Toyota confirma favoritismo e leva trio Buemi/Sarrazin/Davidson à vitória nas 6 Horas do Bahrein

Guiando um TS030-Hybrid, trio da marca japonesa contou com a sorte e com o abandono de seus companheiros de equipe, Nicolás Lapierre, Alexander Wurz e Kazuki Nakajima


A Toyota confirmou o favoritismo neste sábado (30) e conquistou aquela que pode ser considerada, enfim, a primeira vitória no Mundial de Endurance na classe LMP1 em 2013, nas 6 Horas do Bahrein, em Sakhir, palco da etapa final da temporada. O triunfo ficou com o trio formado por Sébastien Buemi, Stéphane Sarrazin e Anthony Davidson. O suíço, ex-piloto da Toro Rosso na F1, foi quem recebeu a bandeira quadriculada.

Foi o primeiro triunfo 'real' da fabricante japonesa no WEC, que já havia subido ao lugar mais alto do pódio nas 6 Horas de Fuji. Na ocasião, contudo, o mau tempo e as fortes chuvas provocaram uma série de bandeiras amarelas e consequente encerramento da prova após apenas 16 voltas. Praticamente não houve disputa.

 
Desta vez foi diferente. Em nenhum momento o domínio do TS030-Hybrid foi ameaçado. A vantagem da trinca vencedora ao fim da prova foi de mais de 1min para o Audi R18 e-tron quattro dividido entre Benoît Tréluyer, Marcel Fassler e Andre Lotterer, que fecharam na segunda posição.
Trio de vencedores da Toyota no pódio de Sakhir (Foto: Jean Michel LeMeur/WEC)
A liderança e consequente vitória do carro #8, é bem verdade, caiu no colo dos vencedores por volta da segunda hora de corrida, quando os parceiros de equipe e então líderes Nicolás Lapierre, Alexander Wurz e Kazuki Nakajima tiveram que abandonar a prova após a segunda rodada de pit-stops em função de uma falha no motor.

A LMP2, por sua vez, foi conquistada por Bertrand Baguette, Martin Plowman e Ricardo Gonzalez. Os representantes da Pecom fecharam a etapa barenita na quarta posição, resultado suficiente para levá-los ao título de Pilotos. A prova foi vencida pelo trio Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway, da G-Drive. Já o Mundial de Construtores foi vencido pela OAK graças ao segundo lugar de Olivier Pla/David Heinemeier Hansson/Alex Brundle.

 
Na GTE Pro, a vitória ficou com Gianmaria Bruni e Toni Vilander. O italiano, que competiu durante boa parte da temporada ao lado do compatriota Giancarlo Fisichella na AF Corse Ferrari, consolidou o bom desempenho e conquistou o título da categoria, impondo a derrota à Aston Martin. A marca britânica, contudo, levou a melhor na GTE Am.
 
Embora a vitória tenha ficado com os companheiros de equipe Nicki Thiim, Christoffer Nygaard e Kristian Poulsen no Vantage V8 #7, o quarto lugar do trio formado por Jamie Campbell, Walter Hall e Stuart Hall foi suficiente para levar o carro #8 à taça de 2013.

Bruno Senna, que correu ao lado de Pedro Lamy e Richie Stanaway também pela Aston Martin, foi forçado a abandonar a corrida por conta de um problema no motor.

 
Mundial de Endurance, 6 Horas do Bahrein, Sakhir, Final:
1 Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI
Stéphane SARRAZIN
ING
SUI
FRA
LMP1
4
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
199 voltas  
 
 
2 André LOTTERER
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
ALE
TCH
FRA
LMP1
1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+1:10.585  
 
 
3 Roman RUSINOV
John MARTIN
Mike CONWAY
RUS
AUS
ING
LMP2
3
G-Drive
Oreca 03 Nissan
+15 voltas  
 
 
4 Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON
Alex BRUNDLE
FRA
DIN
ING
LMP2
1
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+15 voltas  
 
 
5 Björn WIRDHEIM
Wolfgang REIP
David CHENG
SUE
BEL
ING
LMP2
7
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+15 voltas  
 
 
6 Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ
Martin PLOWMANN
BEL
MEX
ING
LMP2
6
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+17 voltas  
 
 
7 Jacques NICOLET
Keiko IHARA
David CHENG
FRA
JAP
CHN
LMP2
8
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+19 voltas  
 
 
8 Fabien GIROIX
Craig DOLBY
Robbie KERR
FRA
ING
ING
LMP2
2
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan
+21 voltas  
 
 
9 Gianmaria BRUNI
Toni VILANDER
ITA
FIN
GTE Pro
1
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+24 voltas  
 
 
10 Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET
ALE
FRA
GTE Pro
4
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+24 voltas  
 
 
11 Giancarlo FISICHELLA
Kamui KOBAYASHI
ITA
JAP
GTE Pro
2
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+25 voltas  
 
 
12 Marc LIEB
Richard LIETZ
ALE
AUT
GTE Pro
3
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+25 voltas  
 
 
13 Christoffer NYGAARD
Kristian POULSEN
Nicki THIIM
DIN
DIN
DIN
GTE Am
7
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+26 voltas  
 
 
14 Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN
Pierre KAFFER
ARG
FRA
ALE
LMP2
9
Pecom
Oreca 03 Nissan
+27 voltas  
 
 
15 Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS
Davide RIGON
VEN
POR
ITA
GTE Am
5
8Star
Ferrari F458 Italia
+27 voltas  
 
 
16 François PERRODO
Matt GRIFFIN
Emanuel COLLARD
FRA
IRL
FRA
GTE Am
3
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+27 voltas  
 
 
17 Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL
Fernando REES
FRA
FRA
BRA
GTE Am
1
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
+28 voltas  
 
 
18 Stuart HALL
Roald GOETHE
Jonny ADAM
ING
ALE
ING
GTE Am
8
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+30 voltas  
 
 
19 Raymond NARAC
Jean-Karl VERNAY
Markus PALTTALA
FRA
FRA
FIN
GTE Am
4
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR
+37 voltas  
 
 
20 Bruno SENNA
Pedro LAMY
Richie STANAWAY
BRA
POR
NZL
GTE Pro
6
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
NC  
 
 
21 Darren TURNER
Stefan MÜCKE
ING
ALE
GTE Pro
5
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
NC  
 
 
22 Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
Loïc DUVAL
DIN
ESC
FRA
LMP1
2
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
NC  
 
 
23 Christian RIED
Gianluca RODA
Paolo RUBERTI
ALE
ITA
ITA
GTE Am
6
Proton
Porsche 911 GT3 RSR
NC  
 
 
24 Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON
Maurizio MEDIANI
EUA
SUE
ITA
GTE Am
2
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia
NC  
 
 
25 Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE
Kazuki NAKAJIMA
AUT
FRA
JAP
LMP1
3
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
NC  
 
 
26 Nicolas PROST
Mathias BECHE
Andrea BELICCHI
FRA
SUI
ITA
LMP1
5
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
NC  
 
 
27 Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER
Jan CHAROUZ
ALE
AUT
TCH
LMP2
5
Lotus
Lotus T128
NC  
 
 
28 Kevin WEEDA
Vitantonio LIUZZI
Lucas AUER
EUA
ITA
AUT
LMP2
4
Lotus
Lotus T128
NC  
 
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube