Endurance

Kobayashi mantém Toyota #7 na ponta e Alonso é 2º em Le Mans. Serra e Fraga chegam a liderar

A Toyota promoveu sua primeira troca de pilotos. Kamui Kobayashi assumiu o #7 no lugar de Mike Conway, com Fernando Alonso substituindo Sébastien Buemi. Destaque para os brasileiros que estreiam em La Sarthe, Felipe Fraga chegou a assumir a liderança na classe LMGTE-AM, seguido por Rodrigo Baptista. E Daniel Serra também chegou a andar na frente na LMGTE-PRO

Grande Prêmio / FERNANDO SILVA, de Sumaré
A Toyota continua na frente das 24 Horas de Le Mans com seus dois carros. Depois de quatro de prova, o domínio dos TS050 Hybrid segue inabalável com o cair da tarde deste sábado (15) em La Sarthe. Com a primeira troca de pilotos da equipe, Kamui Kobayashi manteve o #7 na frente, com Fernando Alonso abrindo seu primeiro stint com o #8. O espanhol teve de fazer uma parada extra para fazer a troca do bico do seu LMP1. Nada que resultasse na perda da segunda colocação, mais que suficiente para que Fernando, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima confirmem o título do Mundial de Endurance.
 
Ainda na LMP1, Nathanaël Berthon lidera entre os protótipos não-híbridos e é o terceiro na classe com o Rebellion #3, à frente de Stoffel Vandoorne, que corre pela primeira vez em Le Mans e estreia com a SMP Racing.
O Toyota #7 segue na frente nas 24 Horas de Le Mans (Foto: Toyota)
A LMP2 viu uma batalha das mais acirradas pela liderança entre Pierre Thiriet, companheiro de equipe de André Negrão na Signatech Alpine, e Job Van Uitert, jovem de apenas 20 anos da G-Drive. No fim das contas, melhor para o holandês, que colocou o Oreca 07 #26 na frente, deixando a tripulação do brasileiro em segundo. Jesse Krohn, que é um dos pilotos da equipe de Augusto Farfus na BMW, estava em 12º na categoria, enquanto Jules Gounon, companheiro de Pipo Derani na Risi Competizione, aparecia em 15º na LMGTE-PRO.
 
Os brasileiros fazem bonito em Le Mans. Daniel Serra chegou a liderar na classe LMGTE-PRO logo que iniciou seu stint e terminou a quarta hora em terceiro, atrás do Corvette de Mike Rockenfeller e do Porsche de Earl Bamber. E na LMGTE-AM, os estreantes Felipe Fraga e Rodrigo Baptista chegaram a fazer dobradinha. Depois de mais um pit-stop, Fraga seguiu na pista e estava em segundo, só atrás de Julian Andlauer, com Wei Lu, companheiro de equipe de Baptista, em terceiro.

Saiba como foi a corrida em Le Mans após quatro horas
 
A Toyota segue dando as cartas na luta pela vitória na divisão principal e na classificação geral das 24 Horas de Le Mans. O TS050 Hybrid #7 continua na frente, com o #8 em seguida. De diferente, mesmo, a troca de pilotos. Depois de duas horas e meia de corrida, Kamui Kobayashi assumiu o volante do #7 no lugar de Mike Conway, enquanto Fernando Alonso substituiu Sébastien Buemi.
 
Antes de entregar o LMP1 da Rebellion ao seu companheiro de equipe, Andre Lotterer, Bruno Senna enfrentou mais um problema e chegou a rodar. Contudo, o incidente não gerou bandeira amarela em todo o circuito.
Fraga assumiu a liderança na classe LMGTE-AM (Foto: Wynns Racing)
Stoffel Vandoorne, que assumiu o cockpit do LMP1 #11 da SMP Racing no lugar de Vitaly Petrov, aparecia como o mais rápido na pista no início do seu stint. Na sequência, o belga, que debuta em Le Mans, conseguiu andar no mesmo ritmo dos dois LMP1 híbridos da Toyota. O terceiro lugar na classe era do #3 da Rebellion, guiado por Nathanaël Berthon.
 
Na LMP2, Nicolas Lapierre manteve a Signatech Alpine #36 na liderança durante a maior parte do tempo. Pouco antes de fazer a parada para encerrar seu turno, o francês acabou sendo ultrapassado pelo jovem holandês Job Van Uitert, da G-Drive. Mas depois da parada nos boxes, Pierre Thiriet assumiu a pilotagem do LMP2 da equipe francesa, ganhou a posição de Van Uitert e retomou a ponta para a tripulação que conta também com André Negrão.

