Albuquerque coloca LMP2 no topo do TL1 do WEC em Spa. Hipercarro da Toyota é apenas 7º

Treino livre 1 repetiu tendência do prólogo e viu um protótipo LMP2, da United Autosports, ficar na liderança enquanto os hipercarros da Toyota sequer alcançaram o top-5 em Spa-Francorchamps

Volta em Mônaco com Hesketh 308 guiada por Jean-Denis Delétraz (Vídeo: Reprodução)

A tendência do prólogo foi confirmada, e um protótipo LMP2 liderou o primeiro treino livre das 6 Horas de Spa-Francorchamps, realizado na tarde desta quinta-feira (29). A etapa marca a abertura da temporada 2021 do Mundial de Endurance. O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, de propriedade de Zak Brown, e que divide a pilotagem do protótipo com Phil Hanson e Fabio Scherer, anotou 2min04s083 para despachar a concorrência na primeira atividade de pista do fim de semana.

O Alpine A480 Gibson do francês Matthieu Vaxivière, que é um protótipo LMP1 e participa da classe dos hipercarros, ficou na segunda colocação no geral. Vaxivière divide o carro com o brasileiro André Negrão e o compatriota Nicolas Lapierre. O melhor tempo do trio foi 0s252 mais lento que o LMP2 da United Autosports.

A Toyota, com o hipercarro GR010 Hybrid, ficou apenas na sétima colocação com o inglês Mike Conway — tripulado também por Kamui Kobayashi e José María ‘Pechito’ López —, atrás do #70 da Realteam Racing, pilotado por Esteban García, Loïc Duval e Norman Nato; o #28 da equipe Jota, tripulado por Stoffel Vandoorne, Sean Gelael e Tom Blomqvist; o #21 da Dragonspeed, de Juan Pablo Montoya, Henrik Hedman e Ben Hanley; e o #29 do Team Nederland pilotado por Frits Van Eerd, Giedo van der Garde e Job van Uitert .

O outro hipercarro da Toyota, o GR010 Hybrid #8, de Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley, ocupou apenas a 10ª posição com melhor tempo em 2min04s947, tempo 0s864 mais lento que o LMP2 da United Autosports.

Pelas novo regulamento, os hipercarros foram concebidos para serem cerca de 5s mais lentos que os antigos LMP1. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o ACO (Automóvel Clube do Oeste), responsáveis pelo regulamento do WEC, também providenciaram mudanças para tornar os LMP2 mais lentos, tudo com o objetivo de manter os hipercarros como os modelos mais rápidos na pista. Mas a estratégia não funcionou, o que vem provocando chiadeira no paddock do circuito belga.

LEIA TAMBÉM
+ Com cinco brasileiros, WEC abre temporada de nova era com hipercarros em 6 Horas de Spa

WEC; MUNDIAL DE ENDURANCE; SPA-FRANCORCHAMPS; PRÓLOGO WEC; TOYOTA; HIPERCARRO; HYPERCAR;
A Toyota foi superada pelos LMP2 no prólogo do WEC em Spa (Foto: Toyota)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em entrevista veiculada pela revista britânica Autosport, Pascal Vasselon, chefe da Toyota, deixou clara a sua insatisfação. “O objetivo é ter o hipercarro como a categoria mais rápida, isso é claro: até onde eu sei, isso não está em questão. Claramente, não era o objetivo ter o LMP2 rodando mais rápido que os hipercarros. Estou tentando dizer que houve uma vontade clara de corrigir isso. A única coisa é que a regra deve ser revista”, pediu o dirigente.

Entre os brasileiros que disputam a etapa deste fim de semana em Spa, Daniel Serra, que divide a pilotagem da Ferrari 488 GTE Evo da equipe italiana AF Corse com o espanhol Miguel Molina, foi 21º na classificação geral e quinto colocado na classe GTEPro, que teve a liderança da Porsche, com direito a dobradinha. Kévin Estre e Neel Jani lideraram a sessão na classe com 2min13s466 como melhor tempo a bordo do carro #91. O 1-2 da marca de Stuttgart foi completado pelo #92, pilotado por Richard Lietz e Gianmaria Bruni.

Na classe LMGTE-Am, Augusto Farfus e Marcos Gomes, que dividem a pilotagem do Aston Martin Vantage da equipe NorthWest com o canadense Paul Dalla Lana, fecharam em quinto lugar na classificação da classe, com o trio ficando em 27º no geral. A liderança ficou com o Porsche #56 do Team Project 1, que conta com Egidio Perfetti, Matteo Cairoli e Riccardo Pera.

Felipe Fraga, que também vai disputar a temporada completa do WEC na classe LMGTE-Am ao lado do norte-americano Ben Keating e do luxemburguês de ascendência portuguesa Dylan Pereira, pilota o Aston Martin da equipe TF-Sport. Neste primeiro treino, o trio registrou o oitavo melhor tempo na classe.

Os carros vão para a pista novamente nesta sexta-feira, que traz a perspectiva de ser um dia bastante intenso em Spa-Francorchamps. Pela manhã, acontecem mais dois treinos livres, enquanto a classificação, de 20 minutos para os protótipos e outros 20 para os GTs, começa às 13h20 (de Brasília). A primeira etapa da temporada 2021 do Mundial de Endurance tem largada prevista para 8h30 de sábado, com transmissão ao vivo pelo ESPN App.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.