Jarvis supera Montoya e crava pole para Daytona 24H. Nasr e Derani saem em 4º

O treino de classificação para as 24 Horas de Daytona terminou com uma batida de Ricky Taylor, no Penske #7 que também conta com Helio Castroneves. Oliver Jarvis liderava no momento e, como não houve mais treino, larga na pole. Apesar de Felipe Nasr e Pipo Derani largarem na quarta posição, treino foi ingrato para brasileiros

O treino de classificação para as 24 Horas de Daytona, realizado entre o final da tarde e o começo da noite desta quinta-feira (23) terminou alguns minutos antes do que devia. Uma bandeira vermelha causada por Ricky Taylor, que bateu de frente na barreira de pneus com o Acura #7 da Penske. Depois disso, o relógio correu até o fim sem atividades de pista. A pole-position ficou com Oliver Jarvis (que forma trio com Tristan Nunez e Olivier Pla) no Mazda #77. No geral, os brasileiros inscritos na prova já sabem que não terão vida fácil na corrida. 
 
Juan Pablo Montoya (Dane Cameron e Simon Pagenaud) conseguiu fechar na segunda colocação, 0s4 atrás do pole com o Penske #6. O terceiro posto ficou para Jonathan Bomarito (Harry Ticknell e Ryan Hunter Reay) no #55 da Mazda. 
O #77 de Jarvis (Foto: Twitter/Mazda)
Único brasileiro a classificar o carro no treino do sábado, Felipe Nasr (Pipo Derani, Mike Conway e Filipe Albuquerque) colocou o #31 da Whelen na quarta colocação, seguido por Ryan Briscoe (Renger van der Zende, Scott Dixon e Kamui Kobayashi) no Cadillac #10 em quinto e Tristan Vautier, no quarteto que ainda conta com Matheus Leist (além de Juan Piedrahita e Chris Miller) no #85 da JDC-Miller.
 
A despeito da batida, o Penske #7 ainda descolou um sétimo posto. É importante lembrar que o conjunto conta, além de Taylor, com Helio Castroneves e Alexander Rossi. João Barbosa (Sébastien Bourdais e Loïc Duval), no Mustang #5, fechou o grid de largada da classe DPI.
O #52 de Keating (Foto: Twitter/IMSA)
Classe LMP2
 
Ben Keating (Simon Trummer, Nick Boulle e Gabriel Aubry), que está guiando em duas classes neste fim de semana – e junto de Felipe Fraga na GTD -, anotou 1min37s446 e garantiu a ponta para o Oreca #52 da Mathiasen. 
 
Atrás da ameaça dupla que Keating nesta edição, o segundo posto ficou com o #81 de Henrik Hedman (Ben Hanley, Colin Braun e Harrison Newey) e da DragonSpeed. O terceiro posto é de John Farano (Ryan Dalziel, David Heinemeier Hansson e Nicolas Lapierre) no #8 da Tower by Starworks.
O #911 de Tandy (Foto: Twitter/Porsche)

Classe GTLM

 
Os carros GT mais velozes viram uma briga genuína pela pole-position. Embora dois conjuntos da Porsche tenha disputado a dianteira, os dois Corvette conseguiram terminar próximos e indicaram que o ritmo é suficiente para brigar. 
 
Nick Tandy (Matt Campbell e Fred Makowiecki) teve de esperar até o último momento para confirmar que sua #911 não seria ultrapassada pelo companheiro Laurens Vanthoor (Earl Bamber e Mathieu Jaminet) e a #912. O belga não melhorou a volta que crava logo antes e terminou realmente 0s049 mais lento. 
 
O terceiro lugar ficou com o Corvette #3 de Antonio García (Jordan Taylor e Nicky Catsburg). Embora não tenha conseguido colar na Porsche, ficou somente 0s3 atrás. O companheiro Tommy Milner (Oliver Gavin e Marcel Fässler) colou.
 
As duas BMW vieram atrás, enquanto a solitária Ferrari 488 #62, representada por Alessandro Pier Guidi, fechou com o pior tempo da classe, somente 1s4 atrás de Tandy. O #62, claro, conta ainda com Daniel Serra, além de James Calado e Davide Rigon.
O #9 de Robichon (Foto: Twitter/Porsche)
Classe GTD
 
A primeira classe a ir à pista no que era meio da tarde na Flórida, final no Brasil, terminou com uma interessante sequência de diferentes marcas. Nenhuma repetição nas primeiras sete colocações. Quem larga na frente é o quarteto representado por Zacharie Robichon (Dennis Olsen, Lars Kern e Patrick Pilet). 
 
O Porsche #9 da Pfaff cravou 1min45s237 para garantir a dianteira por quase 0s5. Atrás dele, em ordem, Ferrari, Acura, BMW, Lamborghini, Audi e Lexus. Daí para frente, sim, repetições. 
 
Jeff Westphal (Cooper MacNeil, Toni Vilander e Alessandro Balzan) pôs o #63 da Scuderia Corsa na segunda posição, enquanto Trent Hindman (Álvaro Parente, Misha Goikhberg e AJ Allmendinger) deixou o #57 da Heinricher em terceiro. 
 
O único brasileiro nesta classe, Felipe Fraga, não foi à pista na classificação e vai largar em posição bastante desfavorável: 22º, pior entre aqueles que participaram do treino com voltas rápidas. O responsável por marcar o tempo com o Mercedes #74 da Keating foi Gar Robinson, que, além de Fraga, ainda conta com Ben Keating e Lawson e Aschenbach.
 
O fim de semana em Daytona continua ainda nesta quinta-feira, com um treino livre noturno que começa às 21h15 (de Brasília). A sexta-feira conta com o último treino livre pela manhã. A largada para a edição 2020 das 24 Horas de Daytona está marcada para as 15h35 do sábado, dia 25.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.