Perto do fim da quarta hora, Van Uitert forçou o ritmo e mostrou a grande performance do Oreca 07 Gibson da G-Drive e fez a ultrapassagem sobre Thiriet para retomar a liderança na LMP2.



No fim da quarta hora, Henning Enqvist cometeu um erro e ficou com seu LMP2 da equipe ARC Bratislava atravessado na pista, proporcionando uma situação perigosa. Por sorte, ninguém chegou a acertar o carro do sueco.
 
Os carros da LMGTE-PRO seguem próximos, com a Corvette dando o tom com o veteraníssimo Jan Magnussen na ponta. James Calado — companheiro de equipe de Daniel Serra —, com a Ferrari 488 GTE EVO da AF Corse aparecia em segundo, cerca de 8s atrás, e Joey Hand, piloto da Ford GT/Ganassi, vinha em terceiro, com Patrick Pilet em quarto e Laurens Vanthoor em quinto, os dois últimos com Porsche. 
Rodrigo Baptista também brilha na sua estreia em Le Mans (Foto: Ferrari)
Scott Dixon, com o Ford GT #69, iniciou seu turno. O brasileiro Augusto Farfus fez um stint curto com a BMW M8 GTE antes de entregar o volante para o finlandês Jesse Krohn fechar as quatro horas de prova para a tripulação. A prova tinha outro brasileiro na pista, Pipo Derani, a bordo da Ferrari 488 da equipe ítalo-americana Risi Competizione, que aparecia em quinto na LMGTE-PRO.

Com a troca dos pilotos e a boa performance do carro da Ferrari, quem assumiu a ponta na classe foi Daniel Serra, que assumiu o volante da Ferrari #51 da AF Corse, deixando Mike Rockenfeller, da Corvette, e Earl Bamber, da Porsche, para trás. Em uma classe bastante disputada, a mais acirrada de toda a prova, o brasileiro acabou sendo ultrapassado pouco depois, mas ainda assim manteve um lugar no top-3.
 
Na classe LMGTE-AM, os estreantes em Le Mans Felipe Fraga e Bruno Baptista mostraram ótima performance durante seus respectivos turnos na pista. A ponto de o campeão mais jovem da Stock Car assumir a liderança com o Ford GT da Keating Motorsports depois de substituir Jeroen Bleekemolen. Baptista, o caçula dos sete brasileiros em ação em Le Mans em 2019, também brilhou no seu stint ao se colocar na segunda colocação com a Ferrari 488 da JMW Motorsport.

A dobradinha brasileira permaneceu até a ida para os boxes para mais um pit-stop. Assim, Julian Andlauer, com um Porsche 911 RSR da Dempsey-Proton, retomou a liderança na classe.

Mundial de Endurance 2018/19, 24 Horas de Le Mans, classificação após quatro horas:

1 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
GBR
JAP
ARG
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
4:00:07.628 68 voltas  
 
 
2 8 SÉBASTIEN BUEMI
KAZUKI NAKAJIMA
FERNANDO ALONSO
SUI
JAP
ESP
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
+55.519    
 
 
3 3 NATHANAËL BERTHON
THOMAS LAURENT
GUSTAVO MENEZES
FRA
FRA
EUA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 - Gibson
+2:54.159    
 
 
4 11 VITALY PETROV
MIKHAIL ALESHIN
STOFFEL VANDOORNE
RUS
RUS
BEL
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+3:01.003    
 
 
5 17 STHÉPNAHE SARRAZIN
EGOR ORUDZHEV
SERGEY SIROTKIN
FRA
RUS
RUS
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+1 volta    
 
 
6 1 ANDRE LOTTERER
NEEL JANI
BRUNO SENNA
ALE
SUI
BRA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 - Gibson
+3 voltas    
 
 
7 26 ROMAN RUSINOV
JOB VAN UITERT
JEAN-ÉRIC VERGNE
RUS
BEL
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 - Gibson
+3 voltas    
 
 
8 36 NICOLAS LAPIERRE
ANDRÉ NEGRÃO
PIERRE THIRIET
FRA
BRA
FRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
ALPINE 470 - Gibson
+3 voltas    
 
 
9 38 HO-PIN TUNG
STÉPHANE RICHELMI
GABRIEL AUBRY
CHN
MCO
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 - Gibson
+3 voltas    
 
 
10 31 ROBERTO GONZÁLEZ
PASTOR MALDONADO
ANTHONY DAVIDSON
MEX
VEN
ING
P2 DRAGONSPEED
ORECA 07 - Gibson
+3 voltas    
 
 
11 37 DAVID HEINEMEIER HANSSON
JORDAN KING
RICKY TAYLOR
DIN
ING
EUA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 - Gibson
+3 voltas    
 
