Kobayashi disputa temporada 2013 do WEC pela AF Corse: “É uma honra entrar para a família Ferrari”

O acerto coloca Kamui Kobayashi na história da Ferrari como o primeiro asiático contratado pela escuderia de Maranello

Kamui Kobayashi é o mais novo piloto da Ferrari. Primeiro asiático contratado pela fábrica italiana, o japonês vai disputar a temporada 2013 do Mundial de Endurance pela equipe AF Corse. A estreia já tem data marcada: 14 de abril, nas 6 Horas de Silverstone, na categoria GTE Pro.

Ainda não é certo, porém, o nome do companheiro de equipe de Kobayashi. Na lista de inscritos para a abertura do campeonato divulgada na última sexta-feira pela FIA, a AF Corse tem apenas dois pilotos confirmados: Gianmaria Bruni, no carro #51, e Olivier Beretta, no #71. A tendência é que o quarto piloto do time de Amato Ferrari seja Giancarlo Fisichella, que ajudou a Ferrari a conquistar o título da GTE Pro no ano passado. Esse anúncio será feito no fim do mês, nos treinos que acontecerão em Paul Ricard, na França.

Kobayashi e Domenicali anunciam acordo para o Mundial de Endurance (Foto: Facebook)

O anúncio foi feito pelo Facebook da Academia de Pilotos da Ferrari, junto de uma foto de Kobayashi com Stefano Domenicali, chefe do time de F1. “Estou satisfeito por anunciar hoje a minha nova função”, declarou o nipônico de 26 anos.

“É uma honra entrar para a família Ferrari. Será a primeira vez que vou competir em corridas de endurance com carros GT, não posso esperar pelo começo do trabalho com a AF Corse e eu realmente espero que possa brigar pelo título, junto de meus companheiros”, disse Kamui.

“Vou trabalhar duro e dar o meu máximo nesse novo capítulo da minha carreira, sabendo que posso contar com o apoio dos meus fãs. Gostaria de agradecer à Ferrari por essa oportunidade e, finalmente, dedicar essa nova aventura a todos no Japão, que, neste dia, vive o segundo aniversário do devastador terremoto que atingiu nosso país”, finalizou.

Há um mês, Kobayashi havia testado a Ferrari F458 em Aragão, na Espanha. Na ocasião, outros pilotos foram avaliados pela AF Corse: Karun Chandhok, Luca Filippi, Davide Rigón e Brandon Maisano.

Na F1, Kobayashi estreou no GP do Brasil de 2009, substituindo o lesionado Timo Glock. Desde então, disputou duas corridas pela Toyota e 58 pela Sauber, somando um total de 125 pontos e conquistando um troféu de terceiro lugar, no GP do Japão de 2012.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube