De olho em superar montadoras, Rebellion escolhe Oreca para construção de novo protótipo no WEC

O Rebellion R-One continuará com motores Toyota e terá como objetivo superar Audi, Toyota e Porsche na briga pelas vitórias na classificação geral das corridas do Mundial de Endurance e nas 24 Horas de Le Mans

Principal equipe privada do Mundial de Endurance (WEC), a Rebellion anunciou que terá o novo carro – chamado de R-One – construído pela Oreca a partir da próxima temporada, quando entra em vigor o novo regulamento do certame. A construtora francesa é uma velha conhecida das corridas de longa duração e tem carros na categoria LMP1, LMP2 e LMPC, onde é a única fabricante.

O chefe de equipe da Rebellion, Bart Hayden, afirmou que optou pela empresa francesa para continuar sendo o principal time privado do campeonato.  “Nós queremos continuar nosso sucesso e alcançar um nível ainda mais alto”, disse o dirigente. “Escolhemos a Oreca para desenvolver o Rebellion R-One porque eles têm um grande histórico de sucesso tendo produzidos vários protótipos vencedores”, declarou.

Conceito do novo carro da Rebellion (Foto: Rebellion/Divulgação)

O dirigente afirmou, ainda, que está ansioso pelo novo carro, já que as regras de 2014 permitirão que a Rebellion dispute vitórias contra os carros de fábrica de Audi, Toyota e Porsche. “O novo regulamento dá uma grande oportunidade que as equipes privadas da categoria LMP1 lutem pela vitória na classificação geral. Na Rebellion, nós estamos motivados com a ideia de vencer”, completou.

Quem também celebrou a parceria com a Rebellion foi o dono da Oreca, Hugues de Chaunac. O dirigente afirmou que construir um carro para competir na LMP1 coloca a fabricante entre as principais construtoras do mundo, embora o prazo de menos de um ano para deixar tudo pronto seja bastante apertado.

“Nós estamos felizes e orgulhosos porque isso significa que agora somos considerados um dos maiores construtores de carros no mundo. Mas nós sabemos que temos pouco tempo pela frente. Normalmente, em um projeto como este, você precisa de 14 ou 15 meses, mas nós teremos menos de 12”, acrescentou.

Para 2014, a Rebellion vai continuar com motor Toyota. De Chaunac disse, ainda, que a montadora japonesa está trabalhando para converter o propulsor usado no Super GT – campeonato nipônico de turismo – às regras do WEC. “A Toyota já começou a trabalhar em adaptar seu motor ao novo regulamento algumas semanas atrás e as primeiras indicações são encorajadoras”, encerrou.

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