 
12 4 OLIVER WEBB
PAOLO RUBERTI
TOM DILLMANN
GBR
ITA
FRA
P1 BY KOLLES RACING TEAM
ENSO CLM P1/01 - Nismo
+4 voltas    
 
 
13 22 PHILIP HANSON
FILIPE ALBUQUERQUE
PAUL DI RESTA
GBR
POR
GBR
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 - Gibson
+4 voltas    
 
 
14 28 FRANÇOIS PERRODO
MATTHIEU VAXIVIÈRE
LOÏC DUVAL
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
ORECA 07 - Gibson
+4 voltas    
 
 
15 48 PAUL LAFARGUE
PAUL LOUP CHATIN
MEMO ROJAS
FRA
FRA
MEX
P2 IDEC SPORT
ORECA 07 - Gibson
+4 voltas    
 
 
16 39 VINCENT CAPILLAIRE
JONATHAN HIRSCHI
TRISTAN GOMMENDY
FRA
SUI
FRA
P2 GRAFF-SO24
ORECA 07 - Gibson
+4 voltas    
 
 
17 23 RENÉ BINDER
JULIEN CANAL
WILL STEVENS
AUT
FRA
GBR
P2 PANIS BARTHEZ COMPÉTITION
LIGIER JSP217 - Gibson
+4 voltas    
 
 
18 32 ALEX BRUNDLE
RYAN CULLEN
WILL OWEN
ING
IRL
EUA
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 - Gibson
+4 voltas    
 
 
19 20 DENNIS ANDERSEN
MATHIAS BECHE
ANDERS FJORDBACH
DIN
SUI
DIN
P2 HIGH CLASS RACING
ORECA 07 - Gibson
+4 voltas    
 
 
20 43 JOHN FARANO
ARJUN MAINI
NORMAN NATO
CAN
IND
FRA
P2 RLR M-SPORT/TOWER EVENTS
ORECA 07 - Gibson
+4 voltas    
 
 
21 25 JOHN FALB
ANDREA PIZZITOLA
DAVID ZOLLINGER
EUA
FRA
FRA
P2 ALGARVE PRO RACING
ORECA 07 - Gibson
+5 voltas    
 
 
22 47 ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
ANDREA BELICCHI
ITA
ITA
ITA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
LIGIER JSP217 - Gibson
+5 voltas    
 
 
23 29 FRITS VAN EERD
GIEDO VAN DER GARDE
NYCK DE VRIES
HOL
HOL
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
DALLARA P217 - Gibson
+5 voltas    
 
 
24 34 NIGEL MOORE
JAKUB SMIECHOWSKI
JAMES WINSLOW
ING
POL
ING
P2 INTER EUROPOL COMPETITION
LIGIER JSP217 - Gibson
+5 voltas    
 
 
25 50 ERWIN CREED
ROMANO RICCI
NICHOLAS BOULIE
FRA
FRA
EUA
P2 LARBRE COMPÉTITION
LIGIER JSP217 - Gibson
+5 voltas    
 
 
26 30 ROMAIN DUMAS
NICO JAMIN
PIERRE RAGUES
FRA
FRA
FRA
P2 DUQUEINE ENGINEERING
ORECA 07 - Gibson
+5 voltas    
 
 
27 49 HENNING ENQVIST
MIRO KONÔPKA
KONSTANTIN TERESCHENKO
SUE
ESL
RUS
P2 ARC BRATISLAVA
ORECA 07 - Gibson
+6 voltas    
 
 
28 10 HENRIK HEDMAN
BEN HANLEY
RENGER VAN DER ZANDE
SUE
GBR
HOL
P1
DRAGONSPEED
BR ENGINEERING BR1-Gibson
+8 voltas    
 
 
29 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
MIKE ROCKENFELLER
DIN
ESP
ALE
GTE-PRO CORVETTE RACING - GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+8 voltas    
 
 
30 93 PATRICK PILET
NICK TANDY
EARL BAMBER
FRA
GBR
NZL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+8 voltas    
 
 
31 51 ALESSANDRO PIER GUIDI
JAMES CALADO
DANIEL SERRA
ITA
GBR
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+8 voltas    
 
 
32 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KEVIN ESTRE
LAURENS VANTHOOR
DIN
FRA
BEL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+8 voltas    
 
 
33 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
SÉBASTIEN BOURDAIS
EUA
ALE
FRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+8 voltas    
 
 
34 71 DAVIDE RIGON
SAM BIRD
MIGUEL MOLINA
ITA
GBR
ESP
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+8 voltas    
 
 
35 69 RYAN BRISCOE
RICHARD WESTBROOK
SCOTT DIXON
AUS
GBR
NZL
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+8 voltas    
 
