, André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer largaam na segunda colocação, enquanto o e-tron quattro de Gené, Jarvis e Di Grassi completa a trifeta da marca alemã, que parte firme rumo à sua 12ª conquista em Sarthe. Apenas a Porsche — que volta à LMP1 em 2014 —, com 16 vitórias, tem retrospecto melhor que a Audi em Le Mans.

A Toyota, com dois carros, nem de longe demonstrou ter o mesmo ritmo da Audi. Em corrida, no entanto, tudo pode ser diferente, mas parece improvável que os japoneses vençam em Le Mans neste ano. O melhor TS-030 híbrido no grid é o de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin, com o carro que é considerado o número 2 do time. O número 1, de Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima, larga em quinto. Os Lola-Toyota da Rebellion são os melhores dentre as equipes-cliente. A Strakka Racing também disputa a LMP1 e larga em oitavo, atrás dos dois carros da equipe suíça.

A classe com mais carros inscritos no grid é a LMP2, com 22 bólidos. Destaque para o trio formado por Olivier Pla, David Heinemeier-Hansson e Alex Brundle, que disputam a prova com um Morgan LMP2 Nissan da Oak e largam na pole e nono lugar na classificação geral. Mike Conway, vencedor da primeira corrida da rodada dupla de Detroit da Indy, larga em décimo no geral, segundo na LMP2, ao lado de Roman Rusinov e John Martin no protótipo Oreca Nissan da G-Drive.

A pole-position na GTE Pro ficou com o trio da Aston Martin, formado por Bruno Senna, Frédéric Makowiecki e Rob Bell. Os pilotos, 29º, no grid da classificação geral, terão a dura missão de levar a marca à vitória em Le Mans, que seria emblemática para comemorar seu centenário. A Aston Martin terá outro trio em seguida: Darren Turner, Stefan Mücke e Peter Dumbreck largam em segundo na categoria com o #98.
Senna volta a Le Mans em condições de brigar pela vitória na GTE Pro (Foto: Divulgação AMR/MF2)

Embora largando mais atrás, a Ferrari jamais pode ser desprezada, pelo contrário. A AF Corse, equipe oficial da Ferrari em Le Mans, tem dois trios bastante experientes e com grandes chances de vitória na GTE Pro: Gianmaria Bruni, Giancarlo Fisichella e Matteo Malucelli e Toni Vilander, Olivier Beretta e o mítico Kamui Kobayashi, que disputa pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans de sua carreira. Definitivamente, a missão de Senna e da Aston Martin será das mais difíceis.

Mesmo que a vitória não venha para a Aston Martin na GTE Pro, a marca ainda tem uma chance de comemorar o centenário no topo do pódio em Le Mans. Isso porque o trio dinamarquês formado por Allan Simonsen, Christoffer Nygaard e Kristian Poulsen tem grandes chances de vitória na GTE Am — classe destinada aos gentlemen-drivers. Os daneses abrem as 24 de Le Mans na pole-position da categoria, que conta com 13 pilotos no grid de largada.

Ainda que tenha seus favoritos, Le Mans é sempre imprevisível. E não dá para fugir do clichê que, durante as próximas 24 horas em Sarthe, no mais longo dos dias, tudo, absolutamente tudo pode acontecer.

24 Horas de Le Mans, grid de largada:

1 Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
Loïc DUVAL
DIN
ESC
FRA
LMP1
1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
3:22.349    
 
 
2 André LOTTERER
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
ALE
SUI
FRA
LMP1
2
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
3:23.696 +1.347  
 
 
3 Lucas DI GRASSI
Marc GENÉ
Oliver JARVIS
BRA
ESP
ING
LMP1
3
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
3:24.341 +1.992  
 
 
4 Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI
Stéphane SARRAZIN
ING
SUI
FRA
LMP1
4
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
3:26.654 +4.305  
 
 
5 Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE
Kazuki NAKAJIMA
AUT
FRA
JAP
LMP1
5
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
3:26.676 +4.327  
 
 
6 Nicolas PROST
Neel JANI
Nick HEIDFELD
FRA
SUI
ALE
LMP1
6
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
3:28.935 +6.586  
 
 
7 Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE
Cong Fu CHENG
ITA
SUI
CHN
LMP1
7
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
3:32.167 +9.818  
 
 
8 Nick LEVENTIS
Danny WATTS
Jonny KANE
ING
ING
ING
LMP1
8
Strakka
HPD ARX-03c Honda
3:36.547 +14.198  
 
 
9 Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON
Alex BRUNDLE
FRA
DIN
ING
LMP2
1
OAK
Morgan LMP2 Nissan
3:38.621 +16.272  
 
