Endurance

De olho na edição de 2014 das 24 Horas de Le Mans, Nissan lança modelo que pode ser 100% elétrico

Fabricante nipônica, que retornará à categoria LMP1 da prova francesa no próximo ano, revela modelo com linhas futuristas cujo design foi elaborado pelo criador do Delta Wing. Carro, que deve superar os 300 km/h, está em exposição no Circuito de La Sarthe

Warm Up / Redação GP, de Guarulhos
 
A Nissan revelou hoje o modelo ZEOD RC, que promete ser o carro elétrico mais rápido do mundo, com velocidades acima dos 300 km/h e deve fazer sua estreia na edição de 2014 das 24 Horas de Le Mans.
 
Enquanto não vai à pista, o inovador modelo projetado por Ben Bowlby – mesmo criador do Delta Wing – ficará exposto no Circuito de la Sarthe para visitação pública ao longo do fim de semana da versão 2013 da prova, prevista para este fim de semana.
Novo Nissan ZEOD RC para a disputa da edição de 2014 das 24 Horas de Le Mans (Foto: Nissan)
A Nissan revela que o carro, que ainda não é totalmente elétrico, passará por testes nos quais implantará várias novas tecnologias que poderão ser incorporadas na tentativa de torná-lo 100% elétrico no futuro.
 
Andy Palmer, vice-presidente da montadora, explicou mais a respeito do projeto. "O programa para o ZEOD RC é designado para desenvolver novas tecnologias para avaliar como elas podem ser utilizadas para um futuro retorno da Nissan à classe LMP1 nas 24 Horas de Le Mans", disse. 
 
"Como nenhum fabricante está usando a tecnologia da bateria elétrica em corridas de longa duração, estamos inovando mais uma vez", prosseguiu.

"Isso vai nos fornecer quantidades significativas de dados e informações para avaliar possíveis programas futuros para os carros esportivos, e nos permite continuar como líder em tecnologia de não-emissão de poluentes", completou Palmer.
 
O modelo usará pneus Michelin e deve começar a ser testado ao final do verão europeu.