 
36 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
GBR
EUA
SUI
GTE-PRO CORVETTE RACING - GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+8 voltas    
 
 
37 91 RICHARD LIETZ
GIANMARIA BRUNI
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
AUT
ITA
FRA
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+8 voltas    
 
 
38 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+8 voltas    
 
 
39 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
JONATHAN BOMARITO
GBR
GBR
EUA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+8 voltas    
 
 
40 82 AUGUSTO FARFUS
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA
JESSE KROHN
BRA
POR
FIN
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+9 voltas    
 
 
41 94 MATHIEU JAMINET
SVEN MÜLLER
DENNIS OLSEN
FRA
ALE
NOR
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+9 voltas    
 
 
42 89 PIPO DERANI
JULES GOUNON
OLIVER JARVIS
BRA
FRA
ING
GTE-PRO RISI COMPETIZIONE
FERRARI 488 GTE EVO
+9 voltas    
 
 
43 95 MARCO SØRENSEN
NICKI THIIM
DARREN TURNER
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+9 voltas    
 
 
44 97 ALEX LYNN
MAXIME MARTIN
JONATHAM ADAM
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+9 voltas    
 
 
45 81 MARTIN TOMCZYK
NICKY CATSBURG
PHILIPP ENG
ALE
HOL
AUT
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+9 voltas    
 
 
46 77 MATT CAMPBELL
CHRISTIAN RIED
JULIEN ANDLAUER
AUS
ALE
FRA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+9 voltas    
 
 
47 85 JEROEN BLEEKEMOLEN
FELIPE FRAGA
BEN KEATING
HOL
BRA
EUA
GTE AM KEATING MOTORSPORTS
FORD GT
+9 voltas    
 
 
48 84 RODRIGO BAPTISTA
WEI LU
JEFF SEGAL
BRA
CAN
EUA
GTE AM JMW MOTORSPORT
FERRARI 488 GTE
+10 voltas    
 
 
49 62 COOPER MacNEIL
ROBERT SMITH
TONI VILANDER
ING
ING
FIN
GTE AM WEATHER TECH RACING
FERRARI 488 GTE
+10 voltas    
 
 
50 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
CHARLES EASTWOOD
TUR
GBR
GBR
GTE AM TF SPORT
ASTON MARTIN VANTAGE
+10 voltas    
 
 
51 56 JÖRG BERGMEISTER
PATRICK LINDSEY
EGIDIO PERFETTI
ALE
EUA
NOR
GTE AM TEAM PROJECT 1
PORSCHE 911 RSR
+10 voltas    
 
 
52 61 LUIS PÉREZ COMPANC
MATTHEW GRIFFIN
MATTEO CRESSONI
ARG
IRL
ITA
GTE AM CLEARWATER RACING
FERRARI 488 GTE
+10 voltas    
 
 
53 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACCI
GIANCARLO FISICHELLA
SUI
ITA
ITA
GTE AM SPIRIT OF RACE
FERRARI 488 GTE
+10 voltas    
 
 
54 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BENJAMIN BARKER
THOMAS PREINING
GBR
GBR
AUS
GTE AM GULF RACING
PORSCHE 911 RSR
+10 voltas    
 
 
55 78 VINCENT ABRIL
LOUIS PRETTE
PHILIPPE PRETTE
MON
MON
MON
GTE AM PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+10 voltas    
 
 
56 57 KEI COZZOLINO
TAKESHI KIMURA
CÔME LEDOGAR
JAP
JAP
FRA
GTE AM CAR GUY RACING
FERRARI 488 GTE
+11 voltas    
 
 
57 60 CLAUDIO SCHIAVONI
SERGIO PIANEZZOLA
ANDREA PICCINI
ITA
ITA
ITA
GTE AM KESSEL RACING
FERRARI 488 GTE
+11 voltas    
   
   
58 83 RAHEL FREY
MICHELLE GATTING
MANUELA GOSTNER
SUI
DIN
ITA
GTE AM KESSEL RACING
FERRARI 488 GTE
+11 voltas    
   
   
59 70 MOTOAKI ISHIKAWA
OLIVIER BERETTA
EDDIE CHEEVER III
JAP
MCO
ITA
GTE AM MR RACING
FERRARI 488 GTE
+11 voltas    
   
   
60 88 MATTEO CAIROLI
SATOSHI HOSHINO
GIORGIO RODA
ITA
JAP
ITA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+13 voltas    
   
   
61 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE AM ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE
+16 voltas    
   
   
 

Paddockast #22
O que torna uma corrida de qualquer categoria legal? E chata?




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