 
10 Roman RUSINOV
John MARTIN
Mike CONWAY
RUS
AUS
ING
LMP2
2
G-Drive
Oreca 03 Nissan
3:39.535 +17.186  
 
 
11 Simon DOLAN
Oliver TURVEY
Lucas LUHR
ING
ING
ALE
LMP2
3
Jota
Zytek Z11SN Nissan
3:40.459 +18.110  
 
 
12 Natacha GACHNANG
Franck MAILLEUX
Olivier LOMBARD
SUI
FRA
FRA
LMP2
4
Morand
Morgan Judd
3:40.741 +18.392  
 
 
13 Tor GRAVES
Shinji NAKANO
Archie HAMILTON
ING
JAP
ING
LMP2
5
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan
3:40.925 +18.576  
 
 
14 Alexandre IMPERATORI
Ho-Pin TUNG
Matthew HOWSON
SUI
CHI
ING
LMP2
6
KCMG
Morgan Nissan
3:41.042 +18.693  
 
 
15 Brendon HARTLEY
Mark PATTERSON
Karun CHANDHOK
NZL
EUA
IND
LMP2
7
Murphy
Oreca 03 Nissan
3:41.569 +19.220  
 
 
16 Nelson PANCIATICI
Pierre RAGUES
Tristan GOMMENDY
FRA
FRA
FRA
LMP2
8
Signatech Alpine
Alpine Nissan
3:41.654 +19.305  
 
 
17 Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ
Martin PLOWMANN
BEL
MEX
ING
LMP2
9
OAK
Morgan LMP2 Nissan
3:41.854 +19.505  
 
 
18 Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN
Pierre KAFFER
ARG
FRA
ALE
LMP2
10
Pecom
Oreca 03 Nissan
3:43.420 +21.071  
 
 
19 Pierre THIRIET
Ludovic BADEY
Maxime MARTIN
FRA
FRA
BEL
LMP2
11
Thiriet by TDS
Oreca 03 Nissan
3:43.494 +21.145  
 
 
20 Jann MARDENBOROUGH
Lucas ORDOÑEZ
Michael KRUMM
ING
ESP
ALE
LMP2
12
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
3:44.421 +22.072  
 
 
21 Tom KIMBER SMITH
Eric LUX
Alexander ROSSI
ING
EUA
EUA
LMP2
13
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
3:44.621 +22.272  
 
 
22 Michel FREY
Patric NIEDERHAUSER
Jeroen BLEEKEMOLEN
SUI
SUI
HOL
LMP2
14
Race Performance
Oreca 03 Judd
3:45.244 +22.895  
 
 
23 Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER
Jan CHAROUZ
ALE
AUT
TCH
LMP2
15
Lotus
Lotus T128
3:45.274 +22.925  
 
 
24 Kevin WEEDA
Christopher BOUCHUT
James ROSSITER
EUA
FRA
ING
LMP2
16
Lotus
Lotus T128
3:47.920 +25.571  
 
 
25 Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN
Phillippe MONDOLOT
FRA
FRA
FRA
LMP2
17
OAK
Morgan LMP2 Nissan
3:48.196 +25.847  
 
 
26 Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI
Ryan BRISCOE
EUA
ING
AUS
LMP2
18
Level 5
HPD ARX 03b Honda
3:48.597 +26.248  
 
 
27 Frédéric FATIEN
Philippe HAEZBROUCK
Keiko IHARA
FRA
FRA
JAP
LMP2
19
Gulf Racing Middle East
Lola B12/80 Coupé Nissan
3:49.096 +26.747  
 
 
28 Johnny MOWLEM
Tony BURGESS
Jonathan HIRSCHI
ING
CAN
SUI
LMP2
20
HVM Status
Lola B12/80 Coupé Judd
3:49.805 +27.456  
 
 
29 Bruno SENNA
Frédéric MAKOWIECKI
Rob BELL
BRA
FRA
ING
GTE Pro
1
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
3:54.635 +32.286  
 
 
30 Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Peter DUMBRECK
ING
ALE
ING
GTE Pro
2
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
3:55.445 +33.096  
 
 
31 Marc LIEB
Richard LIETZ
Romain DUMAS
ALE
AUT
FRA
GTE Pro
3
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
3:55.491 +33.142  
 
 
32 Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELA
Matteo MALUCELLI
ITA
ITA
ITA
GTE Pro
4
AF Corse
Ferrari F458 Italia
3:55.909 +33.560  
 
