Fraga se encontra no endurance com Mercedes e destaca raízes na Stock Car: “Abriu as portas”

Único brasileiro a disputar as 24 Horas de Spa-Francorchamps 2021, Felipe Fraga afasta "peso" e enaltece Stock Car: "Abriu as portas para minha carreira"

Felipe Fraga parte, neste fim de semana, para a disputa das 24 Horas de Spa-Francorchamps. Na etapa do ano passado, a equipe do piloto tocantinense, além de ser forte candidata à vitória, fez uma corrida impecável até quase a metade da prova, quando teve de abandonar por problemas na roda dianteira. Agora, como piloto oficial de fábrica da Mercedes, Fraga é o único brasileiro presente na pista belga e, para ele, isso passa longe de ser um peso já que acredita que tem um bom carro e equipe para lutar pela vitória.

“É estranho [ser o único brasileiro]. Geralmente sempre tem um brasileiro para eu trocar uma ideia, tomar um café. Vou no box deles, ou eles vêm no meu. Também tem sempre perrengues de viagem, que eu Marcos [Gomes] e Daniel Serra passamos juntos. É bem engraçado tudo o que a gente vivencia junto, então é a primeira vez em muito tempo que eu corro sozinho, porque cada um está focado em uma coisa. Mas não tem peso. É uma corrida normal, e acho que a gente tem uma boa equipe e um bom carro, vai dar pra brigar, igual ano passado”, disse o piloto em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO.

“São muitas marcas. São 13 marcas e 58 carros participando dessa corrida. Então é uma confusão. São 58 carros tentando fazer uma boa volta na classificação. Então, é muito sobre estar no lugar certo e na hora certa, porque é muita gente, muitos carros”, acrescentou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Arábia Saudita se candidata a receber rodada dupla e corrida sprint na F1

Felipe Fraga no teste em Spa-Francorchamps (Foto: Reprodução/Instagram)

O dono do carro #89, que vai dividir o volante com os pilotos Lucas Auer e Timur Boguslavskiy, lembrou também as diferenças que têm vivenciado em relação à Stock Car, categoria pela qual se tornou o mais jovem campeão em 2016 e acumula 18 vitórias, 28 pódios e oito poles conquistadas. Felipe exaltou a maior categoria do automobilismo brasileiro, mas disse o quão feliz está pela oportunidade na Mercedes.

“Com certeza, se eu não tivesse corrido pela Stock Car, nada disso teria acontecido. A categoria abriu as portas para minha carreira, mostrou quem eu era para o automobilismo. Aqui na Europa todo mundo conhece a Stock Car, do nível da categoria. Sem a Stock Car não estaria aqui. Acho que, estar aqui, foi tudo no tempo certo, acho que não foi nem tarde ou cedo demais”, declarou Fraga.

“Está só no começo. Ano passado teve a questão com a pandemia, e agora que estou mesmo vivenciando o que queria. O que mais estou feliz é ser piloto de fábrica da Mercedes. Era o que eu queria, vale mais do que uma vitória. Eu mirei na Mercedes em 2018 quando corri fora da Stock Car e tinha em mente de fazer tudo o que eu podia pela Mercedes. Eles viam que eu estava compromissado com eles. Aí, os resultados foram acontecendo”, seguiu.

“Mas é diferente. Na Stock Car você sempre é protagonista. Você corre sozinho. Quando vai bem, é tudo pra você. Então, há aquele prestígio em volta da sua cabeça. Aqui não tem muito isso. Quando você ganha, a vitória é pra fábrica, da equipe. Então tem gente que sente falta disso, mas todo trabalho em volta, tudo o que estou fazendo, prestígio nenhum vai pagar. Então estou aprendendo muito como piloto e profissional”, concluiu.

As atividades das 24 Horas de Spa começam nesta quinta-feira (29) com um primeiro treino livre às 05h50 (horários de Brasília) e um pré-classificatório às 10h45, seguidos por quatro sessões de treinos classificatórios às 15h50, 16h12, 16h34 e 16h56. Além disso, haverá um treino noturno no mesmo dia às 17h30.

A Super Pole, que definirá os primeiros colocados do grid, acontece na sexta-feira (30) às 14h50, logo após um rápido warm-up às 14h10. A corrida terá largada no sábado (31) às 11h30 da manhã e acabará somente no mesmo horário do dia seguinte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.