Kobayashi comanda hipercarro da Toyota e larga na pole das 6h de Spa-Francorchamps

Toyota desbancou United Autosports e vai colocar os dois hipercarros nas duas primeiras posições do grid de largada das 6h de Spa-Francorchamps. Felipe Fraga vai largar na ponta na categoria GTE Am, seguido pela Aston Martin de Marcos Gomes e Augusto Farfus

Batida de Christian Ried na classificação das 6h de Spa (Vídeo: WEC)

Depois de uma semana bastante controversa, a Toyota vai largar na pole das 6h de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Na classificação realizada nesta sexta-feira (30), o japonês Kamui Kobayashi levou o hipercarro GR010 ao primeiro posto com o tempo de 2min00s747. Ele dividirá o carro na prova com Mike Conway e Jose Maria López. O trio entra na temporada 2021 como detentores do título do WEC.

O tempo foi 0s519 mais rápido que o outro hipercarro da Toyota, guiado por Kazuki Nakajima e que também terá Sébastien Buemi e Brendon Hartley. O resultado dos japoneses desbanca a United Autosports, que mesmo com carro da classe LMP2, tinha anotado os tempos mais rápidos do prólogo e da sexta-feira.

A disputa entre o hipercarro e a LMP2 foi o grande assunto da semana de abertura do Mundial de Endurance. Com o protótipo da United Autosports liderando o prólogo, a Toyota protestou e deixou clara a insatisfação por ver o carro da categoria mais rápida atrás de um LMP2. O WEC bateu o pé, afirmando que não faria mudanças para deixar a LMP2 mais lenta.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Kobayashi colocou hipercarro na pole-position (Foto: Toyota Gazoo Racing)

Mesmo sem bater a Toyota, a United, que teve Filipe Albuquerque a bordo na classificação, vai largar no terceiro posto, à frente até da Alpine A480-Gibson, que demorou para ir para a pista com o francês Nicolas Lapierre. O brasileiro André Negrão é um dos pilotos da esquadra francesa, que largará em quarto no geral.

Na classe GTE Pro, o brasileiro Daniel Serra, que guia Ferrari da AF Corse, vai largar na segunda posição. Dividindo o carro com o espanhol Miguel Molina, eles perderam a pole para a incrível volta de Kevin Estre e Neel Jani, da Porsche, que foram 1s132 mais rápidos.

Já na GTE Am, os brasileiros largam em posição de destaque. Felipe Fraga viu o companheiro de carro Ben Keating colocar a Aston Martin da TF Sport na pole-position. Augusto Farfus e Marcos Gomes acompanharam o canadense Paul Dalla Lana levando o carro ao segundo posto. A classificação chegou a ser interrompida pelo forte acidente de Christian Ried.

A largada das 6h de Spa-Francorchamps, a primeira etapa da temporada 2021 do Mundial de Endurance, está prevista para 8h30 deste sábado (1), com transmissão ao vivo pelo ESPN App.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.