Kobayashi comanda hipercarro da Toyota e larga na pole das 6h de Spa-Francorchamps

Toyota desbancou United Autosports e vai colocar os dois hipercarros nas duas primeiras posições do grid de largada das 6h de Spa-Francorchamps. Felipe Fraga vai largar na ponta na categoria GTE Am, seguido pela Aston Martin de Marcos Gomes e Augusto Farfus

Batida de Christian Ried na classificação das 6h de Spa (Vídeo: WEC)

Depois de uma semana bastante controversa, a Toyota vai largar na pole das 6h de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Na classificação realizada nesta sexta-feira (30), o japonês Kamui Kobayashi levou o hipercarro GR010 ao primeiro posto com o tempo de 2min00s747. Ele dividirá o carro na prova com Mike Conway e Jose Maria López. O trio entra na temporada 2021 como detentores do título do WEC.

O tempo foi 0s519 mais rápido que o outro hipercarro da Toyota, guiado por Kazuki Nakajima e que também terá Sébastien Buemi e Brendon Hartley. O resultado dos japoneses desbanca a United Autosports, que mesmo com carro da classe LMP2, tinha anotado os tempos mais rápidos do prólogo e da sexta-feira.

A disputa entre o hipercarro e a LMP2 foi o grande assunto da semana de abertura do Mundial de Endurance. Com o protótipo da United Autosports liderando o prólogo, a Toyota protestou e deixou clara a insatisfação por ver o carro da categoria mais rápida atrás de um LMP2. O WEC bateu o pé, afirmando que não faria mudanças para deixar a LMP2 mais lenta.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Kobayashi colocou hipercarro na pole-position (Foto: Toyota Gazoo Racing)

Mesmo sem bater a Toyota, a United, que teve Filipe Albuquerque a bordo na classificação, vai largar no terceiro posto, à frente até da Alpine A480-Gibson, que demorou para ir para a pista com o francês Nicolas Lapierre. O brasileiro André Negrão é um dos pilotos da esquadra francesa, que largará em quarto no geral.

Na classe GTE Pro, o brasileiro Daniel Serra, que guia Ferrari da AF Corse, vai largar na segunda posição. Dividindo o carro com o espanhol Miguel Molina, eles perderam a pole para a incrível volta de Kevin Estre e Neel Jani, da Porsche, que foram 1s132 mais rápidos.

Já na GTE Am, os brasileiros largam em posição de destaque. Felipe Fraga viu o companheiro de carro Ben Keating colocar a Aston Martin da TF Sport na pole-position. Augusto Farfus e Marcos Gomes acompanharam o canadense Paul Dalla Lana levando o carro ao segundo posto. A classificação chegou a ser interrompida pelo forte acidente de Christian Ried.

A largada das 6h de Spa-Francorchamps, a primeira etapa da temporada 2021 do Mundial de Endurance, está prevista para 8h30 deste sábado (1), com transmissão ao vivo pelo ESPN App.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube