Endurance
16/03/2014 05:50

Ganassi vence primeira edição das 12 Horas de Sebring na era da United SportsCar. Fittipaldi é terceiro

Scott Pruett, Memo Rojas e Marino Franchitti pilotaram o protótipo vencedor da Ganassi nas 12 Horas de Sebring de 2014. Vitória da classe GT ficou com a Porsche e os pilotos Jörg Bergmeister, Patrick Long e Michael Christensen
Warm Up / Redação GP, de São Paulo
 (Foto: José Mário Dias)

A primeira edição das 12 Horas de Sebring dentro da nova United SportsCar teve um final extremamente disputado entre protótipos das equipes Ganassi e Extreme Speed. Quem levou a melhor foi o trio Scott Pruett, Memo Rojas e Marino Franchitti, do time de Chip Ganassi, por uma margem de apenas 4s682.

A batalha foi intensa nos 20 minutos finais e só foi definida a duas voltas do fim, quando Ryan Dalziel, que perseguia Franchitti, encontrou tráfego e não conseguiu mais se aproximar do compatriota. Caminho livre para o escocês levar seu Ford EcoBoost DP para o ‘Victory Lane’ em Sebring.
Pruett, Rojas e Franchitti comemoram vitória em Sebring (Foto: Imsa)
Terminou na terceira posição o trio que largou na pole-position, formado pelo brasileiro Christian Fittipaldi, João Barbosa e Sébastien Bourdais.

Tony Kanaan chegou a andar no top-5 no outro protótipo da Ganassi, mas terminou em sexto. O baiano foi acompanhado por Scott Dixon e Sage Karam na prova.

Outro brasileiro que competiu com protótipos, Oswaldo Negri Jr. foi o nono colocado junto de John Pew e Justin Wilson.

Uma briga intensa também marcou a classe PC, com o Bruno Junqueira acabando derrotado por míseros dois segundos pelo trio Colin Braun/Jon Bennett/James Gue.

Jörg Bergmeister, Patrick Long e Michael Christensen fizeram as honras da GTLM carregando o brasão da Porsche.

Dois acidentes que envolveram erros grosseiros de pilotos marcaram essa edição das 12 Horas de Sebring. Primeiro, Mateo Malucelli rodou no fim da reta dos boxes e retornou toscamente para o traçado quando um pelotão de carros se aproximava.

Mais tarde, Gaston Kearby rodou na saída de uma curva cega. Num ato de extrema imprudência, girou seu carro na pista sem ver que três adversários se aproximavam. Alex Tagliani não conseguiu desviar e acertou em cheio o PC de Kearby, acabando com a prova de ambos.

A próxima etapa da United SportsCar acontece em 12 de abril no circuito de rua de Long Beach, na Califórnia.