Nasr/Derani segura rival na última volta e conquista título do IMSA em Petit Le Mans

Felipe Nasr teve de conter Ricky Taylor para garantir o segundo lugar e o título. Vitória em Petit Le Mans foi para Jarvis/Tincknell/Bomarito

Max Verstappen confere asa traseira da Mercedes após classificação em Interlagos (Vídeo: Frederico Monteiro/Twitter)

A temporada 2021 do IMSA SportsCar chegou ao fim na madrugada deste domingo (14) e contou com um desfecho daqueles. Na última volta, Felipe Nasr segurou o rival pela campeonato Ricky Taylor, que pressionava com as últimas réstias de esperança, e completou Petit Le Mans em segundo. Com o resultado, o título para Nasr e Pipo Derani.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O título representa o segundo de Nasr na categoria – já havia conquistado em 2018. Mas é o primeiro de Derani, que fora somente vice-campeão até o começo do domingo. Agora, não: agora é ele quem veste a coroa do IMSA.

Nasr até liderava a corrida entrando nos últimos 30 minutos na pista de Road Atlanta, mas acabou preso no tráfego e viu Harry Tincknell passar para completar uma recuperação impressionante do trio formado por ele, Oliver Jarvis e Jonathan Bomarito. O treio perdera três voltas mais cedo com um problema no motor, mas buscou a ponta e garantiu a vitória para a Mazda no adeus da fábrica japonesa.

Pipo Derani é campeão! (Foto: IMSA)
Paddockast #129: Tudo que você precisa saber sobre o GP de São Paulo

A ultrapassagem aconteceu com 22 minutos para o fim. O que restava agora era segurar o segundo lugar, que valia o título. Nasr e Derani estavam 19 pontos atrás da dupla Ricky Taylor e Felipe Albuquerque, e a diferença entre a segunda e terceira posições é de 20 pontos. Quem chegasse na frente, seria campeão. Os brasileiros receberam a ajuda do campeão do WEC Mike Conway para a corrida, ao passo que a dupla rival convidou Alexander Rossi, da Indy. Convites feitos por Petit Le Mans se tratar de uma corrida de 10h de duração.

“Não acredito que somos os campeões. O final da temporada passada foi muito difícil e também tivemos um início complicado este ano. Com muita fé em Deus e na minha família, reconstruí minha confiança e agora estou aqui como campeão do IMSA 2021”, disse Derani.

Os minutos finais, entretanto, eram mesmo de Nasr pelo Action Express #31, um Corvette, contra Taylor no Wayne Taylor #10, um Acura. Em meio a muito tráfego, Taylor resolveu atacar na volta final. Mergulhou na curva dez, mas Nasr mexeu o carro para defender à esquerda e acabou fazendo com que o estadunidense tirasse o carro da pista e passasse pela grama e brita. Nasr ficou com a posição ao seguir pelo traçado normal e concluiu a volta e o título com o segundo lugar.

Felipe Nasr e Pipo Derani vibram com o título (Foto: IMSA)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Após mais de dez horas de corrida, 3s5 separaram os três primeiros colocados. Ainda principal, o trio de Helio Castroneves, Dane Cameron e Juan Pablo Montoya chegou a liderar durante bom tempo, mas teve problemas e acabou na décima colocação geral.

Outro brasileiro que também venceu foi Felipe Fraga, que estava ao volante no último stint do carro #74 na classe LMP3. A vitória ao lado de Gar Robinson e Scott Andrews garantiu que Robinson termine vitorioso na classe. Na LMP2, o trio formado por Gabriel Aubry, John Farano e James French venceu Petit Le Mans, ao passo que o título terminou com Ben Keating e Mikkel Jensen.

Já na GTLM, vitória do trio de Mathieu Jaminet, Cooper MacNeil e Matt Campbell, mas título de Jordan Taylor e Antonio Garcia – Antonio Farfus foi o terceiro colocado na categoria. Por fim, na GTD, Ross Gunn/Roman de Angelis/Ian James venceu, mas o troféu terminou com Laurens Vanthoor e Zacharie Robichon.

F1 EM SÃO PAULO: TUDO SOBRE A CORRIDA SPRINT EM INTERLAGOS | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.