 
33 Paul DALLA LANA
Pedro LAMY
Bill AUBERLEN
CAN
POR
EUA
GTE Pro
5
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
3:56.336 +33.987  
 
 
34 Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER
Olivier BERETTA
JAP
FIN
MON
GTE Pro
6
AF Corse
Ferrari F458 Italia
3:56.471 +34.122  
 
 
35 Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET
Timo BERNHARD
ALE
FRA
ALE
GTE Pro
7
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
3:56.573 +34.224  
 
 
36 Olivier PORTA
Stéphane RAFFIN
Romain BRANDELA
FRA
FRA
FRA
LMP2
21
DKR
Lola B11/40 Judd
3:56.905 +34.556  
 
 
37 Matt DOWNS
Thomas DAGONNEAU
Rodin YOUNESSI
EUA
FRA
EUA
LMP2
22
Boutsen Ginion
Oreca 03 Nissan
3:57.139 +34.790  
 
 
38 Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD
Kristian POULSEN
DIN
DIN
DIN
GTE Am
1
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
3:57.776 +35.427  
 
 
39 Oliver GAVIN
Tommy MILNER
Richard WESTBROOK
ING
EUA
ING
GTE Pro
8
Corvette
Chevrolet Corvette C6-R
3:58.644 +36.295  
 
 
40 Christian RIED
Gianluca RODA
Paolo RUBERTI
ALE
ITA
ITA
GTE Am
2
Proton
Porsche 911 GT3 RSR
3:58.889 +36.540  
 
 
41 Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA
Taylor JORDAN
DIN
ESP
EUA
GTE Pro
9
Corvette
Chevrolet Corvette C6-R
3:59.526 +37.177  
 
 
42 Roald GOETHE
Stuart HALL
Jamie CAMPBELL-WALTER
ALE
ING
ING
GTE Am
3
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
3:59.805 +37.456  
 
 
43 Jack GERBER
Matt GRIFFIN
Marco CIOCI
AFS
IRL
ITA
GTE Am
4
AF Corse
Ferrari F458 Italia
3:59.997 +37.648  
 
 
44 Pascal GIBON
Patrice MILESI
Wolf HENZLER
FRA
FRA
ALE
GTE Am
5
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 (997) GT3 RSR
4:00.503 +38.154  
 
 
45 Emmanuel COLLARD
François PERRODO
Sebastien CRUBILÉ
FRA
FRA
FRA
GTE Pro
10
Prospeed
Porsche 997 GT3-RSR
4:00.682 +38.333  
 
 
46 Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER
Marc GOOSSENS
ING
ALE
BEL
GTE Pro
11
SRT
Viper GTS-R
4:00.802 +38.453  
 
 
47 Patrick DEMPSEY
Joe FOSTER
Patrick LONG
EUA
EUA
EUA
GTE Am
6
Dempsey-Del Piero Proton
Porsche 911 (997) GT3 RSR
4:00.916 +38.567  
 
 
48 Raymond NARAC
Christophe BOURRET
Jean-Karl VERNAY
FRA
FRA
FRA
GTE Am
7
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR
4:01.713 +39.364  
 
 
49 Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS
Jason BRIGHT
VEN
POR
AUS
GTE Am
8
8Star
Ferrari F458 Italia
4:01.934 +39.585  
 
 
50 Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL
Kuno WITTMER
EUA
EUA
CAN
GTE Pro
12
SRT
Viper GTS-R
4:03.461 +41.112  
 
 
51 Piergiuseppe PERAZZINI
Lorenzo CASE
Darryl O'YOUNG
ITA
ITA
CAN
GTE Am
9
AF Corse
Ferrari F458 Italia
4:03.966 +41.617  
 
 
52 Cooper MacNEIL
Manuel RODRIGUES
Phillipe DUMAS
EUA
FRA
FRA
GTE Am
10
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
4:04.512 +42.163  
 
 
53 Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL
Ricky TAYLOR
FRA
FRA
EUA
GTE Am
11
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
4:04.873 +42.524  
 
 
54 Andrea BERTOLINI
Abdulazis TURKI ALFAISAL
Khaled QUBAISI
ITA
ASA
EAU
GTE Pro
13
JMW
Ferrari F458 Italia
4:05.417 +43.068  
 
 
55 Yannick MALLEGOL
Jean-Marc BACHELIER
Howard BLANK
FRA
FRA
EUA
GTE Am
12
AF Corse
Ferrari F458 Italia
4:09.064 +46.715  
 
 
56 Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON
Maurizio MEDIANI
EUA
SUE
ITA
GTE Am
13
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia
4:16.233 +53.884  
 
 

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube